PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

7ª Peregrinação Papa Trilhos a Fátima - 2019-09.21 e 22 - 173Km/1543mD+

Reportagem por Paulo Alex

O mês de Setembro havia sido bastante generoso em relação às temperaturas de verão e ao shining sun. Por esse motivo, estávamos inicialmente um pouco apreensivos em relação ao desgaste que o calor poderia causar nesta peregrinação. Mas afinal, a semana do grande evento inverteu completamente a meteorologia e a previsão era de aguaceiros para todo o dia de sábado. O ponto de encontro ditava as regras com o anuncio de saída do Parque das Lagoas às 05.30h - sim... da manhã, não era da tarde. O percurso deste 1º dia prometia cerca de 140Km e era necessário arranjar tempo para chegarmos lá ainda de dia. No total éramos 28 pedalantes e depois de passarmos pela Qta do Conde, o grupo estava completo.

O 1º objectivo estavam agendado para o almoço. Depois de 90Km estaríamos em Muge. Por isso, foi necessário encontrar o ritmo certo para tal. Com um rasto de luzes a romper a manhã nublada mas ainda sem pingos, fomos conquistando kms. Fizemos a 1ª paragem de abastecimento junto a Alcochete, para um 2º pequeno almoço após cerca de 35Km do inicio.

De seguida, entrámos no estradão do treme-treme. Os ressaltos provocados pela passagem de tratores e outros derivados de veículos rodoviários, criaram uma sequência infinita de altinhos no estradão que chocalhavam todas as partes do corpo, como uma massagem em jeito de tortura.

Fomos andando e esperando, e a paragem para café foi no Porto Alto. Passámos Samora Correia e entrámos nos trilhos devidamente marcados como caminho de Fátima, por herdades, antes de entramos nos canais de água na zona de Benavente. O horário estava afinado e o tempo bastante farrusco, lá se ia aguentando.

Pouco depois do meio-dia, lá estávamos nós a deliciarmos no Silas para um almoço rápido com menu principal de bifanas. Acho que ninguém ficou desiludido com o menu e a paragem permitiu restabelecer forças paras os 50Km que se adivinhava um pouco mais exigentes.

Mas a exigência não era só de altimetria, a chuva apareceu em força,e praticamente não nos largou mais até à chegada a Amiais de Baixo. Chegámos a Santarém e pouco depois começámos a sentir os declives da serra e uns quantos trilhos a condizer. Tirámos a 1ª foto de grupo junto aos moinhos (não ficou na foto, mas ele estava mesmo ao lado!).

Chegámos a Amiais de Baixo para ficarmos alojados no Hotel Amiribatejo onde fomos super bem recebidos pela Nelly. A chuva é que não deu tréguas e tudo o que havia para molhar, estava encharcado. O que precisávamos era mesmo de um banho quente e estas, foram as melhores gotas de água do dia! Só faltava mesmo o jantar e uma bela noite de sono para estarmos prontos para o dia seguinte.

O domingo amanheceu com nevoeiro quase cerrado, muita humidade no ar, mas sem chuva - oba! Em preparação para o pequeno almoço, efectuou-se uma vistoria às bikes e o diagnóstico foi de... 1 furo! De quem? Miss Marlene! Pequeno almoço tomado, lá fomos nós para os últimos 32Km da Peregrinação. Começámos logo a subir e este dia prometia muita serra, muitos trilhos e mais alguns adereços... quem anda à chuva molha-se, ou melhor, quem anda de bicicleta cai, não sabe é quando. Foi o que aconteceu à minha pessoa, roda na pedra molhada, bicicleta no chão e costas e tornozelo no muro de pedra. Spray milagroso e continuar que ainda temos de ir almoçar a Fátima. Para se estragar uma só casa, mais um furo para Miss Marlene... nunca aquela bicicleta teve tanta atenção!

Mas antes, a subida da Serra de Sto António como uma das novidades do percurso, feita por um trilho técnico que desafiou em perícia - aprovado! Paragem para agrupamento e lavarmos as vistas sobre Minde cuja lei da gravidade foi implacável na descida. Uns a 60, outros a bater os 70Km/h, descemos para Minde para depois entramos novamente na serra que nos levaria para os últimos kms.

Com o Santuário à vista, tentávamos romper a multidão de motos - era dia da benção dos capacetes e nunca vimos tanta mota junta. Não foi fácil entramos na última estrada do percurso, onde estavam à nossa espera os familiares e amigos que tinham vindo de autocarro. Uma recepção à Papa Trilhos, com cumprimentos e abraços que terminaram na foto de grupo para memória futura.

Foi esta a nossa 7ª Peregrinação a Fátima por percursos vários. Uma aventura independente das motivações religiosas mas que tem sempre um sentimento especial. Um percurso que já não fazíamos desde 2014 e com algumas alterações e trouxeram mais qualidade em BTT. Acho que ninguém ficou desiludido e estamos todos de parabéns com mais uma entrada para o currículo! Agradecimentos aos familiares e amigos que foram-nos esperar e abraçar a Fátima.

E o que será que se segue?.... 2020 que nos aguarde!

Video-reportagem por Nelson Francisco:

Percurso do 1º dia:

Percurso do 2º dia:



1 comentário:

  1. Eu li um comentário on-line de uma jornalista norte-americana que revela como ela encontra um namorado, 4 meses depois que seu ex-namorado terminou.
    Eu envio uma mensagem de e-mail para entrar em contato com o mesmo Dr.Amiso, porque eu tenho essas poderosas intenções de que as coisas vão funcionar para mim, eu acreditava em testemunhos que são provas da vida real. Percebi que seria bom compartilhar aqui, pois sei que também inspirará outros.
    Para minha sorte, me deparei com o contato de email do Dr.Amiso em um post do blog. Hoje estou testemunhando com alegria e felicidade para o mundo ... este é um dos momentos mais alegres da minha vida. Dr. Amiso, o Grande Feitiço de Amor, Almoçou um feitiço em meu nome para recuperar meu ex-marido com seu feitiço de magia e encantamento de amor.
    Sou casado há mais de 6 anos e foi muito terrível porque meu marido estava realmente me traindo e estava procurando por um divórcio, terminamos há quatro meses e voltamos novamente depois de tanto implorar por bons presentes de amor .
    Eu amo muito meu marido. Eu não poderia ter feito nada para machucá-lo ou fazê-lo se sentir mal mais ... eu só queria que ele voltasse a me amar para sempre. hoje nós dois estamos vivendo felizes juntos. Eu o amo muito. O que quero dizer é que ele foi meu primeiro amor (pelo menos é o que parece).
    sou alegre e grato a esse grande homem. A princípio, eu estava com medo da dúvida, mas experimentei e funcionou para o meu bem. Estou certo de que isso também funcionará para você, 100% de certeza.
    contate-o através de seu e-mail pessoal via (herbalisthome01@gmail.com)
    ele tem os poderes para resolver os seguintes problemas de relacionamento;
    * Feitiços de amor Win-Back Ex-amante, seja rico e fique com você para sempre.
    * Feitiço mágico de sucesso e promoção, Ninguém mais exceto somente você.
    * Ervas e raízes tradicionais para curar câncer de mama, corpo, boca e odor / descarga viral.
    * Feitiço para aumento / redução de seios e pênis.
    * cure Stop Nightmare, Bad Dreams, & Convuction.
    * limpeza espiritual, queima de gordura e regulação de açúcar no corpo.
    * magia da fertilidade - FRUTAS DAS MULHERES, e leve seu próprio filho.
    * Livre de assassinato e seqüestro.
    * Decretando Magia, Spell Lottery e Win-Games Spell
    A internet realmente ajuda muito no fornecimento de soluções rápidas e urgentes para os problemas da vida.
    aqui está o endereço de email pessoal do Dr.Amiso; herbalisthome01@gmail.com

    ResponderEliminar