PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Passeio de Ano Novo - 2011-01-02 - 50Km

Era a 1ª voltinha do ano! O nevoeiro era intenso, embora com menos frio em relação à semana anterior. Os primeiros Papa Trilhos começaram a aglomerar-se no Parque das Lagoas, local amplamente conhecido como ponto de partida de muitos passeios dos Papa Trilhos, e para 2011 não seria diferente. No mesmo mês, mas em  1554 havia nacido o 10º Rei de Portugal, também conhecido pelo "o Encoberto", "o Adormecido", "o Rei Dormente" - nicknames não lhe faltam! E foi assim que iniciámos a nossa voltinha, rompendo o nevoeiro e na esperança de desvendarmos o mistério deste Rei, que está desaparecido desde 1578 e que, segundo a lenda, pode aparecer num qualquer dia de nevoeiro. É claro que estamos a falar de D. Sebastião, aquele que levou uma grande tareia na Batalha de Alcácer-Quibir.

A paragem seguinte foi na Qta do Conde para juntarem-se outros Papa Trilhos e Amigos ao grupo de busca. Depois de discutida a estratégia fomos em direcção a Azeitão para depois passarmos junto a campo de batalha José Taveira, baptizado pelos locais de "Palmela Village".

O nevoeiro teimava em não dissipar, e o esforço de busca já começava a fazer mossa (eu que o diga!), obrigando o grupo a efectuar várias paragens de emergência para... digamos... acondicionamento de selim! (isto de efectuar testes em selins alheios, também tem a sua ciência).

Todos os ensinamentos da intensa formação que os Papa Trilhos foram sujeitos para a tarefa de busca estavam a ser colocados em prática. A técnica "queda na mascara" (ver dicionário militar), foram muito bem executas por 3 Papa Trilhos - O Fernando San, a Helena San e o Paulo Alex San (ou a minha pessoa!).

Ainda sem qualquer sucesso nas buscas, já estávamos a efectuar o regresso, quando somos confrontados com pistas irrefutáveis da passagem camuflada de D. Sebastião por aquela região.

Continuámos em direcção à Mata da Machada, onde fizemos o registo fotográfico do grupo, após um agradável single track.

Antes de darmos por concluídas as buscas, ainda passámos pela ponte fetiche do Riky, Qta do Conde e chegada à Qta dos FF's. As buscas não foram conclusivas, mas não perdemos a esperança, pois a lenda também conta que este Rei iria regressar para ajudar Portugal nos dias mais sombrios. Não foi hoje, mas com as medidas de austeridade anunciadas, a probabilidade aumenta. Quem se quiser antecipar, poderá visitar o Mosteiro dos Jerónimos o Rei Filipe I mandou construir o Túmulo de Mármore onde supostamente o D, Sebastião repousa... mas o mistério continua!

As buscas foram protagonizadas em festejo do Ano Novo, com 50Km e 478m de acumulado de subidas.

1 comentário:

  1. Eu sei de fonte segura, que houve mais pessoal a sentir de perto o cheiro da terra molhada, mas fotos, neribi. Esquisito. Levantaram-se muito depressa. Ehehehehehe. Qual D. Sebastião, qual nevoeiro, qual quê.

    ResponderEliminar