PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Papa Trilhos by night 2009 - 2009-07-18 - 32Km

O Papa Trilhos by night 2009 teve lugar no 1º dia de festas de Fernão Ferro. Foi a 2ª edição do nosso passeio de BTT nocturno, que este ano contou com a participação de 29 pedalantes.

Para esta edição estavam programados 32Km desde Fernão Ferro até a nossa Serra da Arrábida, e volta, com um acumulado aproximado de 600m. Na noite anterior foi efectuada a verificação do percurso. E estavam todas as condições reunidas para a invasão dos pirilampos pelos esses trilhos fora.

O staff chegou antes da hora marcada para preparar a entrega das pulseiras e dorsais (não deixámos nada ao acaso!). Eram 19.00h. A pouco e pouco começaram a aparecer os primeiros BTTistas. A agitação era grande. Entre o nervoso miudinho da organização, passando pelo grande nº de pessoas que já estavam na festa a assistir à garraiada. Os lugares para estacionamento eram escassos.

Depois de entregues os dorsais, fizemos um pequeno briefing para alguns apelos aos participantes. Desde algumas regras imprescindíveis a este tipo de passeios, até aos devidos cuidados identificados em alguns troços do percurso.

Os guias Papa Trilhos que faziam a honra deste passeio e estavam distribuídos entre os participantes. À frente tínhamos o Rikybike San e o Mário San. A meio, o To Ze San e o Ni San, controlavam o pelotão e cá trás, o Mimosa San e o Nelson San fechavam o grupo garantido que ninguém ficava para trás.

A GNR posicionou-se para nos acompanhar até entrarmos no 1º trilho e... deu-se o inicio. As nossas meninas do staff haviam providenciado uns foguetes de papelinhos vários para marcar o momento.

Fizemos as 1ªs pedaladas em direcção ao estradão da Qta do Peru. Estávamos dentro do horário programado e ainda era dia. Junto da Qta do Peru havia uma grande agitação dos bombeiros. Esta era uma das situações já previstas e que teríamos de ter alguma atenção. No dia anterior deflagrou um incêndio que propagou-se pelo mato dentro, passando junto à Qta do Peru e entrando na Apostiça. O movimento de bombeiros era grande, já que nesta noite o incêndio havia-se reacendido. Não havia qualquer perigo para o passeio, mas era notório o cheiro a fumo.

De vez em quando lá tínhamos de nos desviar para passarem alguns carros de bombeiros, mas sem qualquer tipo de problema.

Seguimos em direcção à Aldeia de Irmãos. No cruzamento tínhamos o nosso staff a auxiliar a passagem, por causa do transito da estrada nacional. O Mimosa que havia ficado um pouco para trás, chegou com o pneu traseiro vazio. Era o 2º furo em voltas consecutivas. Breve pausa para resolver a questão e seguimos viagem. O Rui San que teve de fazer parte do staff devido a um problema no joelho (de acordo com a informação por ele fornecida, embora os comentários fossem outros...), ainda deu uma mãozinha.

Depois da Aldeia de Irmãos, chegámos à estrada de Azeitão onde mais uma vez o nosso staff estava a controlar o transito para a nossa passagem.

Entrámos na Arrábida pela subida dos picheleiros seguindo-se uma longa descida até ao Parque de Campismo. O Mimosa San, mais um vez queixou-se da sua bike - novo furo! Analisado o problema mais ao pormenor por mão de obra especializada e... não era 1, nem 2, nem 3... mas 5 picos espetados no pneu. Assim não havia câmara de ar que resistisse!

As pedaladas continuaram e a noite já se tinha instalado. A chegada aos Casais da Serra já cheirava a abastecimento. Parámos no inicio do estradão das pedreiras onde tínhamos montado o arraial. Entre alguma confusão íamos sendo brindados com uns sacos térmicos (cortesia do Mimosa) com um sumo, um pacote de leite e uma garrafa de água. À parte ainda saboreámos uns belíssimos pãozinhos com chouriço.

Já de estômago aconchegado, seguimos viagem atravessando a Aldeia da Piedade. Ainda nos aproveitámos do chafariz local. A nossa passagem não passou despercebida e alguns locais vieram cá fora ver o que ali se passava. Passámos depois junto à Qta de Catralvos e regressámos pelo mesmo estradão da ida junto à Qta do Peru. À chegada à estrada nacional junto a Fernão Ferro, já estava a GNR à nossa espera. Foi ao som das sirenes que entrámos em Fernão Ferro até ao Parque das Lagoas em plenas festas populares. A curiosidade tomou conta de quem ali estava e nós, invadimos a entrada da festa.

A ceia esperava-nos e depois de arrumarmos as nossas bikes, fomos-nos sentando junto ao estendal do pão com chouriço. Estava tudo à nossa disposição, desde bifanas, salsichas, pão com chouriço, e outras iguarias. Tudo à completa descrição, incluindo bebidas. Enfim, tudo coisas que o pessoal não gosta...

Ainda antes do final da noite foram distribuídas as lembranças do passeio. Um saco Papa Trilho com uma t-shirt alusiva ao evento, canetas, galhardete da freguesia, entre outras coisas. Apenas uma recordação simbólica do passeio.

A Superbikes pela mão do Paulo Godinho, que também participou no passeio, aproveitou o ambiente de festa para ofertar aos Papa Trilhos uma caixa com vários produtos de nutrição desportiva, fruto da relação entre os Papa Trilhos e a loja Superbikes. Aqui fica o registo do momento para mais tarde recordar.

Foi um passeio embrulhado em ambiente de festa e convívio, muito agradável! Podemos também desfrutar de sensações únicas características de pedalar à noite onde a progressão apenas iluminada com os fotões das nossas lanternas desmitifica os trilhos no horizonte nocturno da nossa Serra. De salutar o espírito com que os participantes encararam o passeio, proporcionando momentos inesqueciveis - desde conversas a piadas momentâneas, situações caricatas, a quedas não programadas...

As palavras seguintes são de agradecimento a todos cujo empenho, trabalho e disponibilidade permitiu a realização deste passeio. Uma nota especial ao nosso staff que contribuiu para passagem em segurança nos vários pontos de transito e toda a logística necessária ao passeio. Os parabéns às meninas, pois sem elas não teria sido possível concretizar mais uma etapa deste projecto.

Ainda de referir os apoios da Lactogal e da Junta de Freguesia de Fernão Ferro.

Foram 32Km com 567m de acumulado de subidas. Ver estatísticas.



Ver mapa maior

Esperamos encontrar-vos num qualquer trilho perto de si... Até já!

10 comentários:

  1. Papa Trilhos By Night
    O que dizer sobre este evento?
    Excelente! !!! É a palavra que mais me ocorre.
    Entre adrenalina, ansiedade e curiosidade, tudo correu bem.
    Quero aqui agradecer à organização pelo empenho e dedicação que mostram ao longo da preparação desde passeio. (aliás não esperava outra coisa deste nosso pessoal)
    Às meninas do Staff pela dedicação em tempo real que afincadamente dedicaram aos nossos pedalantes.
    Aos familiares que nos apoiaram e às nossas crianças (pequeninos e grandinhos) que são a voz dos Papa Trilhos.
    Obrigada pessoal por serem como são …
    P.S. Obrigado Paulo Alex por seres o grande impulsionador deste evento.


    Marlene San

    ResponderEliminar
  2. Desta vez não gaguejei "Papa Trilhos By Night" tudo estáva preparado, pelo que tudo correu muito bem.
    Só posso dizer que somos um grande grupo e que o espirito de amizade, alegria, boa disposicão possa vigorar neste grupo, pois as coisa boas da vida passam também por estes bons momentos.
    Agradeço a todos que colaboraram neste evento,os que ofereceram lembranças,os que participaram, ... e especialmente ao Paulo Alex, pois sem ele não seria possivel este fantástico passeio nocturno, é assim que descrevo o 2ºpasseio "Papa Trilhos By Night" Fanntástico
    Helena San

    ResponderEliminar
  3. Que dizer do By Night 2009? Fantástico
    Desta vez falo pelo outro lado, de quem colabora para os restantes pedalarem.
    Palavras para descrever o trabalho das meninas excepcional , de grande entrega, de grande voluntarismo, de grande animo e força.
    Uma palavra final para o grande mentor do By Night, Paulo Alex San, pelo excelente trablho e dedicação, muito obrigado.
    Abraços e Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Há mulher do autocarro,( grande Isabel) que sem ela não havia pão com chouriçoe também transporte para as bicicletas, o muito obrigado, pois foi incansável.
    Helena San

    ResponderEliminar
  5. Não existem melhores momentos passados que estes.
    Uma noite fabolosa, com tudo à mistura; Boa comidinha, pessoal animado, uma organização tremenda, sempre presente com grande alegria e dedicação, e mais importante ainda, é fazermos o que gostamos, com quem gostamos. A todos mesmo todos um muito obrigado. Ao "xandre" como já ouvi algumas vezes, um grande obrigado e Parabéns, foi mesmo muito bom conhecer a serra no momento em que os bichinhos dormem.

    Ps.- Pessoal curti bué mesmo!!!

    ResponderEliminar
  6. Estamos de parabéns. Mais um evento superado, com uma condicionante, é que este foi organizado por nós. Desde o planeamento à execução, das variadíssimas tarefas, todos, sim todos, sem excepção, cumpriram na íntegra, a espinhadíssima missão que lhes estava destinada. De mim pedalante, também uma palavra de grande afecto e apreço para o STAFF e todos os que de alguma forma ou de outra ajudaram, nem que só com o seu grito, apoiaram este pequeno grande grupo que são os Papa Trilhos. Um obrigado também
    às pessoas que contribuiram para aumentar as ofertas nos sacos que entregámos no final, assim como à Superbikes, pelo caixote cheio de coisas boas que nos presentiou.
    Obrigado e até ao próximo By night, se quisermos que ele aconteça, porque Querer é Poder.

    ResponderEliminar
  7. 18 de Julho,uma data a recordar, o By Night 2009, foi um sucesso e claro espectacular. Adorei fazer parte do STAFF.Foi uma experiência muito agradável.
    Queria aqui deixar o meu grande agradecimento ao meu pai, que se disponibilizou para nos acompanhar no By Night, para ti pai, um GRANDE beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Que mais dizer deste magnifico by night... Agradecer a todo o STAFF o expectacular trabalho desenvolvido antes durante e depois do passeio, agradecer ao PAULO ALEX SAN, pois sem ele isto não era possível e por fim agradecer a todos os participantes pela magnifica jornada de companheirismo, amizade e entreajuda, a repetir...
    OBRIGADO POR ME DEIXAREM FAZER PARTE DESTE MAGNIFICO GRUPO DE AMIGOS.
    Para as MENINAS UM BIKE BEIJO.
    Para os MENINOS UM BIKE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  9. Olá,

    18-07-2009, a data do nosso 2º By Night, não desfazendo o 1º, mas este esteve muito superior, uma organização a 200%, todos os pormenores bem pensados, o STAFF digno de um elogio superior a 5 estrelas, tomara alguns eventos em que participei ter um STAFF como este, o meu muito obrigado pelo carinho e alegria que me acolhiam em cada paragem.
    O meu muito obrigado ao incansável Paulo Alex San, pela sua dedicação, empenho e amizade, reconheço e mais uma vez agradeço o que o Paulo faz em prol do grupo “família San”.
    Não posso também deixar de pedir uma desculpa pública, por não ter levado o nosso equipamento, nem imaginam como eu estava.

    Um abrigado também ao Paulo que em representação da SuperBikes nos fez uma super oferta.

    Em suma um obrigado a todos e que não nos falte muitos momentos iguais a este.

    Beijos e Abraços

    ResponderEliminar
  10. 5 estrelas - simplesmente.
    foi com muito agrado que participei no meu 1º By night com uma organização espectacular dos meus grandes celompanheiros Papatrilhos.
    Parabens .

    ResponderEliminar