PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Serra de Aires e Candeeiros - 2009-07-04 - 72Km

Reportagem de Ivo San

O sol acordou um pouco envergonhado, escondido por detrás das nuvens. Enquanto o despertador libertava um grito a dar as 6h50, o Papa Trilho Ivo lá se levantava com o maior sorriso estampado nos lábios.

Mala pronta? Feito! Bike pronta? Feito! Tomar o pequeno-almoço? Feito! Passear o cão? Feito! Com tudo isto feito, era só esperar pelo companheiro de pedaladas Edgar, pois havia desistido outro pedalante na véspera por motivos de saúde.

Cumprimentos efectuados, cavaqueira total, bikes para cima do carro, malas na bagageira do mesmo, mapa na mão (G.P.S. é coisa de meninos), cinto de segurança colocado, vamos partir… Ou não! O carro do Edgar não pega, várias tentativas e nada. Nem um sinalzinho de vida. Isto prometia.

Após vários minutos perdidos, e de uma viagem ao posto de abastecimento da BP na Moita no meu carro (ainda não percebi porque não tenho as malditas barras), para comprar uma bateria e nada. Só mesmo uns cabos para uma possível reanimação ao menino. Com um pouco de tosse lá começou a respirar, um ronronar tremendo, qual bateria nova qual quê. Nós vamos mesmo assim, carrega até lá, ou não fosse o espírito de descoberta e aventura que nos movimentasse. Acabamos por partir com mais de uma hora de atraso.

O destino era uma pequena localidade de nome Minde já inserida no parque natural da serra de Aires e Candeeiros, na qual iríamos deixar o tão polémico carro e onde acabaríamos por pernoitar.

Já com o carro arrumado na garagem, gentilmente cedida pelo proprietário da estalagem e devidamente equipados, lá seguimos para o nosso passeio. Seguimos inicialmente em direcção a Alcanena, passando por localidades com nomes no mínimo interessantes como Casais Robustos, Moitas Venda até Alcanena. Daí seguimos para Monsanto, Amiais de Cima e Vale da Trave, tudo por estrada nacional.

Pelo caminho começávamos a ficar ansiosos, pois a paisagem ao longe prometia.

Em Vale da Trave seguimos por um trilho muito bonito, onde estavam pedras e marcas no chão que assinalavam o caminho a tomar até ás grutas e algares, não fosse o parque da serra de Aires e Candeeiros o mais importante repositório de formações calcárias existentes em Portugal.

No meio do Vale, existente numa das muitas pedreiras estavam vestígios de pegadas de dinossauros, ainda tentamos acertar na qual seria, mas sem grande sucesso.

Uma das subidas que mais gozo nos deu a fazer, até ao miradouro onde tirámos a nossa linda foto de “grupo”.

De regresso fizemos o mesmo trajecto que nos tinha levado a tão belo sitio, onde todos os caminhos estavam que modos, emoldurados, por muros de pedra, com o verde sempre presente.

Foi um passeio muito agradável com cerca de 72Km, ao qual daria cinco estrelas não fosse a existência de mosquitos bastante persistentes nos trilhos mais técnicos, sendo assim dei 4,5 estrelas.

5 comentários:

  1. Espectáculo, grande aventura
    Parabéns, passeio muito bom, com dureza fisica e técnica quanto baste.
    Gostei muito de ler a reportagem, e pelo que li, temos um bom relator de voltas e passeios.
    Meu amigo para as melgas, temos anti-repelente, já ouviste falar? (eheh), não é totalmente repelente, mas onde passas nao te picam, mas picam por cima da roupa, tal como na volta do Sado.
    Meus parabéns e que repitas muitas vezes estas aventuras, força
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Um dia em cheio, bonitas paisagens, trilhos muito interessantes.
    Obrigado por partilharem a vossa experiência.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Ao Ivo e Edgar só tenho a dizer, que bonito passeio. Deu para ver que a paisagem era fantástica.A mensagem/Foto via telemovel na Serra de Aires deu para ver "... a grande Arquiologia... e onde estão as pegadas... Espetáculo"
    Parabéns e obrigado por partilharem esses bons momentos. É bom pedalar com a Natureza
    Beijinhos
    Helena San

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    As peripécias fazem parte destas andanças e não deixam de fora os preparativos, neste caso, o transporte. Mas felizmente tudo se resolveu. Pelas fotos e descrição do passeio, vejo que vaguearam por trilhos bastante interessantes. Interessantes no campo BTTista, natural, cultural e histórico.
    Se o passeio foi 5 estrelas e os trilhos 4,5 estrelas, então à reportagem e dou a nota de 7 estrelas!!! Fomos presenteados com um conjunto de palavras que nos põem dentro do cenário. Os meus parabéns ao Ivo.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  5. BTT ROTA DOS MOINHOS 2 DE OUTUBRO 2011 MONSANTO-ALCANENA

    BTT ROTA DOS MOINHOS 2 DE OUTUBRO 2011 MONSANTO-ALCANENA

    CONCENTRAÇÃO: 8.30 CAMPO DO PIÃO
    PARTIDA: 9.30

    PASSEIO: 25 KM
    RAID: 45 KM

    RAID CRONOMETRADO COM PRÉMIOS ATÉ AO 5 CLASSIFICADO

    1º 75 RODAS
    2º 50 RODAS
    3º 30 RODAS
    4º TROFÉU
    5º TROFÉU

    PRÉMIOS PARA AS SENHORAS NO RAID

    1ª CARTÃO OFERTA DE 25€ DA CLÍNICA PULSAZIONE
    2ª CARTÃO OFERTA DE 25€ DA CLÍNICA PULSAZIONE

    CASO NÃO EXISTAM SENHORAS A PARTICIPAR NO RAID OS PRÉMIOS SERÃO ATRIBUÍDOS NO PASSEIO.
    inscrições em bttrotadosmoinhos2011.blogspot.com

    ResponderEliminar