PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Ultra Maratona Bairrada 150 - 2023-05-13 - 157Km/3.677D+

Reportagem por Joaquim Pena

A Ultra Maratona Bairrada 150 estava desenhada para a participação individual ou por estafetas de 2 ou 3 atletas, sendo as tradicionais fitas de marcação substituídas pelo track GPS.

Os atletas tinham um tempo limite de 14h para completar o Bairrada 150.
A partida era no dia 13 de maio às 7:00h e a meta encerrava às 21:00h, mas havia barreiras horárias a cumprir.

50 Km – 4 Horas
75 Km – 8 Horas
100 Km – 10 Horas
125 km – 12 horas


Como se previa uma prova bastante difícil, viajámos de véspera em direção a Águeda para fazer o levantamento dos dorsais.

Chegámos ao local da partida 6:45h, com boa disposição para enfrentar este grande desafio. O percurso tinha 5 pontos de abastecimento, mas decidimos que no primeiro não parávamos, para não perder tempo, por causa das barreiras horárias.

Saímos de Águeda e percorremos cerca de 8km pela estrada nacional, depois entrámos para uma estrada de serra, primeiro em alcatrão depois de terra, onde o pó que se levantava dificultava bastante a respiração e a visão.

Antes do km 50 havia um trilho muito bom que dava acesso ao 2º ponto de abastecimento, onde tínhamos previsto parar.

A brincadeira tinha acabado, esperavam-nos cerca de 25km de subida seguida, coisa que nunca tínhamos experimentado.
Anteriormente falei nas barreiras horárias para se perceber a dificuldade do percurso, ou seja, tínhamos 4h para fazer os primeiros 50km e 4h para fazer os 25km seguintes, dá bem para perceber o que nos esperava.

Ao longo da subida, conforme esta era difícil, muito difícil ou era para empurrar a bike, tinha placas como a da imagem com as seguintes frases:

É sempre a descer até lá a cima

Não dizemos a ninguém que choraste aqui

À mão também é bom

Brincalhões, ahahahah !!!!

Chegamos aos 75km 2h antes do tempo de corte o que nos dava alguma folga.
Depois foram cerca de 10km de descida, rápida, em alguns locais técnica, com pedras onde era preciso muita concentração.
Como se diz no BTT, um descida BRUTAL.

No final da descida estávamos em São Pedro do Sul, num troço que fizemos na nossa travessia, passamos pela Pousada da Juventude e pelo Restaurante Adega do Ti Joaquim, ainda comentei com o Saiote, vamos mas é almoçar e ficamos já aqui!!!

Em São Pedro do Sul fizemos uma calçada romana junto ao rio que tinha uma bela subida com as pedra molhadas e alguma lama, e que atravessou a ciclovia.

A partir dai foram cerca de 20km de subida seguida, dureza, olhava para o GPS os km não passavam mas os números da altimetria estavam sempre a subir.

Passamos pela Serra do Caramulo, com paisagens muito bonitas.

Tempo total de chip à chegada 13:35h com 11:31h de selim, 157Kms/3.677D+ "que o meu GPS não é meu amigo", no do Saiote e pelos comentários que ouvi deu 4.000D+ a muita gente, coisa pouca.!!!

Foi um desafio que começou no final do ano passado, pois é preciso fazer alguma preparação, que normalmente não é a suficiente para este tipo de desafios, mas foi o possível de fazer.

Apesar da dureza do percurso, tinha trilhos muito bons e bastante variados, o staff nos pontos de apoio e na chegada, muito simpático.
Obrigado ao meu companheiro de aventura por alinhar comigo nesta valente dor de corpo "pois é não foi só de pernas". hahahah

Para o próximo anos é a 10ª edição da Ultra Maratona Bairrada 150, a organização promete novidades, lanço o desafio aos Papa Trilhos, têm 1 ano para se preparar.

A vida é feita de desafios, porque não nas bikes?????

Participaram os Papa Trilhos: Joaquim Pena e Luís Saiote com o apoio de Fernanda Pena e Fátima Saiote.

1 comentário:

  1. Sempre às ordens companheiro!!! Como tu dizes e bem....a vida é feita de desafios 👍💪...siga

    ResponderEliminar