PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

domingo, 17 de abril de 2011

Daqui até ali, passando pelo Tanque - 2011-04-17 - 47Km

Reportagem por Paulo Alex San

O Parque das Lagoas amanheceu de palco montado, já para a festa do 25 de Abril, e uns belíssimos raios de sol, embora com um pouco de vento. A partir das 08.30h, este recinto começou a ser populado por uma espécie animal que habita naquelas bandas e caracterizada por se moverem em dispositivos de 2 rodas, vestes várias com a predominância do laranja e protecção de cabeça de cores e feitios diversificados.

Dada a ordem de partida, os primeiros Kms foram de Fernão Ferro para a Qta do Conde onde estariam mais outros espécimes para o ajuntamento final. E assim aconteceu, outros tantos ou talvez mais, formaram um grupo de 44 rodas. A voltinha em jeito de passeio de BTT, continuou em direcção Cabanas, para depois entrarmos na Serra da Arrábida, a subir, até ao trilho dos Moinhos de Palmela.

Depois foi sempre a rolar em sobe e desce até ao Foi Dental que estava em hora de ponta, pois o congestionamento obrigou a várias paragens onde a paisagem envolvente enriquecia as vistas de quem por ali passava.

O Vale de Barrios foi logo a seguir para virarmos mais à frente em direcção ao trilho do Posto de Vigia. O acumulado de subidas ia aumentando, arriscando-me a dizer, como que directamente proporcional à boa disposição instalada. Já quase no final da subida, no último patamar intermédio, o Lapa San recebeu uma chamada da assistência em viagem e tivemos de continuar sem a companhia dele.

Subimos mais um pouco (que cansaço!) e um furo obrigou-nos a uma paragem mais prolongada, Tira roda, tira câmara de ar, põe desmontas, enche câmara de ar, blá bla blá... foi o furo da Marlene San. Felizmente o Felix San não se debruçou neste azafamo, apesar da sua insistência! Certamente que demoraríamos um pouco mais!

Problema resolvido, solucionado e concluído, iniciou-se a descida até à Capela de S. Luis onde além de tirarmos a foto de grupo, alguns Papa Trilhos tiveram abastecimento reforçado. Dizem que sabia a queijo e pão, mas para a maioria nem cheiro! Mas ficou prometida nova visita ao local, dia 30 de Abril para prova gastronómica na festa local.

Continuámos por trilho até ao estradão de Tanque, que seria o objectivo do passeio. A visita estava prometida à minha pessoa, e o nosso guia Riky tratou do resto. Mas apesar do calor, não nos foi possível refrescar, pois o tanque estava completamente vazio! Falha da organização!

Já com a hora avançada, iniciámos o regresso com subidas várias e outros desníveis inclinados, até ao Vale de Barrios e a última grande subida até ao inicio do Cai de Costas. O grupo aqui estendeu-se um pouco e vários poliglotas do pedal, insistiram em experimentar o Cai de Costas. Os restantes, devidamente acumudados, aguardavam voz de comando para continuar.

Descemos novamente até Cabanas e depois foi sempre a rolar em grande "velocidez" até à Qta do Conde, com os vários espécimes a deixar o grupo conforme as suas tocas. A chegada a Fernão Ferro concluiu este belo passeio, com o sumatório de 4 dezenas de Kms acrescentados de 7 metros e um acumulado rigorosamente medido com recurso aos mais recentes métodos tecnológicos de 628m.


Não percam mais um passeio dos Papa Trilhos, num qualquer trilho próximo de si.

5 comentários:

  1. Manhã muito bem passada proporcional à boa disposição e animação com que todos tinham. Percurso muito agradável com paisagens ao longo das pedaladas muito agradáveis.
    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    Foi uma voltinha 5* e mais uma vinda da China. Foi uma manhã muito agradavel com temperaturas de Verão, foi pena o tanque estar sequinho...

    Boa semana a todos!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá PT! Quero agradecer a este magnífico grupo, a oportunidade que me deram em participar nesta volta Arrábida-Tanque. Foi a 1ª vez que participei num passeio pela Natureza e com um grupo de amigos espectaculares. Adorei o sobe-e-desce.
    Obrigado a todos - Oscar Silva (Irmão do Silva (camisola amarela)).

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Como é sabido, o Lapa teve de desviar-se da voltinha por motivos de força maior, ou melhor, de furo maior. Foram adicionadas as fotos dele do álbum. No entanto, fiquei com uma dúvida... Ó Lapa, então não levavas câmara de ar suplente??!? Imperdoável! :)
    (gostei do bocado de madeira a segurar o carro! eheh)
    Saudações.

    ResponderEliminar
  5. Excelente volta com todos os condimentos a fazerem parte...ele foi subidas, mais subidas, descidas poucas o fio dental e um excelente grupo onde reinou a boa disposição...Beijos e abraços

    ResponderEliminar