PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

sábado, 3 de agosto de 2013

by night 2013 - 2013-07-27 - 40Km

Reportagem por Paulo Alex San

5 anos depois do que foi uma brincadeira de um grupo que ainda estava a aprender a andar de bike, os Papa Trilhos re-editam mais um by night. À semelhança dos anos anteriores, o passeio de BTT estava integrado no programa das festas de Fernão Ferro, com partida e chegada do recinto das festas.

O secretariado abriu ainda antes da hora programada, 18.30h, já com alguns participantes a solicitarem o seu dorsal e saco de ofertas. Antes do briefing do passeio, já todos os participantes haviam efectuado o check-in, o que revelou o sentido de responsabilidade dos participantes no cumprimentos dos horários e da rapidez do secretariado.

Com o carro a GNR a liderar o pelotão, às 19.30h deu-se inicio ao passeio. Os primeiros 3Km's percorreram algumas das principais ruas de Fernão Ferro, seguindo-se depois em direcção à Qta do Peru. Ainda com a luz do dia, fizemos 2 trilhos mais emblemáticos do percurso programado, o trilho dos fetos e o single track que desaguou na estrada da Arrábida, com passagem por algumas artérias da Aldeia da Piedade.

A entrada na Serra foi por um estradão novo, aberto recentemente para serviço dos bombeiros em caso de incêndio, que mais parecia um auto-estrada. Apesar de ser ciclável, sem grande dificuldade, tinha bastante pó, que com a passagem dos participantes, parecia que se levantava um nevoeiro. Foi também aqui que tivemos uma avaria mecânica - corrente partida, que originou uma pausa maior no entroncamento com o estradão dos Casais da Serra. Esta paragem acabou por permitir o cair da noite e a partir deste ponto, darmos uso aos emissões de fotões, dando sentido ao anuncio do passeio - by night.

Nos Casais da Serra, aguardava-nos um abastecimento - pão com chouriço, águas e fruta, e muito boa disposição. Poucos minutos antes das 22.00h, iniciámos o regresso pelo estradão dos Casais de Calhariz.

O ritmo estava bastante uniforme, sem grandes discrepâncias entre os participantes, o que fazia perspectivar a antecipação da hora de chegada ao recinto das festas. Depois de passarmos o portão de Calhariz, entrámos no estradão da Qta do Peru junto à Maçã, com alguma areia neste troço do percurso.

Na chegada a Fernão Ferro, lá estava a GNR à nossa espera, que foi abrindo caminho até às festas. Entre aplausos e muita curiosidade, rompemos por entre a população, dando por terminado mais um percurso do by night. Seguiu-se a ceia que mais uma vez foi assegurada pelo camião do pão com chouriço.

Já em periodo de rescaldo, foi enviado a todos os participantes um questionário de avaliação do evento, com os seguintes resultados:
(os valores apresentados é o calculo matemático do valor médio de todas as respostas de cada questão)
- Apresentação do passeio: 4,63
- Processo de inscrições: 4,84
- Satisfação na recepção dos participantes: 4,69
- Sinalização do local do secretariado/concentração: 4,53
- Organização do secretariado: 4,78
- Rapidez do secretariado: 4,84
- Staff: 4,84
- Saco de ofertas: 4,47
- Qualidade da t-shirt de oferta: 4,75
- Briefing do passeio: 4,50
- Desenrolar do passeio: 4,53
- Percurso do passeio: 4,47
- Dificuldade do passeio (1 = muito baixa; 2 = baixa; 3 = média; 4 = alta; 5 = muito alta): 2,97
- Acompanhamento dos guias: 4,59
- Qualidade do abastecimento: 4,63
- Chegada do passeio: 4,53
- Ceia - atendimento: 4,50
- Ceia - qualidade: 4,35
- Ceia - organização: 4,39
- Satisfação global: 4,69
(escala: 1 = muito mau; 2 = mau; 3 = satisfaz; 4 = bom; 5 = excelente)

Os Papa Trilhos agradecem a todos os que participaram nesta edição do by night.

Agradecimentos institucionais:
- Junta de Freguesia de Fernão Ferro
- Câmara Municipal do Seixal
- Instituto Conservação da Natureza e das Florestas

3 comentários:

  1. O que começou de uma brincadeira, está a tornar-se uma coisa séria , mas espero que tenha sido do agrado de todos, para isso foi feito um trabalho sério , obrigado a todos,até a próxima
    !!!!!

    ResponderEliminar
  2. Acompanhamento dos Guias 4,59 !!!! Mas afinal o que é isto !!! anda ali um a pessoa a tomar conta daquela multidão de pedalantes; a dar recomendações, a "reparar" raios partidos ; a remendar correntes partidas; a desviar as pessoas das falésias e sabe-se lá que mais sacrifícios tremendos enfrentámos para uma nota destas !!! Ingratos Pá !!! qualquer nota inferior a 5 é de uma ingratidão imensa !!!
    Tenho dito !

    Obrigado a todos pela boa participação.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Mais vale tarde que nunca!
    O vosso passeio já é um "must" na minha agenda e só se não puder é que não vou!
    Correu bem e estão todos de parabéns em relação à organização! A ceia vale mesmo a pena, aquelas bifanas...

    Bjs e bagaços!
    Luis

    ResponderEliminar