GALA PAPA TRILHOS 2017 - 10º ANIVERSÁRIO - 01 de Dezembro. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- renovação do seguro da FPCUB 2017 - consulta.
- Ecopista do Dão, 16 e 17 Setembro - informações. CANCELADO


quinta-feira, 30 de julho de 2009

by night no "O Praticante"

A revista "O Praticante" é uma publicação de carácter desportiva com mais de 5 anos de existência.


Para além da revista, também existe o blog na internet. O endereço do blog é http://opraticante.bloguedesporto.com e no dia 29 de Julho publicou um pequeno texto referente ao Papa Trilhos by night.

Convido-vos a ler em http://opraticante.bloguedesporto.com/34407/Passeio-de-BTT-Nocturno-Papa-Trilhos-by-night/

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Passeio à Qta da Machada e Arrábida - 2009-07-26 - 52Km

O Parque das Lagoas ainda apresentava vestigios festas, mas estava abandonado de pessoas. Apenas se avistava o segurança que guardava os LCD's do stand da Câmara do Seixal. Nós, os Papa Trilhos e alguns amigos, fomos chegando ao largo. Reunidos e prontos para pedalar, iniciámos a marcha para a Qta do Conde. Pelo caminho ainda telefonou o Jorge Gois que se havia atrasado ("não está aqui ninguém... não há voltinha?"). Foi ter connosco à Qta do Conde.

Saímos da Qta do Conde e direccionámos-nos para uns trilhos em direcção à Qta da Machada. Passámos uma pequena ponte onde já tinha falta de algumas tábuas. Uns a pé, outros de bike, todos pousaram para a foto.

Seguimos por uns trilhos junto à linha do comboio até à entrada do túnel da Penalva. Depois vieram umas subiditas e logo a seguir os trilhos junto à vedação da base militar. Chegados à Qta da Machada, a areia tomou conta de nós. Troços após troços tivemos de andar também um pouco a pé - faz parte! - comentavam alguns.

Com a Qta da Machada já para trás, seguimos paralelos ao IC21 para depois irmos em direcção a Cabanas.

Nas Cabanas, após um curto desencontro entrámos na Arrábida. Era a subir e depois... continuámos a subir. Algumas pedras apresentavam uma dificuldade acrescida e o resultado está à vista. Uns a pé e outros de bike. (na foto só foram apanhados os que iam a pé!)

Foi o inicio de um trilho bastante agradável. Não era um single track, mas também não era possível irem 2 lado a lado à larga. Este trilho levou-nos ao trilhos que vem dos moinhos de Palmela. As paisagens eram a condizer.

Etapa seguinte - o Cai de Costas. Todos começámos e todos chegámos lá cima. Ninguém ficou cá em baixo (o que não quer dizer que todos tenham feito o Cai de Costas de bike). O Marco San, cujos treinos secretos ou outros adereços que desconhecemos (além do Nestum), pedalada após pedalada deixou muitos a pé para trás - belíssimo! Foi aberto um inquérito para averiguar a legalidade de tal performance. Aceitam-se desde já alguns palpites! Mais à frente parámos junto a uma casa onde pedimos à senhora que lá habitava para nos abastecer de água.

Depois das Necessidades, rumámos para o trilho do moinhos dos Cucos, que já está novamente aberto aos BTTistas (já estávamos com saudades deste trilho). No final do trilho parámos para energizar o corpo e mente e protagonizámos a foto de família.

Avançámos até à subida dos Picheleiros mas em vez de descermos para o Parque de Campismo, fomos por uns trilhos que nos levaram até Azeitão. Pelo caminho, o Mário San que havia ingerido umas coisas de laranja, não precisou de ir ao mato, mas a bike acusou o toque, neste caso, através de um furo.

O passeio continuou com o regresso a Fernão Ferro. Antes, mais um obstáculo superado com a passagem de uma ribeira por cima de uma árvore - isto de todo o terreno não é brincadeira.

O Paulo Felix que anda em treinos para poder reparar um furo quando a Dora tiver um furo, resolveu testar os conhecimentos adquiridos na sua bike. Pois é... foi mais um furo, mas foi o Rikybike San que assumiu o controlo. O Felix nem largava a bike para a suspensão não tocar no chão!

Seguimos para a Qta do Peru e com o Jorge Gois a desejar chegar ao destino, concluímos a nossa voltinha após 52Km.

Foi um passeio com alguns trilhos novos e muito calor. Os obstáculos testaram a nossa polivalência (palavra da moda no mundo laboral), que passámos com distinção.


Participantes (12): Paulo Alex San, Nelson San, Ni San, Carlos Prazeres San, Rikybike San, Mário San, Carlos Duarte, Zé Luis, Jorge Gois, To Ze San, Paulo Felix, Marco San.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Ponto de Encontro

Para muitos, as férias já começaram ou estarão para breve. Mas mesmo assim há quem queira dar umas pedaladas em vez de ir até à praia.

Assim, aqui fica o programa das festas para esta semana:
(devido a compromissos "aniversariais", não teremos voltinha nocturna na 5ª feira)
- sábado, dia 01: Voltinha das Aspirantes. Ponto de encontro às 17.30h no Parque das Lagoas
- domingo, dia 02: Voltinha domingueira dos Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas ou às 08.20h na Qta do Conde.

VOLTINHA DOMINGUEIRA
Foi sugerido para esta voltinha a ida até ao ponto mais alto da serra - posto de vigia.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Papa Trilhos by night 2009 - O Video

Depois da nossa 2ª edição do by night, entramos em época de rescaldo. Já temos as fotos online, a reportagem também já foi publicada. Pois é... o vídeo...

Aqui fica um pequeno vídeo com quase 3 minutos que é exactamente a introdução do vídeo original que tem 34 minutos.


O vídeo original em suporte DVD está disponível para quem quiser através de encomenda com o custo de 6€. Esta quantia reverte na integra para a conta dos Papa Trilhos.

As encomendas poderão ser efectuadas através do envio de um mail para papatrilhosbtt@papatrilhos.com, indicando nome, morada e o modo de entrega (correio ou entrega em mão).

O pagamento deverá ser efectuado para o NIB 0007.0000.00614890276.23 e enviar o respectivo comprovativo por mail.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Voltinha das aspirantes - 2009-07-19 - 36 Km

Reportagem por Dora

Ao contrário do que é costume, a voltinha das Aspirantes teve lugar no Domingo de manhã.

Por volta das 9h o pessoal começou a juntar-se no recinto da feira (antigo Parque das Lagoas). Partimos, devagar devido ao cansaço do by night, em direcção à Quinta Valenciana, Apostiça e depois Verdizela, onde abastecemos.

Desta vez fizemos um percurso diferente e fomos até à Fonte da Telha. Subimos até à NATO e voltámos a entrar na Apostiça. Aí tivemos que desmontar e empurrar as bikes devido ao excesso de areia.

Estava já muito calor e o caminho de volta foi mais difícil principalmente para o Leandro porque teve um problema na bicicleta.

Para terminar tirámos a foto de grupo, subimos a estrada velha de Sesimbra e lá terminámos com sucesso esta aventura.

Foi um passeio maior e diferente do habitual mas todos gostámos muito. Há que repetir!

Participantes (11) : Aspirante Dora, Aspirante Bela, Aspirante Sónia, Aspirante Sandra, Paulo Félix, Ni San, Tó Zé San, Mário San, Nelson San e Juniores Pedro e Leandro.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Papa Trilhos by night 2009 - 2009-07-18 - 32Km

O Papa Trilhos by night 2009 teve lugar no 1º dia de festas de Fernão Ferro. Foi a 2ª edição do nosso passeio de BTT nocturno, que este ano contou com a participação de 29 pedalantes.

Para esta edição estavam programados 32Km desde Fernão Ferro até a nossa Serra da Arrábida, e volta, com um acumulado aproximado de 600m. Na noite anterior foi efectuada a verificação do percurso. E estavam todas as condições reunidas para a invasão dos pirilampos pelos esses trilhos fora.

O staff chegou antes da hora marcada para preparar a entrega das pulseiras e dorsais (não deixámos nada ao acaso!). Eram 19.00h. A pouco e pouco começaram a aparecer os primeiros BTTistas. A agitação era grande. Entre o nervoso miudinho da organização, passando pelo grande nº de pessoas que já estavam na festa a assistir à garraiada. Os lugares para estacionamento eram escassos.

Depois de entregues os dorsais, fizemos um pequeno briefing para alguns apelos aos participantes. Desde algumas regras imprescindíveis a este tipo de passeios, até aos devidos cuidados identificados em alguns troços do percurso.

Os guias Papa Trilhos que faziam a honra deste passeio e estavam distribuídos entre os participantes. À frente tínhamos o Rikybike San e o Mário San. A meio, o To Ze San e o Ni San, controlavam o pelotão e cá trás, o Mimosa San e o Nelson San fechavam o grupo garantido que ninguém ficava para trás.

A GNR posicionou-se para nos acompanhar até entrarmos no 1º trilho e... deu-se o inicio. As nossas meninas do staff haviam providenciado uns foguetes de papelinhos vários para marcar o momento.

Fizemos as 1ªs pedaladas em direcção ao estradão da Qta do Peru. Estávamos dentro do horário programado e ainda era dia. Junto da Qta do Peru havia uma grande agitação dos bombeiros. Esta era uma das situações já previstas e que teríamos de ter alguma atenção. No dia anterior deflagrou um incêndio que propagou-se pelo mato dentro, passando junto à Qta do Peru e entrando na Apostiça. O movimento de bombeiros era grande, já que nesta noite o incêndio havia-se reacendido. Não havia qualquer perigo para o passeio, mas era notório o cheiro a fumo.

De vez em quando lá tínhamos de nos desviar para passarem alguns carros de bombeiros, mas sem qualquer tipo de problema.

Seguimos em direcção à Aldeia de Irmãos. No cruzamento tínhamos o nosso staff a auxiliar a passagem, por causa do transito da estrada nacional. O Mimosa que havia ficado um pouco para trás, chegou com o pneu traseiro vazio. Era o 2º furo em voltas consecutivas. Breve pausa para resolver a questão e seguimos viagem. O Rui San que teve de fazer parte do staff devido a um problema no joelho (de acordo com a informação por ele fornecida, embora os comentários fossem outros...), ainda deu uma mãozinha.

Depois da Aldeia de Irmãos, chegámos à estrada de Azeitão onde mais uma vez o nosso staff estava a controlar o transito para a nossa passagem.

Entrámos na Arrábida pela subida dos picheleiros seguindo-se uma longa descida até ao Parque de Campismo. O Mimosa San, mais um vez queixou-se da sua bike - novo furo! Analisado o problema mais ao pormenor por mão de obra especializada e... não era 1, nem 2, nem 3... mas 5 picos espetados no pneu. Assim não havia câmara de ar que resistisse!

As pedaladas continuaram e a noite já se tinha instalado. A chegada aos Casais da Serra já cheirava a abastecimento. Parámos no inicio do estradão das pedreiras onde tínhamos montado o arraial. Entre alguma confusão íamos sendo brindados com uns sacos térmicos (cortesia do Mimosa) com um sumo, um pacote de leite e uma garrafa de água. À parte ainda saboreámos uns belíssimos pãozinhos com chouriço.

Já de estômago aconchegado, seguimos viagem atravessando a Aldeia da Piedade. Ainda nos aproveitámos do chafariz local. A nossa passagem não passou despercebida e alguns locais vieram cá fora ver o que ali se passava. Passámos depois junto à Qta de Catralvos e regressámos pelo mesmo estradão da ida junto à Qta do Peru. À chegada à estrada nacional junto a Fernão Ferro, já estava a GNR à nossa espera. Foi ao som das sirenes que entrámos em Fernão Ferro até ao Parque das Lagoas em plenas festas populares. A curiosidade tomou conta de quem ali estava e nós, invadimos a entrada da festa.

A ceia esperava-nos e depois de arrumarmos as nossas bikes, fomos-nos sentando junto ao estendal do pão com chouriço. Estava tudo à nossa disposição, desde bifanas, salsichas, pão com chouriço, e outras iguarias. Tudo à completa descrição, incluindo bebidas. Enfim, tudo coisas que o pessoal não gosta...

Ainda antes do final da noite foram distribuídas as lembranças do passeio. Um saco Papa Trilho com uma t-shirt alusiva ao evento, canetas, galhardete da freguesia, entre outras coisas. Apenas uma recordação simbólica do passeio.

A Superbikes pela mão do Paulo Godinho, que também participou no passeio, aproveitou o ambiente de festa para ofertar aos Papa Trilhos uma caixa com vários produtos de nutrição desportiva, fruto da relação entre os Papa Trilhos e a loja Superbikes. Aqui fica o registo do momento para mais tarde recordar.

Foi um passeio embrulhado em ambiente de festa e convívio, muito agradável! Podemos também desfrutar de sensações únicas características de pedalar à noite onde a progressão apenas iluminada com os fotões das nossas lanternas desmitifica os trilhos no horizonte nocturno da nossa Serra. De salutar o espírito com que os participantes encararam o passeio, proporcionando momentos inesqueciveis - desde conversas a piadas momentâneas, situações caricatas, a quedas não programadas...

As palavras seguintes são de agradecimento a todos cujo empenho, trabalho e disponibilidade permitiu a realização deste passeio. Uma nota especial ao nosso staff que contribuiu para passagem em segurança nos vários pontos de transito e toda a logística necessária ao passeio. Os parabéns às meninas, pois sem elas não teria sido possível concretizar mais uma etapa deste projecto.

Ainda de referir os apoios da Lactogal e da Junta de Freguesia de Fernão Ferro.

Foram 32Km com 567m de acumulado de subidas. Ver estatísticas.



Ver mapa maior

Esperamos encontrar-vos num qualquer trilho perto de si... Até já!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Aniversário de Nuno Lopes San - 2009-07-22

Hoje temos mais um aniversariante Papa Trilho. O Nuno Lopes San está de parabéns. Após uma intensa pesquisa nos nossos álbuns de fotos, descobrimos esta foto apropriada ao dia.
Nuno Lopes says: "Today, I'm the man!"

Parabéns!

terça-feira, 21 de julho de 2009

Ponto de encontro

O by night já lá vai... aguarda-nos agora o regresso às nossas voltinhas habituais.

Programa das festas para esta semana:
- 5ª feira, dia 23: voltinha nocturna. Ponto de encontro às 21.00h no Parque das Lagoas
- sábado, dia 25: Passeio das Aspirantes. Ponto de encontro às 17.30h no Parque das Lagoas
- domingo, dia 26: voltinha domingueira dos Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas

terça-feira, 14 de julho de 2009

Passeio BTT Campo Maior - 2009-07-11 - 44Km

O fim de semana começou mais cedo. Ao inicio da noite de 6ª feira, os Papa Trilhos fizeram-se à estrada a caminho do Campo Maior para participarem em mais um evento de BTT. Pelo caminho ainda fizemos uma pequena paragem para saborear as típicas bifanas de Vendas Novas.

Chegámos a Campo Maior já passava das 01.00h da manhã e fomos descansar para o dia seguinte. De manhã, depois da alvorada, começámos os preparativos para o passeio. A partida estava agendada para as 09.00h junto ao estádio. Já havia bastante movimento entre os participantes para as várias modalidades - BTT, cicloturismo e caminhada. Fomos levantar as lembranças e lá nos posicionámos para o inicio do passeio.

Começámos a pedalar praticamente sem atrasos. Os primeiros quilómetros foram a habitual voltinha da praxe pelas ruas da vila. Vários populares observavam toda aquela romaria de bikes. Saímos depois da vila e iniciámos o percurso em trilhos pelas planícies alentejanas. Com uma temperatura quente mas agradável para a pratica do BTT, lá fomos andando e esperando. Pelo caminho efectuámos várias paragens para reagrupamento dos participantes, pois estávamos num passeio guiado.

Campo Maior, é uma vila pertencente ao distrito de Portalegre. Conta com cerca de 8.000 habitantes distribuídos pelos seus quase 250.000Km2. É a segunda maior vila do Alentejo e, no horizonte, podemos avistar a vizinha Espanha, onde muitos habitantes preferem fazer as suas compras, por motivos económicos. Campo Maior também é protagonizada pela industria do café através da marca Delta. É o sector que mais desenvolvimento trás à região, não só económicos, como também em empregos.

Retomando o nosso passeio, ainda antes do abastecimento na vila, o Mimosa San, depois de mais um raio partido, teve um furo.

O abastecimento foi sensivelmente a meio do percurso, ao quilómetro 26. A paragem foi efectuada no jardim da vila e tivemos direito, além de água (que não faltou em todo o passeio), uma peça de fruta e uma barra.

Nesta pausa, aproveitámos também para tirar a foto de grupo (ou pelo menos, tentámos...)

Nesta fase do passeio, alguns participantes optaram por ficar por aqui, incluindo algumas meninas e meninos Papa Trilhos. Os restantes seguiram para completar os restantes quilómetros. Esta 2ª fase seria com uma dificuldade maior que anterior.

No entanto, as dificuldades iam sendo superadas pelas nossas meninas estreantes em passeios que, com determinação, iam completando o percurso.

Após 44Km chegámos a Campo Maior onde nos aguardava um banho e um almoço oferecido pela organização.

Embrulhados em alguma confusão, lá íamos conseguindo que nos servissem algumas febras e sardinhas. Era tudo à descrição, incluindo as bebidas.

O Mário San e a Bela ainda foram desmoer o almoço, experimentando novas sensações.


A festa continuou pelo dia fora e noite dentro. Estava preparado um espectáculo com várias actuações com gentes da terra, que animou a festa. Para as crianças, haviam insufláveis onde entre pulos e encontrões, garantiam a diversão dos mais pequenos.

O regresso a Fernão Ferro foi somente no dia seguinte, com paragem em Vila Fernando onde o momento alto foi protagonizado com o belíssimo almoço, improvisado, mas de qualidade! Entre migas, carne de alguidar, galinha e doces vários, com muito esforço, conseguimos repor todas as calorias gastas no passeio!

Foi um fim de semana agradável, com o passeio de BTT bastante acessível e que permitiu a participação de muitos Papa Trilhos. O convívio foi excelente, não só entre os Papa Trilhos, como também com as pessoas da Terra, que nos receberam como se fosse a nossa casa.

Agradecimentos à Juliana, Zé, Elsa, Paulo Soeirinho, Edgar, Amigos da Pinga, ...


Video: filmagens e edição por Paulo Alex

Foram 44Km com 602m de acumulado de subidas. Ver estatísticas.



View Larger Map

Este passeio teve direito a 2 videos, este filmado e editado pelo Rui: