PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

sábado, 23 de abril de 2011

2011-04-22 Abençoados em Monsanto 27km

Reportagem por Rui San

Manhã começava com toques de sms, "como está o tempo aí?", resposta imediata " a limpar e sem chuva" e de seguida nova sms com "fixe".Ponto de encontro junto aos Pupilos do Exército, onde se formou um grupo com 19 pedalantes para uma volta por trilhos e caminhos em Monsanto.Saímos dos Pupilos em direcção ao Bairro do Calhau para seguirmos até junto à entrada do Aqueduto das Águas Livres na Serafina.Aqui havia que subir um pouco e foi o que aconteceu até perto da Prisão de Monsanto para descermos de imediato até à Ciclovia da "Força Aérea", ora o que se desce, de seguida sobe-se e, para não quebrar o ritmo assim o fizemos para passarmos para outra encosta do Parque Florestal, nesta altura o grupo passava a contar com mais um elemento.Ao passarmos para a outra encosta o "olha as mudanças", passou a "dá espaço", "à direita", mas rapidamente se apercebia o que realmente queria dizer, nesta caso fazer, uma pequena subida.Prosseguimos por estradão e single passando pelo Quartel de Bombeiros, parque de merendas junto ao radiomodelismo até ao viaduto da A5, prosseguindo até Caselas, por esta altura a chuva marcava bem a sua presença.Fizemos uma breve passagem por trilhos de Caselas, pois começavam a ficar bastante pesados devido à chuva, mas ainda deu para mais uma pequena subida até ao heliporto.Reagrupamento efectuado e caminho de regresso, mas em direcção ao restaurante Chimarrão fazendo ainda uns single tracks passando posteriormente junto ao CIF.Aqui começava-se a ouvir "estamos longe dos carros?, claro que "não", mas ainda não era hora do regresso ao carro, pois ainda havia tempo para mais uns km´s por caminhos deste Parque Florestal, estando o melhor guardado para o fim com o single track que passa por detrás da prisão e o single das silvas.Daqui seguimos até ao lava bicicletas pois havia alguma lama acumulada nas bikes. Após lavagem das mesmas, umas mais prolongadas que outras seguimos até junto dos carros.Sou suspeito em dizê-lo mas, foi uma volta muito agradável e muito bonita mesmo com as condições atmosféricas que estiveram condicionando o percurso por motivos de segurança. Mas cá vos espero num dia em que não chova e os caminhos estejam secos, pois a volta será ainda mais agradável e bonita.Km´s foram 27 e o acumulado de boa disposição e animação foi muito elevado com 20 participantes.

10 comentários:

  1. Olá,
    A troca de SMS's foi através do meu equipamento móvel de comunicação privado para justificar a vontade de ir pedalar para os trilhos de Monsanto.

    No que respeita à voltinha, foi bastante agradável. Confesso que de inicio fiquei um pouco preocupado, pois na 1ª subida a tracção não era a melhor, o que dificultava a progressão. Mas os restantes trilhos estavam bons. Fizemos estradões, singles, algumas zonas que requeriam mais um pouco de técnica, bastantes subidas e algumas descidas. Tivemos sol e também alguma chuva.

    Para aqueles que pensam em Monsanto como o “Monstro das Bolachas” e que preferiram adiar uma óptima manhã de BTT, só posso dizer que se pode arranjar trilhos e seus derivados para todos os gostos, e neste caso, os trilhos escolhidos, encaixavam-se perfeitamente no perfil do grupo de pedalantes.

    Não posso deixar de referir 2 situações que considero importantes:
    1. o cuidado que o Sr. Rui teve na escolha do percurso, confirmando o estado dos trilhos através de um reconhecimento no dia anterior, face às chuvas recentes e a respectiva adaptação de acordo com as condições dos mesmos;
    2. na parte final do percurso, a paragem no “lava bikes” que permitiu o tratamento de beleza das nossas máquinas depois de alguma lama (pouca) que apanhámos.

    Também, um agradecimento ao Sr. CaJo que providenciou um belíssimo banho para quem quis desfrutar de “serviço completo”.

    E para terminar, uma observação em jeito de conclusão que resume o que foi esta manhã - “a repetir!”

    Saudações.

    ResponderEliminar
  2. Ora bem... depois deste comentário do Alex San estão feitos os 3Km que segundo o Rui San ficaram a faltar.
    Apenas posso dizer que adorei, e quero repetir.
    A animação desta manhã valeu por cada subida.
    Agradeço ao Rui todo o cuidado que teve com o grupo, ao Zé que sendo o cerra fila esteve sempre muito atento.
    Valeu pessoal.
    Para quando o próximo?
    fiquem bem.

    ResponderEliminar
  3. Só tenho a agradecer as palavras aqui escritas e, em relação aos km´s que faltam, garanto-vos que não serão só 3, haverá muitos mais para fazer.
    Espero que tenho mostrado que Monsanto não é nada de "Monstro das Bolachas" e que se assim é nesta bela manhã que aqui se passou compareceram 20 corajosos em querer e conseguiram acabar com esse "mito".
    Em relação a uma próxima volta por cá, o mês de Maio com tempo seco e caminhos secos vos aguarda.
    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  4. Foi dos passeios mais agradáveis que fiz no monsanto ,o vosso grupo é execpcional continuem com esse empenho ,obrigado pela companhia

    ResponderEliminar
  5. Passeio muito agradável em Monsanto pois tivemos um pouco de tudo o que é bom para a pratica do btt,só tive um contra tempo,eu e mais dois companheiros tivemos que tomar banho só de água, pois o shampô ficou de guarda ao balneário das meninas......

    ResponderEliminar
  6. Voltinha muito agradavel com um percurso muito bom organizado pelo Rui San que está de parabéns pelo facto...e pelo que já atrás foi referido pelo nosso PRESIDENTE Monsanto não é nenhum monstro das bolachas...Beijos e Abraços para todos

    ResponderEliminar
  7. Pelos comentários que li,confesso fiquei cheia de inveja.Para quando está agendada a proxima volta Rui?

    ResponderEliminar
  8. Nada me dará mais prazer poder proporcionar outra manhã tão bem passada como esta e, desta forma proponho o dia 15 de Maio para percorrermos trilhos aqui por Monsanto.
    Beijos e Abraços

    ResponderEliminar
  9. Boas.
    Na penultima foto, onde lavam a bike, que local é este e aonde?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Próximo da ponte "gradeada" que dá acesso a Benfica próximo do cc fonte nova.

      Eliminar