PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

domingo, 16 de junho de 2019

O Paraíso do BTT - Maratona de Tábua - 2019-06-09 - 64Km/1431mD+

Reportagem por Paulo Alex

A maratona já havia começado em Janeiro com a abertura de inscrições. E no curto espaço que ainda houve vagas, tivemos 6 inscrições Papa Trilhos - Paulo Alex, Pena, Ni, João Vieira, Borda D'Agua e o estreante Nelson. Como bons atletas que pretendemos ser, iniciámos o estágio no dia anterior. Saímos de Fernão Ferro em direcção a Sta Comba Dão onde iríamos dormir, com paragem para abastecimento para manter a tradição, em Coimbra, no Rui dos Leitões.

Abastecidos e devidamente hidratados, fomos fazer o check-in no hotel e depois até Tábua para levantar os nossos dorsais.

O dia estava de sol, mas não com muito calor. Seria assim também a previsão para o dia da maratona. Ainda no programa do estágio, fomos até ao trilho dos gaios para reconhecer percurso. Este costuma ser o trilho mais famoso da maratona, mas que este ano só estaria disponível para quem fizesse o percurso maior e, era esse que nós estávamos inscritos.

Reconhecimento efectuado, fomos novamente hidratar até Sta Comba Dão para depois irmos à procura do jantar.

E com isto, estávamos já quase em dia de maratona. Amanhecemos cedo e como pretendíamos sair na 1ª box de partida, pois íamos fazer o percurso maior e tínhamos de passar o local de separação até às 12.15h aos 39Km, pois caso contrário, teríamos de ir para o percurso de 42Km.

Ainda conseguimos vaga na 1ª box e com a partida programada para as 09.00h, iniciamos mais uma edição da maratona de Tábua. O 1º trilho era o da Pedra da Sé aos 8Km, com uma vista magnifica sobre o Mondego. Perdemos aí um pouco de mais tempo devido ao trânsito de bicicletas e também as fotos.

A um bom ritmo, fomos acumulado Kms e precisamente às 12,15h lá estávamos nós a passar o ponto de separação, com a decisão de irmos fazer os 64Km. A partir daqui poderíamos ir a um ritmo mais moderado e desfrutar dos vários single tracks desta maratona. Só para informação, cerca de 80% do percurso são single tracks, alguns com uma maior exigência técnica e física.

Um bom exemplo dos excelentes trilhos, além do trilho dos gaios e o da Pedra da Sé, foram o trilho do Vale Esmeralda, trilho do Vale Perdido, entre outros.

Cerca de 6h depois de sairmos de Tábua, estávamos de regresso, com os 64Km efectuados e certos que esta foi mais uma belíssima edição. Os banhos foram no pavilhão onde também serviram o almoço.

Depois de almoço, iniciámos o regresso com o pensamento de que provavelmente este é o melhor evento de BTT em Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário