PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Passeio na Tapada de Mafra - 2008-05-01 - 18Km

Feriado... dia do Trabalhador... somos nós! Para comemorar fomos dar um passeio até à Tapada de Mafra. Estava combinado com uns amigos o ponto de encontro à entrada da Tapada. Os primeiros a chegar (nos! Eu e a Marlene) compraram os bilhetes de entrada e entregaram-nos um pequeno folheto com uma descrição da Tapada e o percurso.

A Tapada foi criada em 1747 por D. João V. Ocupava na altura uma área de 1187 hectares, estando actualmente dividida - a Tapada Militar, Jardim do Cerco e a Tapada que ocupa 819 hectares. Na Tapada pode-se observar vários animais no seu ambiente natural - Gamos, Veados, Javalis, Raposas, etc e várias espécies de flora - Pinheiros, Carvalhos, Sobreiros, Oliveiras, etc.

Em 2003 ocorreu um incêndio cujos vestigios ainda podem ser distinguidos. Foram tomadas algumas medidas de reflorestação.

Os protagonistas para este passeio foi o Papa Trilho Paulo Alex San, a sua esposa Aspirante Marlene e 2 amigos, a Matu e o seu Tibursio Emídio.

Para BTT, o percurso era de 15Km. Começamos a pedalar por volta das 10.30h e encarámos logo com uma subida de 1ª categoria. Nada que nos detivesse a não ser alguns problemas mecânicos. A Matu teve alguns problemas com a corrente a saltar na pedaleira mais pequena e o caro Emídio que de um momento para o outro, deixou de poder pedalar, pois a cassete não prendia no sentido da pedalada. Umas pancadinhas dali, outras de acolá, e às vezes lá funcionava. Deu para continuar o passeio.

Durante o percurso fomos brindados com o aparecimento de alguns animais. Eu ia quase sendo atropelado por 2 Gamos que atravessavam o trilho. Vimos também alguns javalis e a particularidade de vermos uma família inteira. Também foi possível ver alguns veados, mas num recinto especial vedado.

Foi um passeio muito agradável que embora com uma distância curta, mas com uma dificuldade média, devido ao constante sobe e desce, e também a algumas pedras soltas nos trilhos.
O contacto com a a natureza e os animais, foram a mais valia deste passeio (obviamente, além da companhia de amigos), mas uma coisa é certa e foi de consenso geral - quanto mais conhecemos as pessoas, mais gostamos dos animais!

Foram no total 18Km - estavam programados 15Km, mas ainda nos perdemos dentro da Tapada, com 504m de acumulado de subida.
Participantes (4): Paulo Alex San, Marlene, Matu (Margarida) e Emídio.

O percurso está disponível aqui.

Ver mapa maior

Todas as fotos disponíveis aqui.

1 comentário:

  1. Boas,
    Estive a ver as fotos e achei espectacular as paisagens, fica o aperitivo para que no futuro possamos fazer um passeio pela Tapada.
    Carlos Prazeres

    ResponderEliminar