PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Parque das Nações – Fátima – Caxarias - 2012-06-20

Reportagem por Jorge Nunes

Mais uma aventura na companhia das Focas do Mato, finalmente após várias oportunidades falhadas por motivos diversos de ir até Fátima na companhia dos Papa trilhos, chega o dia de levar a camisola vestida da qual me orgulho imenso pelo caminho do Tejo até Fátima. Pelas 07.00 da manhã o encontro é feito junto da pala do pavilhão de Portugal na expo. Além de 6 Focas do Mato, ainda foram mais 2 amigos na nossa companhia.

Depois das formalidades todas deu-se o inicio à nossa jornada. Não vou esta a descrever o caminho que foi feito porque para quase a totalidade dos Papa Trilhos não é novidade sendo alguns já veteranos neste caminho…

Por volta das 11.30 já estávamos à entrada de Santarém, primeira dificuldade do dia, como sabem.  Dizia eu para os meus botões “ quando vim em Maio a pé cheguei aqui às 18.00 depois de caminhar dois dias” - que diferença amigos, andar a pé ou de bicicleta.

Continuámos a nossa viagem até à primeira paragem para o devido almoço onde aconteceu uns kms mais a frente; este pessoal não funciona só a barritas …..lolol gosta de um bom almoço de faca e garfo.

Após 1.30 de pausa para um belo repasto (galinha do campo assada no forno e bem regada com um vinho tinto e coca cola para alguns…) , vai de meter as pernas novamente a bombar. Agora chegava finalmente a parte mais dura do caminho; um sobe e desce constante até chegar aos Olhos d'Água. Pequena paragem para abastecer de água, pois o calor já apertava bastante e os bidons e camelbags estavam vazios novamente. A primeira serra de nome estava bem na nossa frente para vencer, mais uma paragem para uma conversa animada.

Cada vez estava mais perto a nosso 1º objetivo - chegar a Fátima ainda bem cedo, pois ainda tínhamos mais uns 25kms extra para apanhar o comboio. Descemos a Minde e vai de subir ate às eólicas para apanhar um ar fresquinho que já sabia bem nessa altura. Passada mais esta dificuldade, o resto do caminho era todo a descer e em menos de nada lá estávamos nós com o Santuário de Fátima ao nosso alcance.

Foto tradicionalmente da praxe como vem sendo hábito junto da imagem do Papa Pio XII. Falta agora o resto do caminho que era novidade para todos, chegar até à estação de Caxarias para apanhar o comboio de regresso a Lisboa. Saímos de Fátima rumo a Ourém pela estrada nacional, aí depois de já ter 145kms nas pernas. Como sabia bem aquela descida vertiginosa sempre na bisga era um regalo… mas depois de uma descida vem sempre uma subida e à que dar ao pedal para chegar a estação da CP e não perder o comboio. Finalmente após 10 horas a pedalar lá chegamos ao 2º objectivo, a estação de Caxarias.

Depois de um dia muito bem passado na companhia dos camaradas Focas do Mato e os dois amigos que nos acompanhara. Fica a ideia de Missão cumprida. No total foram 170Km com 1700m de acumulado.

Participantes : Jorge Nunes San, Pedro Baleia, Nelson Martins, Joaquim Miguens, Carvalho Nunes, Miguel Mendes, João Helisiário, Miguel dos Btt Orange.

Sem comentários:

Enviar um comentário