BY NIGHT 2017 - 29 DE JULHO. Abertura de inscrições: 07 Julho - excusiva para Papa Trilhos; 11 Julho - publico.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

by night 2017

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- renovação do seguro da FPCUB 2017 - consulta.
- by night 2017, 29 de Julho - informações e inscrições.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Eu Subo, Tu Sobes, Ele Sobe... - 2010-01-24 - 56Km

Esta volta pode ser conjugada nas diversas formas do verbo Subir. Eu subi às antenas... Eu subirei às antenas... ele sobe às antenas... mas no final, todos subimos às antenas.

Pois é... já deu para perceber o que nos estava destinado. Para satisfação do Carlos Prazeres San, foi a estreia desta escalada neste ano de 2010. E o Nuno Lopes San que o diga, que desta vez conseguiu enganar o despertador e veio fazer-nos companhia.

A tropa reuniu no sitio do costume à hora habitual. O Sargento Ajudante CaJo San também compareceu à formatura apetrechado com o seu equipamento de guerra - camelback, bike, mas sem GPS!

Depois dos cumprimentos da praxe, rodámos orientados para a Qta do Conde. Neste local haviam mais uns quantos Papa Trilhos candidatos a fazer também esta voltinha domingueira. Nota especial para o impermeável de 4€/metro do Felix San - a próxima moda dos Papa Trilhos.

Como o destino já estava decidido, embora nem todos o soubessem, seguimos para Azeitão sem passar pelas tenebrosas Tortas. O CaJo reclamou, mas como não preencheu o requerimento correcto, a reclamação não foi atendida. Pelo caminho, o Papa Trilho Jorge Gois também desviou-se para outras pedaladas, reduzindo o grupo a menos 1 elemento.

Já na Arrábida, exercitámos os dedos nas manetes dos travões para descer o Paraíso. Logo a seguir uma belíssima subida que com lama e a inclinação superior a ...% (log x-1 + sin pi/2 * v, sendo "v" a velocidade do vento dos que passavam por mim). Pronto, dá para perceber que era bastante inclinada e com a lama a tracção não era a melhor! Mas a maioria dos Papa Trilhos enfrentaram este obstáculo com determinação e bravura.

Chegados lá cima, nada melhor que uma paragem - a desculpa era esperar pelos que ainda haviam de vir, mas a verdade é que estávamos mesmo cansados! Continuamos pela serra dentro e o motivo de vermos cada vez mais trilhos fechados ficou confirmado! Um grupo de "atletas" do moto 4 passou por nós, que com o desrespeito para com os outros, projectaram várias pedras sobre o Rui San. Não se compreende como alguns utilizadores da Serra não tomam as devidas precauções para quando se cruzam com outras pessoas, que também tentam usufruir de um espaço que deveria ser de todos - a Natureza! Depois de uma troca de palavras, cada grupo seguiu o seu caminho e depressa chegámos ao inicio do regresso.

Para isso, era necessário transpor a Serra, e as antenas estavam no caminho. Sem demoras e após um curto abastecimento, fizemos-nos a ela (leia-se, subida!). Alguns milhares de segundos mais tarde, foi possível desfrutar de uma bela vista panorâmica. Mas o frio não nos permitia estar muito tempo com os olhos a vaguear pelo horizonte.

Reunidas as tropas, estava na hora de seguirmos viagem. Serra abaixo, nem era possível contar o nº de voltas que as rodas davam por segundo para calcularmos a velocidez que íamos. A tecnologia deu-nos uns pechavelhos baptizados de GPS e, o meu marcou 65Km/h (agora é só fazer as contas para saber o nº de voltas por segundo para um pneu de 26", a essa velocidade).

Com a lama a esperar por nós, virámos para o Vale da Arrábida onde o manto verde serviu de fundo para a nossa foto de grupo.

Seguimos até um café para abastecermos de água. Ainda fomos visitar o trilhos desde a Maçã até à Qta do Peru. O Felix San, que detém o record nacional de quedas, aproveitou para distanciar-se na classificação e... já perceberam!

Com a despedida de alguns junto à Qta do Perú, seguimos para a Qta dos FF's (é mais in chamarmos assim!), já com 56Km nas pernas e uns 982m de acumulado.

A efeméride do dia foi como o Paulo Alex San (ou seja, eu!) conseguiu efectuar exactamente a mesma volta que todo o grupo e chegar ao final com os seus sapatinhos brancos imaculados - até já há quem o chame de Néné (ehehe!).

Antes de listar os participantes deste belo passeio, fica aqui mais um desafio em jeito de passatempo:
- o 1º a enviar o valor correcto do nº de voltas por segundo descrito nesta reportagem aquando da descida da Arrábida, ficará habilitado a um prémio de algumas barras energéticas e gel. Enviar respostas para papatrilhosbtt@papatrilhos.com. Apresentar os cálculos efectuados.
Os sapatos não ficaram sujos, mas a bike ficou neste estado!

Participantes - 15: Ni San, Fernando Lapa, Carlos Prazeres San, CaJo San, Mário San, Felix San, Zé Luis, Marco San, Rikybike San, Mimosa San, Paulo Alex San, Nuno Lopes San, To Ze San, Rui San, Jorge Gois, e outro companheiro que vai-me lembrar o nome dele.

I Will be Back - 2010-01-23 - 33Km

Reportagem de Marlene San

Ora então cá estou eu, sim eu mesma com duas semanas de atraso em relação ao que me tinha comprometido. Pontualidade qb , vontade de pedalar ao rubro, máquinas em acção, aliás com uma máquina que ofuscava quem não tinha óculos - a Gina San presenteou-nos com a sua presença e com a sua nova aquisição: uma Mondraker com as cores da Moda.

Quem não quis ficar a trás foi a Paula que desfilou com o seu novo casaco Papa Trilhos (e que bem que nos ficam estas fatiotas).

Rumamos até trilhos já por nós pedalados na Apostiça, de pedalada em pedalada chegámos a uns trilhos que eu classifico de trilhos da boa disposição, com todos os ingredientes, sobe, desce, lama , areia. E por falar em areia e, de acordo com a nossa Dora que anda a estudar as técnicas do BTT, aprendi que para não cair na areia a técnica é serpentear (e ela serpenteava com estilo, muito estilo!!!!).

Chegados à Fonte da Telha era preciso, respirar , olhar o Mar e encher de novo os depósitos de água (obrigada à tia da Gina que gentilmente nos deu H2O).

O regresso lá se fez com o “cair” de mais um fim de tarde passado em excelente companhia.

Mário obrigada pela tua iluminação pública, lá diz o velho ditado que “homem prevenido vale por “quase” dois!!!!!)

Este curto vídeo é apenas para que possam constatar que o nosso amigo Caracol já anda nos treinos…


Contagem de rodas 24 (feita pelo Felix San).

Contagem de Km 33 (feita pelo nosso conta Kms portátil)

Participantes: Rui San, Mário Sam , Felix San, Mimosa San, Gina San, Helena San, Dora, Paula, Rute, Daniel, Mariana e Marlene San.

Video: Youtube by manelitocaracol

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

2010-01-23 Palmela 58km

Ponto de encontro no local habitual, o Parque das Lagoas, pelas 08h45.
Manhã cinzenta a ameaçar chuva, mas mesmo assim ainda compareceram 3 Papa Trilhos, que seguiram até à Qtª do Conde onde aguardavam mais 2 elementos.
Seguimos para passar por casa do Mimosa San pois estava com um problema no aperto do espigão e, problema resolvido e prosseguimos a nossa volta com destino a Palmela, passando pela Quinta do Anjo perto da estação de comboios de Palmela.
Aqui fomos em direcção à nacional até Palmela, passando pelo Quartel de Bombeiros, até chegarmos até ao trilho dos Moinhos.
Trilho efectuado e seguimos até ao Cai de Costa, subindo-o (alguns) até ao trilho que passa ao lado da mesma subida, onde ocorreu uma "meia" queda onde o Mimosa San ficou "agarrado" numa árvore, não fosse isso e seria uma grande queda.
Descemos até S. Gonçalo efectuando percurso de regresso até à Qtª do Conde, onde ficaram o Rikybike e o Mimosa San e os restantes 3 prosseguiram até ao ponto de partida no Parque das Lagoas.
Foi uma volta agradável apesar da ameaça de chuva e com uma temperatura agradável para andar de bike, bem disposta e animada.
Volta com 58km e um acumulado de 797m
Participantes: (5) Rui San, Ni San, Rikybike San, Mimosa San e o Fernando Lapa

Aniversário de Ni San - 2010-01-28

O 1º mês de 2010 tem ainda mais um aniversariante. O Papa Trilho Ni San, ao ver tanta festança, não quis ficar atrás e cá está ele a celebrar mais um aniversário.

Aqui está ele em plena actividade de tratamento lama bike.

Grande Ni... muitos parabéns!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Ponto de Encontro

Para este fim de semana teremos mais uma participação simpática dos Papa Trilhos em mais um evento.

Ponto de encontro para esta semana:
Para esta semana, o programa proposto é o seguinte, para não variar:
- sábado, dia 30: Voltinha das Aspirantes. Ponto de Encontro às 15.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 31: 1ª Prova OriFotoBTT.


1ª PROVA ORIFOTOBTT
Casais da Serra/Arrábida

Os Papa Trilhos contam com uma das maiores participações em eventos, com 7 equipas de 4 elementos cada (Felix, diz lá quantas rodas são!)! A listagem das equipas e os respectivos nomes podem ser consultadas aqui.

Encontra-se publicado no nosso site o regulamento da prova, pelo que recomenda-se a leitura do mesmo.

A concentração para a prova é no Parque das Merendas de Casais da Serra/Arrábida às 08.00h. O Felix San disponibilizou uma carrinha para efectuar o transporte das bikes desde o Parque das Lagoas até ao local de concentração.

Assim, o nosso ponto de encontro é o seguinte:
- 07.00h no Parque das Lagoas (por forma a dar tempo para carregar as bikes no Parque das Lagoas e descarregá-las no Parque das Merendas).

Mais informações sobre a prova, poderão consultar o site do BTTOrange.

Não esquecer de:
- cada equipa tem de nomear 1 capitão
- cada equipa tem de nomear 1 fotografo
- não esquecer de levar máquina fotográfica.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Aniversário de Cajo San - 2010-01-25

Alguém viu o Cajo???
Pois é, hoje é dia de mais um aniversário Papa Trilho, o Cajo San, que completa mais um aniversário.
Ao tesoureiro e Papa Trilho Cajo San MUITOS PARABÉNS.

Parabéns

Regulamento da 1ª Prova ORIFOTO BTTORANGE a 31 de Janeiro

Com partida dos primeiros atletas prevista para as 08h00, conforme a chegada das equipas ao local, vão saindo para não demorar muito tempo

As equipas tem de nomear um Capitão responsável pela recolha do road book (percurso de orientação) e um Fotografo da equipa, responsável a mostrar o registo das fotografias digitais dos pontos fotografados (PC-FOTO), à organização na chegada.

A distância do percurso será de 24 quilómetros e um nível total de dificuldade média-média

O objectivo é os navegadores seguirem a orientação do percurso e tentarem encontrar os pontos de controlo (PC) também descritos no percurso e com o nome de 1ºPC-Foto, 2ºPC-Foto, 3º PC-Foto, … até ao 10º PC-Foto, identifica-los no terreno e o fotógrafo, fotografa-los.

Estas fotografias devem ser tiradas com os restantes elementos da equipa juntos desses pontos de controlo para servirem de prova de passagem. Existe também o objectivo de se encontra 2 caixa tesouro durante o percurso.

Assim os atletas (grupos) controlam-se a eles próprios até chegarem ao fim onde lhes é tirado o tempo total que serve também para uma classificação.

Contam para a classificação:
- Tirar as fotografias todas dos PC (pontos de controlo) juntos com os atletas da equipa (ex. equipa de 4 elementos, a foto tem de conter os restantes elementos). Atenção que cada PC tem uma pontuação de (5 Pontos).
- Caixa Tesouro – Cx. 1 = 20 Pontos Cx. 2 = 10 Pontos
- No caso de empate das equipas, com o mesmo número de pontuação, será pontuada a equipa com a foto mais original.
- Chegarem todos os elementos juntos da equipa ao local da chegada. O tempo total da equipa é tirado com a passagem na chegada do último elemento da equipa que neste caso terá de ser obrigatoriamente o fotógrafo
- A equipa que perder elementos tem uma penalização por cada elemento correspondente a uma foto não tirada.
- A Prova tem um tempo limite de 3h30m, por cada equipa para ser realizado. Findo esse tempo a equipa deixa de ser classificada com tempo, ficando só por ordem de chegada.
- A Prova termina as 13 horas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Passeio Infortunado - 2010-01-17 - 56Km

Com o dia a amanhecer sem chuva, não haviam desculpas para não irmos pedalar. O frio não era muito e até já houve 1 Papa Trilho que se encorajou em vir de calções. Depois de reunidas as tropas, partimos para a Qta do Conde onde estariam mais uns quantos prontos para pedalar.

Para este domingo, o Rikybike San havia reservado um passeio descontraído lá para os lados da Mata da Machada e arredores. Arrancámos da Qta do Conde para o trilho da ponte de madeira (fetiche do Ricardo) e com alguma lama seguimos para a Mata da Machada.

Fizemos uns quantos Kms por aqueles lados. Havia um pouco de areia, mas como o tempo estava húmido e havia chovido bastante durante a semana, até se conseguia passar de bike. O Felix San, não resistiu e testou a suavidade da areia - tudo em nome da ciência!

Depois seguimos junto à linha do comboio para irmos ter ao Pinhal Novo. A paragem foi num café local onde se encheu o estômago e as vistas (diz quem foi dentro do café!). O irmão do Mário San que mora ali perto ainda nos foi fazer uma visita.

Iniciámos o regresso, pois a hora do almoço já se aproximava. Pelo caminho ainda parámos para, entre outras coisas, tirar a foto de grupo para a posteridade.

Depois de passarmos a Covas de Coina, começámos a descer para a Qta do Conde pelo trilho que liga com a ponte de madeira, mas algo estava para acontecer. De repente, entre assobios e outros berros, percebe-se que alguém havia caído. Desta vez não foi o Felix, mas o Mário San e o Carlos Prazeres San estavam por perto... quem estava no chão era o Arsénio San. Depois de ter mudado várias vezes de cor, lá se levantou, a custo e queixoso do braço direito. Não havia condições para continuar a pedalar. O Ni San telefonou para a Isabel e veio com a frogonete e de sirenes ligadas evacuar o nosso Amigo Arsénio.

Depois de uma ida ao Hospital Garcia da Horta e algumas horas mais tarde, o diagnóstico estava feito - braço partido e mobilizado com gesso. Não sei se o Arsénio vai-se desculpar com este pormenor para não ir pedalar.

Foram 56Km a pedalar, incluindo subidas, descidas e quedas.

Participantes: Paulo Alex San, Ni San, Marco San, Arsénio San, Rui San, Zé Luis, Feliz San, Carlos Prazeres San, Rikybike San e Mário San.

Grande Arsénio - as rápidas melhoras!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Papa Trilhos no jornal "Comercio do Seixal e Sesimbra"

A edição 91 do jornal "Comércio do Seixal e Sesimbra" faz referência ao calendário de eventos que os Papa Trilhos têm planeado participar durante o ano de 2010.

Este calendário é actualizado de acordo com as decisões do grupo em participações Papa Trilhos de eventos oficiais de BTT ou passeios especiais organizados pelos Papa Trilhos.

Para quem não teve a oportunidade de ver a publicação, fica aqui o excerto da noticia.




quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ponto de Encontro

Aqui temos mais um Ponto de Encontro semanal. O S. Pedro, embora ameaçador, tem permitido aos BTTistas umas voltinhas simpáticas e a prova disso foram os inúmeros camaradas que encontrámos na nossa última voltinha domingueira.

Para esta semana, o programa proposto é o seguinte, para não variar:
- sábado, dia 23: Voltinha das Aspirantes. Ponto de Encontro às 15.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 24: Voltinha dos Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

2010-01-16 Fonte da Telha 32km

Reportagem de Aspirante Bela

À hora marcada, saiu mais uma voltinha. Desta vez com destino à Fonte da Telha, mas por outros trilhos.

Do Parque das Lagoas saímos em direcção à Verdizela pelo estradão da Apostiça. Aqui virámos agulhas para Marisol seguindo o sentido da Costa da Caparica.

Junto à base militar virámos à esquerda encontrando o trilho “sobe e desce” que nos levou até à Praia da Fonte da Telha.Muito giro e com algumas (grandes) poças de água e muita lama.

Estas foram sem dúvida as grandes responsáveis para algumas quedidas (Bela e Carlos San) e um semi banhito (Rui San).

Chegados à Fonte da Telha, a foto de grupo foi tirada pelo motorista da TST.
Ainda pensámos pedir-lhe boleia para subir a rampa, mas essa ideia depressa foi anulada, não fossemos nós aspirantes a Papa Trilhos.

A verdade é, TODOS se portaram à altura, ninguém desmontou, desde os pedalantes juniores aos resistentes membros Papa Trilhos.

A noite aproximava-se e o regresso rápido impunha-se.

Todos pedalámos com entusiasmo e satisfeitos com a voltinha orientada pelo Mário San.

Participantes: Bela, Paula, Dora, Rute, Daniela, Isabel, Pedro, Daniel, Mário San, Paulo Félix San, Rui San, Carlos Prazeres San.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

2009-12-06 Sesimbra 45 km

Reportagem de Tó Zé San

Depois da festa do 2º aniversário na noite anterior e porque entrou pela noite dentro estava marcado às nove horas no ponto de encontro habitual para mais uma voltinha dos Papa Trilhos.

A volta programada era por estrada, assim sendo um pouco antes das nove horas começaram a chegar os primeiros pedalantes alguns com cara de sono, pois a noite tinha sido longa.

Saída do Parque das Lagoas rumo a Alfarim com passagem pelo Cabo Espichel, subida durinha mas chegados à estrada que vai para o Cabo optámos por virar à esquerda rumo a Sesimbra devido ao muito vento que se fazia sentir.

Chegados a esta Vila pescatória alguém se lembrou de uns pasteis de nata quentinhos e aí fomos nós repor as calorias perdidas.


Foto de grupo tirada junto à praia para depois iniciarmos a longa subida com destino ao ponto de partida, foi uma volta muito agradável animada com alguns "despiques" pelo meio, foram 45 Km com 706 metros de acumulado de subidas.

Participantes: Arsénio San; Mário San; Mimosa San; Ni San; Paulo Félix San; Rui San; Tó zé San e Jorge Nunes.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Passeio pela Arrábida - 2010-01-09

Reportagem de Ni San

Sábado de manhã tinha convidado os meus amigos do pedal para uma volta às 9 horas, pois estava previsto baixa temperatura. Ora, adivinham quem não recusou o convite?!? Pois é, o bebé Rick.

Dados os parabéns, decidimos ir para a serra. Em Azeitão ao passar por uma pastelaria (não digo o nome, pois ninguém sabe), ouvi uma voz a chamar. Lá tivemos que parar e comer a deliciosa torta e café para aquecer.

Já aconchegados, subimos o alto da Madalena, a seguir era a descer mas estava tão frio que viramos ao meio para ir direitos à Quinta do Paraíso. Como não tínhamos ainda apanhado lama (onde ouvi isto?) fomos em direcção à comenda. Atravessamos a ribeira (tinha bastante água, Gina!) e entretanto parávamos para o bebé atender o telelé.

Seguindo caminho, voltamos à estrada nacional, atravessamos para o outro lado onde fomos dar ao estradão do vale dos Barris. Lá, parámos no estradão e estávamos a decidir por que lado subir - pelo fio dental ou pelo estradão. Atendendo às horas era melhor pelo estradão.

Bom... onde nós estávamos tínhamos mesmo de subir, fosse por onde fosse. No meio comecei a ter um pequeno problema pois a lama não me deixava meter as mudanças e logo o Rick quis fazer o Cai de Costas seguido. Depois descemos direitos ao cruzamento São Gonçalo, Quinta do Conde onde lavamos as bikes.

Desejei um resto dia feliz para o aniversiante e fiz o regresso para Fernão Ferro.



Video:
- filmagens: Ni San
- edição: Xana

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ponto de Encontro

Tivemos mais um fim de semana condicionado pelas condições atmosféricas. Por aqui não nevou, mas esteve um frio daqueles e houve chuva com fartura.

Assim, temos o seguinte Ponto de Encontro (ou pelo menos vamos tentar):
- sábado, dia 16: Voltinha das Aspirantes. Ponto de Encontro às 15.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 17: Voltinha dos Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Aspirantes até à Fonte da Telha – 2010-01-09 – 30Km

Reportagem por Dora Félix

Mais um sábado mais uma voltinha. Estávamos na rotineira azáfama para conseguirmos sair de casa a tempo e horas (já com a Bela e o Hugo à espera) quando surge o Tó Zé San que desde ali nos acompanhou. Estava assim formado metade do grupo de hoje. Depois de ir buscar a Paula seguimos para a casa do Ni onde nos aguardava a Rute e a Daniela (aproveitámos para dar os parabéns ao aniversariante Riki). Já no Parque das Lagoas juntou-se a nós o Rui, o Nelson, o Leandro e a Patrícia.

Partiram as 28 rodas em direcção à Apostiça, desceram a estrada velha de Sesimbra e seguiram para a Fonte da Telha. Umas vezes a pé outras andando (de bike claro), chegámos à estrada da Fonte da Telha onde a Bela, tão entusiasmada que estava a falar, deu um jeito às costas mas foi prontamente socorrida pelo bombeiro de serviço.

Como já estava a ficar tarde iniciámos o regresso a casa a grande velocidade pois o frio já apertava e nós tínhamos que aquecer, mas não esquecemos a foto de grupo.

O regresso foi diferente pois não voltámos ao Parque das Lagoas, fomos pela Quinta Valenciana, Redondos, onde nós ficámos com a Bela e o Hugo, e o resto do pessoal seguiu para Fernão Ferro.

Foi uma voltinha porreira, só faltou a subida da Fonte da Telha, mas ficou prometida para uma próxima…

Participantes: Paulo Félix San, Tó Zé San, Nelson San, Rui San, Dora, Bela, Paula, Patrícia, Rute, Daniela, Daniel, Pedro, Leandro e Hugo.

PS - Não sei se repararam mas existe um novo equipamento de inverno para as aspirantes.