PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

domingo, 12 de maio de 2024

Olha a Morena - 2024-05-12 - 48Km/826mD+

Reportagem por Paulo Alex San

Após uma semana de tempo de sol, o fim de semana, embora  com temperaturas um pouco mais baixas, prometia um óptimo clima para umas boas pedaladas. O ponto de encontro desta semana estava repartido, com um percurso que não iria desiludir. Mas já á vamos.

No Parque das Lagoas tínhamos um bom estacionamento de bikes e respectivos acompanhantes. Ao estarmos a aproximar da nossa Peregrinação, todos querem lubrificar as rodas e transmissões para que a bicicleta não falhe nos 3 dias a pedalar. Ou é isso, ou então a espectacularidade das voltinhas domingueiras anteriores - temos de arranjar um livro de elogios!

A unica coisa que destuava da 1ª foto de grupo era uma certa camisola, mas os 50 anos de liberdade também permitem estas coisas (parabéns aos meus amigos Sportinguistas!)

Depois de passarmos pela Qta do Conde onde se juntaram mais 2 pedalantes, fomos até Azeitão para entrarmos na serra, Para surpresa de todos, descemos o Paraíso (os guias estão loucos!), para depois fazermos a 1ª subida da manhã - aquela que fica mesmo em frente ao Paraíso. Seguimos por aí fora, para irmos lá mais abaixo desaguar na estrada de alcatrão que vai para o Vale da Rasca. Foi nesse sentido que fomos e o DJ de serviço ouviu um disco pedido de uma musica de Marco Paulo - "Eu tenho 2 amores, uma é loira e outra é morena...". Como as loiras só estavam no programa no final da volta, fomos então para a Morena.

Muitos já não se lembravam dela e para outros era uma novidade. Mas lá fomos pedalar por ali acima. Primeiro o empedrado, depois o estradão com alguns regos pelo meio. Lá em cima, descansámos um pouco, ouvimos alguns elogios por termos escolhido esta bela subida, e tirámos também umas fotos.

Só como nota técnica, esta subida tem o comprimento de 600m, uma elevação mínima na cota dos 34m e máxima nos 122m, e um declive médio de 14% com o máximo de 22,7%.

A 2ª do grupo foi mesmo antes de começarmos a descer para a Rasca.

Já cá em baixo, levantou-se um dilema no grupo restrito de guias, vamos por #$%&&#$ ou por #$%%&$"#$. Optámos pela 2ª. Entrámos no trilho da comenda e lá mais à frente virámos para o trilho do hotel. Deixámos para outra vez a visita ao miradouro, mas serpenteámos o hotel até à entrada principal na EN10. A partir daqui tínhamos de passar a Serra para o outro lado, para descermos para o vale, para depois voltarmos a passar a Serra em direcção a casa. 

Por outras palavras, subimos pelo tanque, para descermos até ao vale e depois voltámos a subir até ao inicio do Cai de Costas. Alguns ainda pensaram em desistir e dedicarem-se à agricultura.

Até casa, foi um instantinho. Fomos directos para a Qta do Conde, subimos até Fernão Ferro, e fizemos uma paragem técnica no café da esquina, aqui para apreciarmos as loiras.

O balanço foram cerca de 48Km com mais de 800m de acumulado. Estamos quase lá pessoal, são só mais 2 voltinhas domingueiras e iniciaremos a nossa peregrinação. Podem consultar kms de cada etapa, acumulado e outras informações neste link.


Sem comentários:

Enviar um comentário