PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Varanda, Falésia, Vertigens e Subidas - 2024-04-28 - 46Km/748mD+

Reportagem por Paulo Alex San

Domingo, véspera de 2ª feira, 08h, Parque das Lagoas. Depois de uma semana com feriado pelo meio, voltávamos a encontrarmos para a 3ª voltinha da semana. O Ponto de Encontro era único, pois tínhamos mentalmente programado umas pedaladas pelo Parque Natural da Arrábida, em jeito de volta turista, como visitas e emoções várias, incluindo subidas e descidas.

Fomos pelo estrada da Qta do Peru, para virarmos para o cruzamento da Aldeia de irmãos, mas sem o passarmos. Umas curvas para a direita e outras tantas para a esquerda e tínhamos uma bela subida, habitualmente descida, e que por isso, apanhou uns quantos de surpresa.

Agora sim, lá passámos a EN379 para o outro lado e depois de mais umas curvas para a direita e outras tantas para a esquerda, lá tínhamos mais um belo trilho que exgiu, de forma repentina, umas quantas mudanças repentinas no gatilho da transmissão traseira da bike - por outras palavras, mais uma subida - há quem a chame de subida da Quinta da Molha.

Lá em cima, decidimos ir visitar o trilho da Falésia, para irmos até à varanda lá em cima. O single tem alguma emoção, não recomendado para quem sofre de vertigens, que o diga o Mário. Mas tem outras emoções com umas partes mais técnicas, rochas e pedregulhos, que exigem alguma perícia. Quem não a tem, arrisca-se a ir ao chão, que foi o que me aconteceu. Não houve tempo para tirar uma selfie da queda, pois lá mais em cima, esperávamos umas vistas mais agradáveis.

E até tirámos aqui a foto de grupo...

... e mais outra!

Depois foi sempre a descer até à estrada da Arrábida, para virarmos logo a seguir naquilo que até eram uns trilhos agradáveis, mas que agora apenas reina as marcas de tractores e outras máquinas de rodados semelhantes. Tudo devastado, com quase toda a vegetação dizimada e as árvores cortadas. Ou foi fruto de mais uma privatização, algo habitual na Serra, ou uma tentativa de limpar os terrenos.

Até aos Casais da Serra ainda fizemos uns quantos estradões e trilhos, destacando-se o que chamam de trilho do Javali do Alambre, óptimo para quem quiser fazer depilação e testar a destreza do guiador vs arbustos.

Antes do regresso, fomos fazer a subir o single do Caminho das Lages. A chegada a Fernão Ferro foi pelo estradão do Perú desde a Maçã, com o acumulado de cerca de 46Km.

Sem comentários:

Enviar um comentário