PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

terça-feira, 28 de março de 2023

4 Castelos de Portalegre - 2023-03-62 - 85Km/2.184D+

Reportagem por Joaquim Pena

Saída de Fernão Ferro pelas 6 horas da manhã para apanhar a restante equipa. Noite mais curta de que o normal, devido à mudança da hora.

Durante a viagem o tempo estava bastante nublado por vezes com chuva. Chegamos a Portalegre, perto das 8:30 horas, onde algum pessoal já se fazia ao caminho.

Tiramos a foto de grupo antes de iniciarmos o passeio. A ordem dos castelos era Castelo de Vide, Marvão, Alegrete, Portalegre.

No início do passeio estava um pouco de frio e o piso molhado, o que fez com que tivéssemos bastante cuidado com as pedras escorregadias das calçadas.

A primeiro desafio esteve na subida da calçada romana que começa a seguir à localidade de Carreiras e vai até ao cimo da serra que tem uma vista espetacular para Castelo de Vide.

De Castelo de Vide até à Portagem foi um percurso tranquilo, mas sempre espetacular.

Para mim o maior desafio é sem dúvida a subida da calçada romana para Marvão. É preciso um esforço físico e mental para conseguir superar o desafio, mas ao chegar ao castelo a vista é deslumbrante.

No cimo do Marvão estávamos com metade do acumulado previsto para o passeio, logo já sabíamos que a subidas às antenas de Portalegre ia sem bastante dura, o que se veio a confirmar.


Das Antenas de Portalegre até Alegrete foram umas descidas brutais, embora em algumas zonas com bastante pedra solta. Descidas que fazem dores nos pulsos e nos dedos que até nos fazem gostar de subidas.
Na entrada da localidade de Alegre está uma fonte com duas bicas a correr água muito fresca onde fizemos o último abastecimento.
Passagem pelo Castelo de Alegrete.

Chegada a Portalegre por volta das 17 horas.

Em resumo, um passeio espetacular, recomendado a todos os que gostam de BTT, mas quem o faz, fica como se diz na gira do ciclista “com um verdadeiro empeno”.

Participaram os Papa Trilhos: Joaquim Pena e Luís Saiote com o apoio de Fernanda Pena e Fátima Saiote e os amigos Domingos Carvalho, Jorge Vital e Manuel Cardoso.

2 comentários:

  1. Bonito registo e está completamente de acordo com a minha maneira de ver, analizar e participação, parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Foi sem dúvida uma manhã bem passada, em excelente companhia 💪👌

    ResponderEliminar