PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

sábado, 6 de maio de 2023

Ecopistas do Dão e Vouga - Travessia Papa Trilhos 2023 - 2023-04-29 a 2023-05-01 - 256Km/1968mD+

Reportagem por Paulo Alex San

Após 3 anos impedidos de fazermos um evento grande, voltámos com uma travessia que permitisse ao grupo desfrutar de um percurso agradável e com uma dificuldade acessível. Assim, propusemos-nos efectuar 3 dias a pedalar pelas ecopistas do Dão e Vouga, seguindo depois até à Figueira da Foz.

O 1º dia começou ainda de madrugada, com a saída de autocarro do Parque das Lagoas em direcção a Sta Comba Dão, onde também se inicia a ecopista do Dão. Para alguns seria uma repetição, pois também tínhamos efectuado esta parte do percurso em 2019, quando fomos para Chaves. Tirámos a foto da praxe em frente à estação.

O piso foi sempre bastante rolante, fazendo várias paragens pelo caminho para tirarmos algumas fotos.

O fim da ecopista é em Viseu, onde fizemos uma paragem mais longa para almoçar.

A partir de Viseu, entrámos na ecopista do Vouga, sendo uma novidade para todos. A saída de Viseu foi entre passeios e cliclovias, até apanharmos a antiga linha de comboio com um piso também rolante, mas grande parte em tipo estradão. Desde Viseu até S. Pedro Sul, são cerca de 30Km, na sua maioria em descida.

Terminámos o dia em s. Pedro do Sul, onde ficámos alojados na Pousada da Juventude.

Iniciamos o 2º dia a subir. A dificuldade continuava a ser acessível, e seria assim nos primeiros 20Km. A subida era ligeira, pois continuávamos a pedalar pela antiga linha férrea e esta nunca tem declives elevados. As paisagens eram bastante agradáveis e atravessámos diversos viadutos que foram devidamente recuperados. Alguns pequenos troços ainda tem alguns trabalhos a decorrer, que vão melhorar a ecopista, mas que em nada afectam o fazer o percurso.

O almoço foi perto do Km 50, numa pequena aldeia onde enchemos o café e esgotámos o pão. O ultimo Km tinha sido um pouco mais duro, com uma subida em alcatrão que fez debutar as primeiras gotas de transpiração.

Tínhamos ainda pela frente outros tantos 50Km. A ecopista termina ao chegar a Aveiro onde o percurso toma um rumo mais aleatório, paralelo à linha de comboio do Vouga ainda em funcionamento. Atravessámos a cidade de Aveiro, com muito movimento e obras, que nos fez contornar algumas partes, mas nunca perdendo o rumo. Nesta zona fomos fustigámos por uma ventania bastante acima da média, que incrementou um pouco a dificuldade. Passámos os canais e fomos em direcção à Barra para depois começarmos a descer (no mapa) em direcção ao nosso local de alojamento, o Parque de Campismo da Vagueira.

A 3ª e ultima etapa iria-nos levar até à Figueira da Foz, num dia com menos Kms e essencialmente rolante onde apenas esperávamos subir para passar a serra à chegada à Figueira da Foz. Passámos por algumas vilas à beira mar onde efectuávamos paragens para fotos ou café.

O almoço foi em Quiaios, à beira mar, já a poucos Kms do final da etapa. Restava algumas centenas de metros de acumulado onde pelo caminho passámos junto ao farol e desfrutámos das belas vistas, já com a Figueira à vista.

A chegada à Figueira foi a meio da tarde. Depois de arrumarmos as bicicletas, fizemos o percurso de regresso a Fernão Ferro, mas de autocarro.

Terminámos a nossa travessia após 256Km a pedalar e com um total de acumulado de subidas de 1968m. Parabéns a todos os Papa Trilhos que participaram pela colaboração, boa disposição e amizade. Já estávamos com saudades! Estamos de volta!

Sem comentários:

Enviar um comentário