PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Passeio de S. João, Figueiró dos Vinhos - 2009-06-14 - 46Km

Para este dia estava prevista mais uma participação dos Papa Trilhos num passeio organizado. A viagem será até Figueiró dos Vinhos, no centro no país para visitar os nossos camaradas Rodas Voantes. Trata-se o 4º Passeio de S. João.

Para os 4 Papa Trilhos participantes o dia começou ainda de madrugada. Fizemo-nos à estrada às 05.30h e chegámos a Figueiró às 08.00h. O secretariado tinha acabado de abrir e fomos logo levantar os nossos dorsais e algumas lembranças.

Figueiró dos Vinhos pertence ao Distrito de Leira. Abrange uma área total com cerca de 174Km2 (Concelho) onde podemos apreciar desde a serra até à Ribeira do Alge e o Rio Zêzere. O concelho recebeu foral do infante Dom Pedro Afonso, filho de Dom Afonso Henriques, em 1204. De entre os monumentos a visitar em Figueiró dos Vinhos, podem-se destacar destacar a Igreja de São João Baptista, Torre da Cadeia, Convento de Nossa Senhora do Carmo e O Casulo - Casa de Malhoa.

Enquanto a hora da partida não chegava, travámos conhecimentos com os Rodas Voantes e outros participantes.

Somente o CaJo San e o Paulo Alex San iriam pedalar, mas as 2 meninas (Marlene San e Helena San) estavam lesionadas.

A partida para o passeio deu-se com algum atraso. O tempo que estava um pouco nebuloso aparentava ajudar os participantes. As primeiras pedaladas foram pelas estradas da vila. Subimos até um parque onde entrámos em alguns single tracks entre árvores e algumas raizes. Estes trilhos tinham muitas folhas no chão o que dificultava a controlo do bike. Era necessário ter alguma atenção às travagens, senão poderíamos ter um contacto imediato com alguma árvore.

Saímos de Figueiró e passámos a Aldeia Ana de Avis. Continuámos com alguns estradões e single tracks. As paisagens eram verdejantes e íamos avistando alguns pequenos cursos de água.

O percurso estava muito bem sinalizado e apesar da organização não ter disponibilizado com antecedência o track GPS, era fácil seguir as marcações de fitas e tabuletas e setas pintadas no chão e em pedras.

Passámos junto a uma praia fluvial onde estavam as nossas meninas a apoiar.

Uns Kms mais à frente tínhamos o 1º abastecimento. Recheado com sandes, fruta, águas e sumos, fomos provando o que por lá havia.

Já estava metade do percurso feito, e segundo os entendidos os últimos Kms seriam os mais complicados. Seguimos em direcção à barragem de Bouçã. Até fizemos uma longa descida até aos trilhos que contornavam o Rio Zêzere. As paisagens eram espectaculares, ali com o rio mesmo ao lado.

A Barragem da Bouçã foi construída no Rio Zêzere, entre os concelhos da Sertã e Figueiró dos Vinhos, junto à pequena localidade da Bouçã, a jusante da barragem do Cabril e a montante da barragem do Castelo de Bode. A construção foi dada por terminada em 1955. A barragem tem uma altura de 63m. A particularidade desta barragem é que a descarga é efectuada por cima, conforme o controlo de água efectuado nas barragens a montante.

Junto à barragem tínhamos a grande subida do passeio. A inclinação era elevada e as pedras que estavam no trilho também não ajudavam. Para aumentar a dificuldade, havia chuvido um pouco que tornava todo aquilo mais escorregadio.

A seguir à Atlaia iniciámos uma longa subida que nos levou até à estrada nacional em direcção a Figueiró.

Depois de 46Km, chegámos a Figueiró. Seguiu-se um belo banho. 1º foram as bikes e a seguir fomos para os balneários da piscina municipal onde desfrutámos de água quentinha. O almoço era mesmo ao lado, no mercado. O porco ainda estava a assar e conforme ia ficando pronto, era cortado directamente para os nossos pratos. Acompanhado de arroz de feijão, foi um belíssimo almoço.

A festa terminou com o sorteio de alguns prémios. Aos Papa Trilhos foram entregues uns punhos que saiu à Helena San.

Em resumo, foi um passeio muito agradável com bons trilhos e paisagens muito bonitas. Teve algumas zonas mais duras, fruto do perfil do terreno. O ponto alto foi o contornar da albufeira de Bouçã. Fomos muito bem recebidos - desde a organização (um abraço para o Abílio e restantes Rodas Voantes), pelas autoridades (GNR) e pelos bombeiros que permitiram às nossas meninas seguirem-nos em muitos pontos de passagem do percurso (beijinhos para a Isilda).

Registei alguns troços do percurso através de um pequeno video.


Foram 46Km com 1273m de acumulado de subidas. Ver estatísticas.


Participantes (2): Paulo Alex San, CaJo San


View Larger Map



Bibliografia:
- site Figueiró dos Vinhos
- Wikipédia

Video: filmagem e edição por Paulo Alex San

9 comentários:

  1. Olá,
    Belas imagens.
    Mais uma grande passeio que tenho pena não ter podido participar.
    Beijos e Abraços

    ResponderEliminar
  2. Os Papa Trilhos continuam a deixar a sua marca por onde passam através do gosto pelo BTT, pela sua simplicidade e acima de tudo pelo companheirismo, amizade e boa disposição que contagia qualquer pessoa que esteja por perto.
    Belo passeio efectuado pelo Paulo Alex San e Cajo San excelentemente acompanhados pela Marlene San e a Helena San.
    Beijinhos e Abraços

    ResponderEliminar
  3. Exelente reportagem.
    O passeio ficará na agenda certamente! Mais uma vez os papatrilhos muito bem representados, parabéns ao Paulo Alex e ao Cájó e claramente às senhoras, pela vontade de gritar sempre o nome "Papatrilhos".

    "puuuuuuuxxxxxaaaaaaaa"!!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Um dia muito bem passado.
    Fica o convite para que no próximo ano este passeio esteja nas agendas de mais Papatrilhos. Eu espero poder faze-lo a pedalar, é claro.
    Não posso deixar de partilhar com os restantes elementos do grupo que Figueiró dos Vinhos é um lugar Espetacular,o pessoal do Staff cinco estrelas, a comidinha sem palavras.
    Mais uma coisa, a companhia/ condutora particular(Marlene)e também ao GPS( Isilda) o muito Obrigado
    Helena San

    ResponderEliminar
  5. Para ti Paulo, o video está espetacular, Parabéns.

    ResponderEliminar
  6. Excelente passeio, excelente camaradagem, excelente almoço e excelente reportagem. Depois de ler, ver as imagens e o vídeo foi como se tivesse feito a prova convosco. Pelo descrito para o ano vai ser em maior numero o contingente de Papa Trilhos a aderir a este passeio.
    Beijinhos e Abraços.
    As melhoras para as meninas.

    ResponderEliminar
  7. Excelente passeio, sim senhor, a repetir. Primeiro, dar os Parabéns a toda a Organização de Figueiró dos Vinhos, pela forma atenciosa e carinhosa como nos recebeu, sem esquecer claro o pessoal da GNR e dos Bombeiros. Segundo, o percurso estava muito bem marcado e não deixava dúvidas para onde se ia, sómente no início, havia ali uma passagem para a estrada um bocadinho perigosa e não assinalada. Terceiro, grande referência ao pessoal que nos acompanhou durante o percurso e que nunca nos abandonou, incondicionalmente, devem ser conhecedores do lema dos Papa Trilhos "não deixamos ninguém ficar para trás". Quarto e último, o repasto e a confraternização no final, excelente. Um grande bem aja para todos eles e obrigado.
    Ao meu amigo e camarada Paulo Alex San, excelente reportagem e do vídeo, sem palavras. Se alguém de Hollywood vê estas curtas metragens, vai virar coisa séria. E os actores parecem mesmo prós a fazerem aquilo, como por exemplo, aquele individuo a passar a bicla na ribeira, espectáculo.
    Um grande abraço
    Cajo San

    ResponderEliminar
  8. Porra, repeti a palavra excelente 3 vezes, grande vergonha.

    ResponderEliminar
  9. Ainda vou levar um enxerto de porrada quando as nossas maiores apoiantes, Marlena San e Helena San, agora mais conhecida pela saltitona, virem que eu me esqueci delas. Mentira, não me esqueci não. Um grande apreço por tudo o que fizeram por nós, aquele apoio frenético, que só elas sabem fazer, aquele convencimento, até ao pessoal da GNR e dos Bombeiros para que as deixassem ir com eles, só para nos verem e gritar, e ajudar e .... tudo. Obrigado também a elas e as melhoras às duas. A Helena amanhã bem cedo vai ser submetida a intervenção cirúrgica, dia 18JUN09. Oxalá seja um momento pequenino e que corra tudo bem.
    Bêjos.

    ResponderEliminar