PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

terça-feira, 29 de junho de 2010

2010-06-19 Ponte Filipina 42km

Dia amanheceu com céu muito nublado e nevoeiro na Aldeia de Vale do Rio.
Às 08h30 fizemos à estrada até Figueiró dos Vinhos para tomar o pequeno almoço e, logo para "aperitivo" uma subida com quase 6km.
Subida feita e pequeno almoço tomado era hora de regressarmos às pedaladas em busca dos trilhos traçados através do google earth em direcção até à Ponte Filipina que fica entre Pedrógão Grande e Pedrógão Pequeno sobre o Rio Zêzere.Após uns minutos a rolar na EN237 entrámos num estradão em direcção das margens do Rio.Estradão este com uma longa descida e já se sabe que o que desce, a seguir aparece logo mais uma subida e, lá apareceu a subida, pois este caminho fez a ligação entre a EN237 e a EN1139, passando por Covais e Pereira até à Graça.Seguimos até Casal dos Ferreiros, onde saímos para estradão que ao fim de pouco tempo começámos a avistar um afluente do Rio Zêzere, mas como estávamos a "navegar" com percurso desenhado através do google earth começámos a deparar com algumas surpresas e neste caso uma autentica "parede", um grande corta fogo.Por este facto decidiu-se prolongar um pouco mais e acabou por ser o mais sensato, pois poucos km´s mais à frente reentrámos no percurso desenhado, em toda esta zona percorrida já nos proporcionava uma paisagem excelente subindo, subindo e subindo mais um pouco.Passada esta zona, entrámos em terrenos parecidos aos que habitualmente percorremos nas nossas voltas domingueiras, até encontrar-mos uma 2ª surpresa. Uma descida nada convidativa para se fazer em cima da bike, nem era possível efectuá-la dessa forma.Descida efectuada a pé, continuámos a percorrer os caminhos que iam serpenteando junto ao rio, dando-nos sempre uma dignificante e estimulante paisagem, mesmo com um sobe e desce constante, mas nada do outro mundo.Após uns km´s começamos a avistar a ponte do IC8, junto a Pedrógão Pequeno, mas para lá chegarmos ainda tínhamos que subir até ao Sobreiro seguindo até à EN350, em que nesta altura o calor e o desgaste começavam a manifestar-se de uma forma mais notória, mas mesmo assim efectuámos a subida da EN350 até Pedrógão Grande.Aqui chegados foi descer até à Capela de Nossa Srª dos Milagres para dar ligação ao caminho até à Ponte Filipina, ainda com uma paragem no miradouro sobre o Rio Zêzere, depois foi um descer contínuo até à Ponte.O descer até à Ponte já tinha ficado para trás, agora havia que subir e, que subida até Pedrógão Pequeno, para depois seguirmos até à Barragem do Cabril, onde estava programado terminar esta volta.

Foi uma volta muito agradável, com um percurso muito bonito, mas também um pouco dura, mas a satisfação de a ter efectuado supera a dureza que tenha havido.

Foi uma volta com 42km e um acumulado de 1300m

Participantes: (4) Paulo Alex San, Cajo San, Mimosa San e Rui San

2 comentários:

  1. Que volta mais bela ...e que saudades no ano passado andei por aí é LINDOOOO,

    aí sim temos uns acumulados já dignos de nome.......

    Boas Pedaladas

    Jorge NUnes

    ResponderEliminar
  2. Paisagens deslumbrantes, caminhos piturescos, acumulados 6 estrelas, adoro tudo isto mas... feito de 4 rodas...
    As fotos desta reportagem revelam que estivemos realmente num sitio lindo e ainda bem longe da mão humana...
    Jorge que tal uns treinos lá antes da tua Grande Aventura???

    Fiquem bem

    ResponderEliminar