FESTAS FELIZES. BOM ANO de 2018.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- Tróia/Sagres, 16 Dezembro - informações. Actualizado em 2017-11-27.
- Seguro FPCUB 2018 - informações.


terça-feira, 30 de junho de 2009

2009-06-24 Figueiró dos Vinhos 52km

No dia 14 de Junho o Paulo Alex San e o Cajo San fizeram o 4º Passeio de S. João em Figueiró dos Vinhos. Desta vez, estavam o Paulo Alex San e o Rui San para fazerem uma volta pelo percurso do passeio, em dia de S. João em que o Paulo Alex San foi o guia.

Começámos por adaptar o percurso ao local onde estávamos a pernoitar e, começámos em Vale do Rio subindo até Figueiró dos Vinhos passando pelo Douro, numa subida constante ao longo de de 6 km.
Em Figueiró dos Vinhos entrámos no percurso do4º Passeio de S. João, com zonas de trilhos e estradões alguns dos trilhos bem técnicos de muita beleza e sempre com uma característica em todos eles, a muita tranquilidade que ali se vive, em que nos dirigíamos para a Aldeia de Ana de Aviz e depois descemos até à Praia Fluvial com o mesmo nome, local muito bonito, mas que devido ao céu encoberto e pouco dado a banhos, não tinha ninguém à excepção do nadador salvador, que prestou auxilio ao Rui San ao limpar e desinfectar um ferimento que tinha feito no percurso até aqui, ao qual agradecemos a sua prontidão de ajuda.


Prosseguimos o nosso passeio passando por Ervideira até chegarmos à EN236-1, bem perto do IC8, onde tornámos a entrar por trilho passando por Pinheiro Bordalo, Carvalheira Pequena, Altardo, Graça até chegarmos à margem do Rio Zêzere, que nos proporcionou uma vista fabulosa com uma enorme sossego, tranquilidade.


Daqui até perto da Barragem de Bouça foram 8 km a acompanhar o rio e, chegados perto da Barragem uma subida de respeito, aliás quase sempre a subir até à Atalaia Cimeira e pela subida podemos apreciar toda a imponência e beleza da Barragem e paisagem circundante.

Na Atalaia Cimeira efectuámos abastecimento líquido e seguimos com destino ao nosso ponto de partida desta volta, passando por Cabeço do Penedo, Marvila até à Aldeia Cimeira e Bairradas.
De Bairradas até Vale do Rio fizemos por estrada.

Volta muito simpática, percurso muito bonito com paisagens lindas e troços com dificuldade técnica e física acentuada.
A salientar um facto, o percurso do 4º Passeio de S. João encontra-se quase na sua totalidade marcado e, isto não deveria ter acontecido e nem deveria acontecer ou seja, é uma chamada de atenção à organização deste passeio assim como a outras tantas que depois do evento não retiram as marcações dos passeios / maratonas por este país.

Volta com 52 km e um acumulado de 1459m Participantes: (2) Paulo Alex San e Rui San



Video: filmagens e edição por Rui San

Ponto de Encontro

Para esta semana, propõe-se as seguintes voltinhas:
- 5ª feira, dia 2: voltinha nocturna. Ponto de encontro às 21.00h no Parque das Lagoas.
- sábado, dia 4: Passeio das Aspirantes. Ponto de encontro às 17.30h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 5: voltinha domingueira dos Papa Trilhos. Ponto de encontro no Parque das Lagoas ou na Qta do Conde. - ACTUALIZAÇÃO 2: voltinha com o pessoal da Oranje. Percurso da voltinha do Sado. Dado tratar-se de uma voltinha com cerca de 80Km e o calor que tem estado, sugere-se ponto de econtro no Parque das Lagoas às 07.30h ou na Qta do Conde às 07.45h

Sugestões de percursos?

PS: as voltinhas poderão estar condicionadas às condições climatéricas do momento.

ACTUALIZAÇÃO
Voltinha de reconhecimento do by night - sábado, dia 4 às 08.30h no Parque das Lagoas.
Importante irem todos os guias para conhecerem o percurso!
Guias: Rikybike, Rui, Ni, To Ze, Mimosa, Nelson, Arsénio Mário.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Tejo Ciclável - 2009-06-21 - 78Km

Para hoje estava programado um dia especial - a passagem da Ponte Vasco da Gama de bike. Não é coisa que possamos fazer todos os dias. Iniciámos o dia com o habitual ponto de encontro no Parque das Lagoas. Começámos por arrumar as bikes e fizemo-nos à estrada em direcção ao Parque Tejo.

Este passeio era organizado pela FPCUB. A partida estava agendada para as 08.30h, mas atrasou cerca de 30 minutos. Ainda encontrámos neste passeio o nosso companheiro dos Rodas Voantes - o Zé Carlos GT.

Saímos de Parque Tejo em direcção a Vila Franca de Xira. Desde o inicio que o ritmo foi elevado, rondando os 25Km/h de média. Tínhamos poucos Kms percorridos quando tivemos de parar para auxiliar o Ni San num pequeno problema no pneu da frente. Rapidamente perdemos o pelotão.

Passámos a ponte de Vila Franca e fomos em direcção a Alcochete.

Em Alcochete estava programado um abastecimento. Quando chegámos, qualquer semelhança entre o que nos deparámos e um abastecimento, era pura coincidência. Já não havia água. Para o dia de calor que estava, era uma falha muito grave da organização. O que nos valeu, foram as meninas que forma ter connosco ao parque do Freeport e forma comprar águas para nos abastecermos.

Após uma paragem de cerca de 45 minutos, iniciámos a marcha para a Ponte Vasco da Gama. Entrámos na ponte e iniciámos o ponto alto deste passeio.

Fizemos algumas paragens para admirar a paisagem e tirar algumas fotos.

A Ponte Vasco da Gama foi inaugurada a 4 de Abril de 1998. Tem uma extensão de 17,3Km, tornando-a na 5ª mais extensa do mundo e o seu ponto mais alto está a 148m, sendo das mais altas construções de Portugal.

Pelo caminho ainda encontrámos alguns participantes do Lisboa Bike Tour mais atrasados que se realizou no mesmo dia. Chegámos o Parque Tejo e fomos arrumar as nossas bikes. Não foi possível tirar a foto de grupo, pois quando cheguei, já alguns Papa Trilhos haviam partido de regresso a casa.

Ainda encontrámos o Sr José Morais da FPCUB com quem trocámos algumas conversas com especial incidência à falta de água durante o passeio - nem no abastecimento, nem à chegada. Como a sede era muita, antes de chegarmos a casa ainda parámos para nos refrescarmos.

Foi uma passeio com características de cicloturismo, um ritmo mais elevado que o BTT. A maior critica vai para a falta de água no abastecimento. O passeio valeu pelo simbolismo de passar a ponte de bike.


Foram 78Km com 403m de acumulado de subidas. Ver estatísticas.


Participantes (13): Paulo Alex San, CaJo San, To Ze San, Nelson San, Mário San, Marco San, Nuno Lopes San, Paulo Felix, Ni San, Nelly San, Paulo Alhinho San, Fonseca, Martinho


View Larger Map



Video: filmagem e edição - Paulo Alex

quinta-feira, 25 de junho de 2009

2009-06-21 1º Dia de Verão na Arrábida 51km

Para o dia de hoje um grande número de Papa Trilhos iam para o passeio "Tejo Ciclável", organizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizador de Bicicleta, onde iriam atravessar a Ponte Vasco da Gama, mas apesar de haver este passeio também estava agendada a normal volta domingueira, ainda por cima no primeiro dia de Verão.À hora marcada compareciam 2 elementos (Fernando Lapa e o Rui San), um compasso de espera a ver se aparecia alguém e fizemo-nos à estrada até à Quinta do Conde onde nos aguardavam o Rickybike San e o Mimosa San.
Grupo formado e lá fomos em direcção à Arrábida, passando por Cabanas até chegarmos ao Cai de Costas e seguimos até ao Alto das Necessidades por trilhos e estradões.
Aqui chegados reunimos o grupo e prosseguimos até ao Moinho do Cuco, local por onde já não passávamos há algum tempo, depois de serem colocadas vedações, seguindo até perto da subida do Paraíso, passando depois pelas Quintas da Rampa, Nova e Califórnia, voltando a subir até à Quinta de S. Domingos depois de passarmos a rotunda de Picheleiros, descendo posteriormente até Azeitão onde efectuámos uma paragem para abastecimento, claro que não poderia faltar uma torta e água (o calor fazia-se sentir e bem).Abastecimento efectuado e era hora do regresso, seguindo até à Aldeia de Irmãos e, lá fizemos mais uma subida (segundo o Rickybike para digerir bem a torta) para seguirmos até à EN379-1 (a estrada que vai para Casais da Serra).Fizemos um pouco de alcatrão até passarmos o parque de merendas onde entrámos novamente em trilhos e estradões a subir até à Aldeia da Piedade, prosseguindo até à Quinta de Catralvos.
Aqui ainda andámos a experimentar novos trilhos e fomos dar ao estradão que nos levaria para a a Quinta do Perú. Aqui o Rickybike San e o Mimosa San tomaram o rumo para a Quinta do Conde e o Fernando Lapa e o Rui San seguiram para Fernão Ferro.A registar o furo do Fernando Lapa quase no final da volta.Voltinha muito simpática, um percurso muito bonito, numa manhã muito bonita e com muito calor.

Participantes: (4) Rui San, Rickybike San, Mimosa San e Fernando LapaVoltinha com 51 km e um acumulado de 904m.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

2009-06-20 - Voltinha das Aspirantes na Apostiça 19km

Sábado dia de calor e por esse motivo atrasou-se a hora do passeio para as 17h15.
Ao ponto de encontro começaram a chegar os participantes deste passeio.Grupo reunido e lá fomos em direcção à antiga estrada de Sesimbra, para prosseguirmos até ao heliporto e posteriormente até bem perto da Lagoa de Albufeira, local privilegiado para tirarmos a habitual foto de grupo.O regresso foi efectuado pelo percurso de ida.Tivemos 2 estreias nesta voltinha, os juniores Vasco e Rodrigo .Foi uma voltinha que, apesar de se prever com muito calor, foi muito agradável, não só pela companhia, mas também pela brisa que tornou a temperatura mais simpática para andar de bike.À chegada ao ponto de partida, uma curva mais fechada pelo Vasco e pelo Leandro e embrulharam-se e chão, mas sem mazela alguma em cada um.
Participantes: (7) Aspirante Sandra, Nelson San, Rui San, Jorge Nunes e os juniores Leandro, Vasco e Rodrigo. Voltinha com 19 km e um acumulado de 273m

terça-feira, 23 de junho de 2009

Nocturno até Azeitão - 2009-06-18 - 30Km

Em dia de semana, os Papa Trilhos lá se juntaram uma vez mais para uma voltinha nocturna. Com uma temperatura já bastante agradável à noite, estas voltinhas tornam-se bastante agradáveis. Como é habitual, o encontro foi no Parque das Lagoas.

Compareceram para esta voltinha 10 pedalantes. Saímos do Parque das Lagoas em direcção à Qta do Peru. Virámos para o estradão que vai a Azeitão e fizemos um trilho até à EN279.

Seguimos até Azeitão e iniciámos o regresso por forma a apanharmos o trilho da Qta do Peru.

A noite já estava cerrada e as silvas que se entre punham no caminho atrapalharam o Rui San que deu o mortal encarpado à direita com rodopio sobre o volante (nome técnico: queda). Não ficou muito mal tratado, pois já está a ficar calejado nestas exibições acrobáticas.

Já em casa, com a noite a convidar para um mergulho, houve quem não resistisse...

Foram 30Km com 372m de acumulado de subidas.


Participantes (10): Rui San, Rikybike San, Paulo Alex San, To Ze San, Marco San, Nuno Lopes San, Jorge Nunes, Nitrobiker San, Ni San, Paulo Felix.


View Larger Map