PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

terça-feira, 14 de julho de 2009

Passeio BTT Campo Maior - 2009-07-11 - 44Km

O fim de semana começou mais cedo. Ao inicio da noite de 6ª feira, os Papa Trilhos fizeram-se à estrada a caminho do Campo Maior para participarem em mais um evento de BTT. Pelo caminho ainda fizemos uma pequena paragem para saborear as típicas bifanas de Vendas Novas.

Chegámos a Campo Maior já passava das 01.00h da manhã e fomos descansar para o dia seguinte. De manhã, depois da alvorada, começámos os preparativos para o passeio. A partida estava agendada para as 09.00h junto ao estádio. Já havia bastante movimento entre os participantes para as várias modalidades - BTT, cicloturismo e caminhada. Fomos levantar as lembranças e lá nos posicionámos para o inicio do passeio.

Começámos a pedalar praticamente sem atrasos. Os primeiros quilómetros foram a habitual voltinha da praxe pelas ruas da vila. Vários populares observavam toda aquela romaria de bikes. Saímos depois da vila e iniciámos o percurso em trilhos pelas planícies alentejanas. Com uma temperatura quente mas agradável para a pratica do BTT, lá fomos andando e esperando. Pelo caminho efectuámos várias paragens para reagrupamento dos participantes, pois estávamos num passeio guiado.

Campo Maior, é uma vila pertencente ao distrito de Portalegre. Conta com cerca de 8.000 habitantes distribuídos pelos seus quase 250.000Km2. É a segunda maior vila do Alentejo e, no horizonte, podemos avistar a vizinha Espanha, onde muitos habitantes preferem fazer as suas compras, por motivos económicos. Campo Maior também é protagonizada pela industria do café através da marca Delta. É o sector que mais desenvolvimento trás à região, não só económicos, como também em empregos.

Retomando o nosso passeio, ainda antes do abastecimento na vila, o Mimosa San, depois de mais um raio partido, teve um furo.

O abastecimento foi sensivelmente a meio do percurso, ao quilómetro 26. A paragem foi efectuada no jardim da vila e tivemos direito, além de água (que não faltou em todo o passeio), uma peça de fruta e uma barra.

Nesta pausa, aproveitámos também para tirar a foto de grupo (ou pelo menos, tentámos...)

Nesta fase do passeio, alguns participantes optaram por ficar por aqui, incluindo algumas meninas e meninos Papa Trilhos. Os restantes seguiram para completar os restantes quilómetros. Esta 2ª fase seria com uma dificuldade maior que anterior.

No entanto, as dificuldades iam sendo superadas pelas nossas meninas estreantes em passeios que, com determinação, iam completando o percurso.

Após 44Km chegámos a Campo Maior onde nos aguardava um banho e um almoço oferecido pela organização.

Embrulhados em alguma confusão, lá íamos conseguindo que nos servissem algumas febras e sardinhas. Era tudo à descrição, incluindo as bebidas.

O Mário San e a Bela ainda foram desmoer o almoço, experimentando novas sensações.


A festa continuou pelo dia fora e noite dentro. Estava preparado um espectáculo com várias actuações com gentes da terra, que animou a festa. Para as crianças, haviam insufláveis onde entre pulos e encontrões, garantiam a diversão dos mais pequenos.

O regresso a Fernão Ferro foi somente no dia seguinte, com paragem em Vila Fernando onde o momento alto foi protagonizado com o belíssimo almoço, improvisado, mas de qualidade! Entre migas, carne de alguidar, galinha e doces vários, com muito esforço, conseguimos repor todas as calorias gastas no passeio!

Foi um fim de semana agradável, com o passeio de BTT bastante acessível e que permitiu a participação de muitos Papa Trilhos. O convívio foi excelente, não só entre os Papa Trilhos, como também com as pessoas da Terra, que nos receberam como se fosse a nossa casa.

Agradecimentos à Juliana, Zé, Elsa, Paulo Soeirinho, Edgar, Amigos da Pinga, ...


Video: filmagens e edição por Paulo Alex

Foram 44Km com 602m de acumulado de subidas. Ver estatísticas.



View Larger Map

Este passeio teve direito a 2 videos, este filmado e editado pelo Rui:

5 comentários:

  1. Olá malta!
    Quero aqui deixar o meu agradecimento pela simpatia com que me receberam no grupo e pela ajuda e incentivo que me deram nesta minha primeira prova. A todos o meu muito obrigada.
    Foi espetacular!
    DF

    ResponderEliminar
  2. Um Fim de semana para não esquecer,pois onde estão os Papa Trilhos assim é.
    Campo Maior um Vila espetacular e as pessoas também,obrigado a todos.
    Parabéns a todas as meninas pelo passeio que fizeram.
    Helena San

    ResponderEliminar
  3. Foi a minha estreia a grande estreia. Aventurei-me um bocadinho e nisso posso agradecer à Bela pela genica que me contagia e ao Rui e Ni que ficaram ao meu lado incentivando nos últimos kl.
    Sei que não o teria feito sozinha. Por isso obrigada, obrigada a todos.
    Adorei a experiência, a adrenalina e o cansaço, mas também o sentimento de me superar. Até à próxima.
    Sónia

    ResponderEliminar
  4. Mas que belo fim de semana. Adorei, ou melhor adorámos ! Eu, a minha cara metade e os meus principes, que não falam de outra coisa: "Quando é que vamos montar a tenda?". Pois é só faltou isso! Quero deixar aqui o meu GRANDE obrigada a todas as "AMAS PAPATRILHOS", da mais pequenita até à mais "coxita", pois sem elas não seria possível estrear-me e pedalar com todos aqueles que me têm acompanhado neste percurso de aspirante. O meu grande obrigado ao meu "mori" por nunca deixar de acreditar que eu conseguia, e consegui!
    Bela

    ResponderEliminar
  5. Olá pessoal!
    Em meu nome e nome dos Amigos da Pingo, venho por este meio agradecer a todos os Papatrilhos a vossa participação neste passeio do aniversário do nosso clube.
    Apesar de alguns imprevistos espero que poder contar com voçês para o próximo passeio dos Amigos da Pinga, com data a determinar, mas desde já previsto para Outubro.
    Um abraço a todos!
    Paulo Soeirinho

    ResponderEliminar