PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Papa Trilhos by night – 2008-07-26 – 34Km

Este foi o 1º nocturno organizado pelos Papa Trilhos. A ansiedade era grande, já que seria também a 1ª vez que alguns elementos iriam pedalar à noite. O local de encontro estava programado para o Parque das Lagoas. Havia bastante movimento já que estávamos no último fim de semana das festas de Fernão Ferro. Às 20.30h já estavam a chegar alguns Papa Trilhos. Os participantes inscritos eram 16, mas a última actualização já ía em 20. Conforme os participantes iam chegando, as meninas distribuíam os dorsais. Até parecia um passeio a sério! Os dorsais estavam excelentes. Impressos em papel fotográfico, e personalizados com a foto e nome de cada um. Cortesia do Rui San.

Tivemos ainda a participação do nosso pastor Ze San, que estava em retiro espiritual á quase 3 meses e que regressou ao activo com uma máquina nova – LaPierre Xcontrol 510. Outra estreia foi a bike do Nuno Lopes San – uma Berg XPro 9.


A saída estava programada para as 21.00h, mas saímos com cerca de 15min de atraso. Com as luzes ligadas, brancas e vermelhas, fizemos à estrada com a Arrábida como destino. À nossa saída, cruzamo-nos com bastantes pessoas que iam para a festa e que nos olhavam com curiosidade e alguns comentários – “olha tantos pirilampos...”.

Saímos de FF em direcção ao estradão da Quinta do Perú. Este estradão que já conheceu melhores dias, apresentava alguma areia solta, o dificultou que a progressão. Nesta altura a noite já havia tomado conta do céu. O vento quase nem se notava. Estava uma óptima noite para pedalar.

Ao chegarmos à estrada da Maçã, entrámos pelo portão da quinta que dá depois para o estradão da Arrábida. Junto ao portão, tínhamos a claque a puxar por todos os participantes. A Marlene San, Helena San, Mariana, Anita, Sandra, Leandro e Gonçalo estavam todos de vozes afinadas.

Entrámos no estradão da Arrábida e na descida estava um carro parado na berma (hummm...). Algo estranho, até porque era noite cerrada. Mas não... era o fotógrafo, colega do Rui San que nos aguardava para nos tirar algumas fotos!

Entrámos nos trilhos na Arrábida com a 1ª subida mais técnica, devido a algumas pedras soltas e regos das chuvas. À frente, conforme definido à partida, ia o Rui San a guiar o grupo e atrás o Paulo Alex San, para ter-se a certeza que ninguém ficava para trás. Íamos em contacto através de uns walkie-talkies, emprestados pelo Paulo da loja Superbikes (que também veio pedalar neste passeio).

Aqui o passeio ganhou outra magia. O pedalar no silêncio da noite em plena Serra da Arrábida trazia um despertar diferente dos nossos sentidos. Os “barulhos” e aromas nocturnos sobressaem e dão-nos uma perspectiva diferente do prazer de andar de bike.
Chegámos à cancela e aguardava-nos mais uma surpresa. Mais uma vez lá estavam as meninas à nossa espera com um abastecimento. Veio mesmo a calhar! Um saco com uma garrafa de água, uma banana e um snack, para cada um. Estivemos ali alguns minutos mas o vento era mais frio e rapidamente tivemos que nos fazer à estrada.

A partir daqui era por alcatrão até entramos novamente no estradão da Qta do Perú. Os carros de apoio iam atrás de nós e as luzes dos faróis eram uma grande ajuda.

A queda da noite aconteceu nesta estrada. Foi algo aparatosa. O Paulo da loja Superbikes deixou escapar o pé do pedal e foi conhecer o alcatrão. Sofreu alguns arranhões nos cromados (da pele!) e foi prontamente assistido pelos colegas, nomeadamente pela Nelly. Temos um registo em vídeo deste episódio cuja publicação poderá ser negociada (ehehe)

Prosseguimos com o nosso passeio e atravessámos novamente o estradão ao lado da Qta do Peru, dando depois entrada em FF.

A chegada foi emblemática, com muitas pessoas a assistir e a comentar esta iniciativa. Tivemos inclusive uma senhora que pediu para pararmos para que o filho pequeno que estava em casa pudesse vir cá fora ver os Papa Trilhos.

Tal como programado, o Ni San havia negociado com a rolote do pão com chouriço, um abastecimento final à descrição. E assim foi. As mesas já estavam reservadas e preparadas para nos receber. Foram pães com chouriço, salsichas, entremeadas, bifanas, caldo verde, bebidas... uma bela ceia! O preço era de 5€ por pessoa.
Durante a ceia, ainda houve tempo de mais uma surpresa. A Marlene San e a Helena San, que em muito contribuíram para este evento, entregaram medalhas de participação aos Papa Trilhos. Uma cerimónia simbólica, mas muito simpática.

O balanço do evento foi positivo. Houve sempre boa disposição. Foi uma experiência interessante e para voltar a repetir.

Agradece-se a todos os participantes (Papa Trilhos e Amigos) e espírito com que participaram no passeio. Um agradecimento também especial à Marlene e Helena que preparam a logística do evento e de acompanhamento ao passeio.

Foram 34Km com 538m de acumulado de subidas.

Algumas estatísticas do passeio:
- tempo total: 2.56.39
- tempo a andar: 2.29.46
- tempo de paragem: 0.25.47
- nº de paragens: 9
- média de andamento: 13.8Km/h
- distância subida/plano/descida: 9.37Km/15.95Km/9.12Km
- altura máxima/mínima: 220m/56m

Participantes (21): Paulo Alex San, Ze San, To Ze San, Nelson San, Paulo San, Rui San, CaJo San, Ni San, Luis Ferreira San, Nuno Lopes San, Marco San, Sergio San, Mario San, Carlos Prazeres San, Rikybike San, Flávio (sobrinho do Nelson), Nelly, Paulo (esposo da Nelly), Paulo (Superbikes), João Paulo (irmão do Paulo Superbikes), Rafael (sobrinho do Paulo Superbikes).


Ver mapa maior

9 comentários:

  1. Para meu primeiro passeio nocturno, foi espectacular.
    Sensação excelente ainda melhor pois a companhia era excelente. Aproveito para dar as boas vindas, ao ao Rafael Flávio (sobrinho do Nelson), Nelly, Paulo (esposo da Nelly), Paulo (Superbikes), João Paulo (irmão do Paulo Superbikes), Rafael (sobrinho do Paulo Superbikes), apareçam mais vezes e, de salutar a surpresa da noite que foi o regresso do Zé SAN, já fazia falta ao grupo.
    Não quero esquecer as meninas que sem elas o "Papa Trilhos by Night" não teria tido a qualidade que teve. Aproveito também para desejar as melhoras do Paulo das Superbikes, infelizmente para ele vítima de uma queda, e que para azar ainda maior dele, tá registada em imagens.
    Depois da noite de sabado, já apetece dizer, "que venha o próximo evento Papa Trilhos"
    Abraço
    Rui

    ResponderEliminar
  2. Depois deste 1º comentário do Rui San, acho que só me resta agradecer ao nosso pilar Paulo Alex San que depois desta exelente reportagem, consegue dar ainda mais brilho e entusiasmo a este fantástico evento Papa Trilhos by Night. E como o Tó Zé San diz :- Um Bike abraço. Zé San

    ResponderEliminar
  3. Excelente,
    Mais uma vêz um evento que não vamos esquecer tão depressa...
    Um agradecimento aos nossos elementos femininos que foram incasáveis em nos proporcionar um evento sem duvida espectacular.
    Parabens a todos.

    Um Abraço
    Carlos Prazeres

    ResponderEliminar
  4. Foi sem dúvida alguma um evento a todos os títulos extraordinário, um elenco FEMININO que nos apoiou no principio (distribuição dos dorsais) no meio (abastecimento, que ideia maravilhosa) e no fim (com uma mesa recheada e aquela lembrança linda)para todas um obrigado.Depois o aparecimento do nosso pastor (ZÉ SAN) que nos deixou muitos felizes por já estar quase a 100%. Também o ambiente e a camaradagem expectacular que se viveu entre todos os Papa Trilhos e Amigos que aderiram a este evento. Aproveito para felicitar todos os participantes e desejar a melhoras para o Paulo(Superbikes).UM BIKE ABRAÇO.

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Efectivamente foi um grande evento. Grande em tudo: participantes, amizade, camaradagem, surpresas, felicidade... Somente a queda do Paulo Superbikes é que era dispensável - as melhoras para ele!
    Saudações.

    ResponderEliminar
  6. Foi um evento espectacular,o proximo será melhor,meus sinceros parabens aqueles que organizaram,e aos que participaram nesta festa de amigos,amigas e juniores.As melhoras para o Paulo e não esqueça que á uma loja de malta amiga que afina pedais ali para lado das Paivas,acho que já foi todo dito nos comentários anteriores,BIKE ABRAÇO
    NI SAN

    ResponderEliminar
  7. Não existem palavras que descrevam o nosso evento de Sábado ou melhor até existem mas levava muito tempo a descrever.

    Penso que não estou a exagerar mas começamos a ser uma pequena grande família.

    Um muito obrigado a todos por estes momentos de nos dão felicidade.

    A todos os Papa Trilhos, um ABRAÇO.

    ResponderEliminar
  8. João Paulo Godinho e Rafael Godinho

    Quero primeiro agradecer em meu nome e do meu filho, a todos os Papatrilhos, sem exepção, desde os organizadores e intervenientes, femininos e masculinos, até aos que participaram neste espectacular e maravilhoso (e bem organizado) passeio nocturno pela nossa tão querida e sempre ímpar Serra da Arrábida.

    A forma como todos voçês nos receberam e como organizaram o apoio e incentivo comum, desde o início até às várias fases do percurso, é efectivamente de louvar, assim como a vossa organização (familiar) e o espírito de amizade e fomento ao convivío que incutem, o que infelizmente nos dias de hoje é bastante raro.

    O nosso muito obrigado, pela vossa iniciativa, pela vossa boa disposição e pelo vosso convívio.

    Sempre que queiram, estamos preparados para participar convosco noutras aventuras semelhantes.

    PARABÉNS.

    P.S. - Um obrigado especial ao Rui, pela boa vontade de nos ter trazido até à nossa casa.

    ResponderEliminar
  9. Não existem palavras que descrevam, nem existem imagens que possam transmitir os sentimentos de cada um de nós neste passeio que dificilmente será superável em qualidade.
    Muito obrigado a todos vós pela excelente primeira impressão que nos deixaram.
    Um abraço muito grande a todos os elementos femininos que de forma tão carinhosa organizaram (até os mais pequeninos ajudaram com muito orgulho) e acompanharam este passeio. ( Os papatrilhos são uns sortudos !!!)

    Bem hajam

    Nelly

    ResponderEliminar