PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

sábado, 13 de abril de 2024

"Deram tudo o que tinham para dar..." - 2024.04-07 - 55Km/743mD+

Reportagem por Marlene San

Mais um domingo no calendário lunar, e a turma já estava reunida no ponto de encontro para mais uma voltinha de aventura e boa disposição.
Feito o aquecimento da língua (que é coisa que o pessoal não deixa por mãos alheias) estava na hora de fazer o das pernas.

Estava dado o mote da partida "Vamos pessoal, isto é para pedalar e não para conversar"

Assim sendo rumamos até ao portão da Apostiça que fica do lado oposto da Nato, transposto o primeiro obstáculo (passagem do pessoal e das bilkes pelo portão que se encontra fechado), seguimos em grande velocidez pela descida da velhinha estrada que outrora ia para Sesimbra.
Os Guias lá sabiam onde nos queriam conduzir e a turma como é muito obediente nem hesita em segui-los, seja lá por onde for...

Fizemos um pouco da N377, que por ser alcatroada e com vias estreitas se torna um pouco perigosa, mas devagar e com atenção redobrada lá fomos fazendo, até que o nosso companheiro Dias teve um furo, imaginem só a subir e em alcatrão e furou, diz ele que é do peso a mais... dele, porque a bike está em forma :)
Assim que se pode fizemos uma viragem para terra batida para se começar o aquecimento dos músculos, e subimos, subimos, subimos e depois descemos, descemos e voltamos a subir afinal qual é a graça de descer?
Eu sei qual é, mas não vos digo ;)


Pelos trilhos que pedalavamos começava a ser evidente que o ponto de interesse desta semana seria Cabo Espichel.
A dada altura teríamos de virar num single track, mas como tinha uma poça de água, a turma seguiu um pouco mais à frente e fez outro single track, ao qual eu batizei de " Adivinha se tem buraco !!"
Passo a explicar, a natureza está novamente a desabrochar e as ervas ocultavam o solo, assim sendo o pessoal pedalava por instinto, porque trilho nem vê-lo, mas valeu pela experiência, se os primeiros passam sem qualquer percalço, os restantes também, lá diz a sabedoria popular.

Para chegar a um estradão que nos levaria ao lugar de destino tivemos de fazer um trilho muito peculiar, não sei o nome, nem o batizei tal não foi a concentração com que o fiz, e não foi porque fosse muito técnico ou muito íngreme ;)
foi porque o meu pensamento estava nos meus "pés", pois é minha gente levei os meus velhinhos companheiros de pedal, os sapatinhos da Scott que me acompanham há 16 anos e que estavam a dar as últimas, e eu temia chegar a casa só em peúgas ;)


Resistiram a esta descida mas necessitaram de um pequeno reajuste (que nunca nos falte as braçadeiras de serrilha) para continuar a aventura.


Tudo em ordem para seguirmos pelo estradão que nos levaria ao local onde tiramos a foto de grupo, como cenário de fundo tivemos o Faro de Cabo Espichel que data de 1790, e que o torna um dos mais antigos da nossa costa, curiosidades á parte e foto tirada, siga que já se faz tarde.


Serpenteámos pelo Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, cada um ao seu ritmo, abastecemos os bidões de água e alguns companheiros do pedal resolveram ir fazer uma visita às muitas outras duas rodas que aos domingos têm ponto de encontro naquela local.
Como ninguém trocou de "rodas" está mais do que na hora de fazermos o regresso, até porque havia pessoal com compromissos familiares e já se estava a fazer tarde.
Como se diz em bom português "amigo não empata amigo" assim sendo o Saiote tomou a dientarira do regresso com o Bulhão, ao que sei foi um regresso em velocidade cruzeiro, mas o Bulhão estava a almoçar com a família à hora marcada.
Missão comprida Saiote :).

O João Vieira e o Kimbikes também prosseguiram o caminho de regresso ao ritmo de cada um, nunca mais os vimos...
O restante pessoal fez o regresso de modo tranquilo, e falando por mim a gerir as minhas energias.

Para mim foi uma voltinha domingueira muito agradável, divertida e a gerir "sapatos" :)
De salientar que no dia 2024-04-07 os meu sapatos da Scott deram tudo o que tinham para dar, a eles agradeço os muitos Kms de aventuras e desventuras desta vida do pedal!

Ao pessoal da Mini, informo que o stock das cerveja será reposto com a maior brevidade possível.


Turma deste Domingo: Alex, Kimbikes, Mário, Júlio, Fátima, Palma, Amaro, Ni, Gonçalo, Dias, Marlene ,João Vieira, Isabel, Vitor, Bulhão, Saiote, Filipe, amigo Eduardo e amigo Tiago.

Sem comentários:

Enviar um comentário