PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

quarta-feira, 27 de abril de 2011

25 de Abril Sempre! - 2011-04-25 - 19Km

Reportagem por Paulo Alex San

A Junta de Freguesia de Fernão Ferro, como vem sendo habitual, organizou este ano mais um passeio de cicloturismo. Os Papa Trilhos, aliados às comemorações deste dia, participaram neste passeio, com uma presença de 30 pedalantes, entre Papa Trilhos e familiares.
O ponto de encontro estava agendado para o Parque das Lagoas às 09.50h e, mesmo antes desta hora, a invasão já era laranja e azul, com um belo dia de sol a reflectir a farda oficial do grupo. No Parque das Lagoas também já era visível várias pessoas a preparar a festa para as comemorações do 25 de Abril, que continuariam após o passeio de cicloturismo.
Com agendamento para as 10.00h, seguimos para a Rua da Igreja, junto à Junta de Freguesia, onde teria inicio o passeio. Aqui já era visível a concentração dos vários cicloturistas, que comparativamente ao ano anterior, era perceptível um menor número de participantes.
Passavam cerca de 15 minutos das 10.00h, quando o passeio deu os primeiros metros de pedaladas. Esta fase inicial foi pelas ruas principais da Freguesia onde muitos curiosos e apoiantes observavam o desfile de cicloturistas.
7 Km depois da partida, surgiu a 1ª paragem para abastecimento liquido, previsto pela organização. Fui junto à rotunda do Pinhal do General. A pausa foi cerca de 10 minutos para depois continuarmos em direcção à estrada da Qta do Conde e Redondos.
As primeiras subidas foram nesta fase, curtas, mas onde muitos cicloturistas paravam, criando algumas dificuldades para os que estavam a pedalar, pois não encostavam a uma das bermas do percurso. Outra situação que era possível observar, mais de 80% dos participantes não usavam capacete, umas das regras básicas de andar de bicicleta. O uso de capacete deveria ser obrigatório, pois pode evitar consequências graves em quedas, sempre imprevistas.
Antes de entrarmos na EN10, fizemos um compasso de espera para juntar o pelotão de forma a que o corte de transito nesta estrada fosse o mais breve possível. Fomos pela EN10 até à rotunda da Lagoa de Albufeira, onde virámos para a chegada ao Parque das Lagoas.
Foi um passeio dentro do âmbito dos anos anteriores de carácter familiar, onde o importante era a participação e o convívio com a restante população. Este passeio estava inserido nas comemorações do 37º aniversário do 25 de Abril e que continuou com um piquenique no Parque das Lagoas, seguidas de algumas actuações culturais e desportivas.
No total, pedalou-se durante 19Km e 102m de acumulado de subidas. Os Papa Trilhos registaram a tradicional foto de grupo, junto à chegada, no Parque das Lagoas.
Fica aqui também um pequeno video, produzido e realizado pela Família Pena:

Alguns dados técnicos do percurso:

1 comentário:

  1. Boa Cajó pelo menos o passeio do 25 de Abril deu para mostrar a bicicleta aos papa trilhos.

    ResponderEliminar