terça-feira, 28 de outubro de 2008

2008-10-25 - Serra da Estrela-Torre - 28 km

Eram 05H30 quando iniciamos a viagem até ao local a que nos tínhamos proposto efectuar mais uma aventura, subirmos de Manteigas até à Torre em plana Serra da Estrela.

À medida que nos aproximava-mos da Serra, começamos a dizer que não andávamos bem da cabeça, pois o que víamos era bem grande, muito grande, de meter muito respeito e, também de muita beleza, mas só pensávamos na dureza que iria ser.

Chegados à Covilhã fomos em direcção a Manteigas, local para iniciarmos a subida e, nesta altura começamos a constatar as inclinações possíveis que iríamos encontrar e novamente veio à ideia a "insanidade" dos participantes e, como a coisa não iria ser fácil e, que iríamos levar um grande empeno.

Chegados ao local de partida, decidiu-se encurtar um pouco a subida para o "empeno" ser menor, tratamos de preparar as bikes e, de seguida equiparmos com roupa adequada, pois aqui a temperatura estava muito fresquinha e pouco convidativa a pouca roupa.

Tudo preparado, chegava a hora para iniciarmos a subida a que nos propusemos, tirámos a foto dos 4 "escaladores" e lá fomos nós por ali acima.
Começamos a subida à cota 866 e tínhamos que subir até à cota 1990.
Toda a subida pode-se dividir em 4 fases.

A primeira até ao Covão da Ametade, à cota 1444, onde nasce o Rio Zêzere, em que vamos sempre subindo com a companhia do Vale do Zêzere lá em baixo e o leito do rio. Vista sobre o Vale do Zêzere
Fernando a subir após o Covão da Ametade

Aqui ainda fomos fazendo a subida à sombra, tornando-a muito "fresca", nesta fase ainda fomos tendo o Rickybike em linha vista.
A segunda do Covão da Ametade até ao Centro de Limpeza da Serra, com vista para a Nave de Stº António, em que subimos dos 1444 m para os 1600 m.A partir desta fase nem mais vimos o Rickybike, subir ou descer, é a mesma coisa.

A terceira desde o Centro de Limpeza da Serra até ao Túnel, pois é como se funciona-se como uma fronteira, passando dos 1600 m para os 1725 m de altitude, subida esta sempre com vista para a Nave de Stº António.

Mimosa San bem disposto a passar junto à Nave de Stº António

Esta foi a fase em que o Fernando, o Mimosa San e o Rui San iam estando sempre em linha de vista e em diferentes cotas de altitude, em virtude do serpenteado do percurso, fase esta também onde encontrámos inclinações com 10%.
A subida para o Túnel
Até o Rui San teve direito a apoio escrito nas rocha

A última fase, desde o Túnel até à Torre, esta também é a fase que é necessário maior concentração na respiração para podermos controlar ainda mais a respiração, pois passamos dos 1725 m para os 1990 m.
O Túnel

Passada esta "fronteira" e o dobrar de mais uma curva começamos a avistar o topo, local ambicionado para a chegada, começamos a dizer "é já ali, já falta pouco" e, temos um aumento do entusiasmo como que de uma energia extra, mas puro engano, ainda há umas quantas curvas a efectuar e claro está a subir.

Aqui temos uma vista fabulosa sobre a Barragem do Covão de Ferro.

Foi nesta fase que voltamos a ver o Rickybike, já ele vinha à procura dos restantes companheiros de subida, já ele tinha subido e já estava a descer e continuou a descer até Manteigas e os restantes prosseguiram até à Torre.
Também foi aqui que o Fernando, com a passagem junto à Santinha, que ligou o "motor" da sua bike.

A chegada à Torre foi motivo de grande satisfação para todos e claro que não poderia faltar o registo fotográfico.

Aqui decidimos prosseguir até Seia, onde seria novo ponto de encontro com o Rickybike que tinha ido buscar o carro, mas chegados à Lagoa Comprida decidimos ficar por ali mesmo e dar por terminada a nossa aventura, pois estávamos a encontrar um vento contra muito frio e não valeria a pena continuar.
Foi aqui neste troço que o Mimosa San atingiu os 80 km/h.

Também podemos dizer que o percurso se pode dividir em 2, tal como o Fernando disse "o percurso só tem 2 dificuldades, que é até ao Túnel e depois do Túnel".

Foi uma aventura espectacular, a repetir, agora com outro ponto de partida, seja ela com rodas de estrada ou mesmo de btt, pois a Serra oferece-nos variadas opções para serem percorridas.

Do meu ponto de vista e tendo tido esta experiência não achei que fosse tão difícil quanto imaginava que fosse em termos físicos, agora em termos respiratórios sente-se a diferença da altitude e à qual não estamos habituados, mas que conseguimos adaptar a isso.
Todo o percurso foi efectuado com uma elevada beleza paisagística, onde nós nos sentimos pequenos com tamanha beleza e nos sentimos enormes quando chegamos ao topo.

Participantes: (4) Rickybike San, Mimosa San (também ficou conhecido pelo açoriano da Serra), Rui San e o Fernando