PAPA TRILHOS - PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA 2025 - CAMINHO DO ATLÂNTICO - 24 A 27 DE ABRIL - INSCRIÇÕES ABERTAS. . HÁ 17 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos


- eventos e passeios - consultar calendário.


domingo, 4 de maio de 2025

Peregrinação Papa Trilhos a Fátima 2025 - #1 Sintra/Areia Branca - 2025-04-24 - 78Km/1408mD+

Reportagem por Paulo Alex

Tinha chegado o dia.... o inicio na Peregrinação Papa Trilhos a Fátima, o evento de 2025. Para esta aventura, estão programados 4 dias a pedalar desde Sintra até chegarmos a Fátima. Nesta 1ª etapa, iremos até a Areia Branca. Para começarmos em Sintra, optámos pro ir de autocarro desde Fernão Ferro. às 06h lá estávamos prontos para fazer o tradicional Tetris de bicicletas no porão do autocarro. Chegamos a Sintra, fizemos o processo inverso e começámos a pedalar ainda antes das 08h.

O tempo estava nublado mas não havia previsão de chuva, embora Sintra seja sempre uma incógnita. Fizemos alguns estrados e estradas secundárias. Os trilhos que íamos fazendo tinham algum pequenos troços de lama, que já estávamos a contar, pois os últimos dias, aliás semanas, talvez meses, não tem parado de chover. 

Com o pessoal animado, tipico dos primeiros kms, lá fomos progredindo. O nosso apoio, Borda D'Água, ía-nos acompanhando de carro, cruzando-se connosco em vários pontos. Com cerca de 15Km, tivemos a primeira avaria. Num desequilíbrio ao recomeçar a pedalar, o João Branco deixa cair a bicicleta e o dropout não resistiu. Não sendo possível reparar, remediou-se com uma tentativa de Single speed e o João lá conseguiu chegar à Ericeira.

Optámos por almoçar por lá e o João aproveitou para trocar de bike activando a assistência em viagem Célia. Continuámos a nossa etapa, com o mar do nosso lado esquerdo que nos ia proporcionado bonitas paisagens. Alguns trilhos tínhamos de fazer à mão devido aos regos das chuvas e à própria geologia do terreno.

Depois da Ericeira, passámos Ribamar, Santa Cruz, Porto Novo, até chegarmos à Areia Branca já ao final do dia. Pelo caminho fomos acumulado subidas, num sobe e desce constante.

A noite foi na Pousada da Juventude de Areia Branca, depois de um jantar no restaurante da Foz, mesmo à beira mar.



Sem comentários:

Enviar um comentário