PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

sábado, 16 de junho de 2018

Tábua - O renascer do paraíso - 2018-06-10 - 41Km/876mD+

Reportagem por Paulo Alex

Estávamos de regresso ao paraíso do BTT. Seria a 3ª participação na Maratona de Tábua, cerca de 1 ano depois dos incêndios que devastaram a zona centro do país. Sabíamos que teríamos os trilhos condicionados, mas a organização não deixou de se empenhar para que esta maratona não fosse que qualidade inferior às dos anos anteriores. O slogan deste ano era "o renascer do paraíso".

Os Papa Trilhos eram 5. Entrámos em estágio no dia anterior, com a viagem até Tábua. Tratámos de ir levantar os dorsais e depois tivemos o resto do dia livre para apreciar o enquadramento do evento. E não se avizinhavam condições fáceis. Choveu durante o dia; a noite também não teve tréguas, ou seja, estavam reunidas todas as condições para uma manhã de SPA.


Fomos cedo para o local de partida - o pavilhão multiusos de Tábua, onde a 1ª partida seria às 08.50h. Nós quisemos sair nessa box, pois estávamos motivados (alguns) para ir aos 60Km. Haviam 2 percurso, o de 40 e o de 60. Não estava a chover, mas não faltaria muito. A partida foi dada dentro do pavilhão e iniciámos a pedalar logo por alguns trilhos atrás do pavilhão.


Se tínhamos dúvidas no percurso a efectuar, depressa fomos esclarecidos. A chuva depressa apareceu, embora não fosse intensa, e os trilhos, apesar de ciciáveis, tinham alguma lama. As bikes, essas iam-se se torcendo todas, anunciando barulhos que nunca tínhamos ouvido, e a dançarem ao som de lama que em alguns trilhos parecia manteiga. Isto veio exigir um esforço acrescido, além de malabarismos vários para não irmos ao chão.


Apesar das condições, os trilhos estavam lá. E como bastante cuidado fomos tentando desfrutar do que a organização tinha preparado para nós. Os single tracks eram para todos os gostos - trilhos dos espantalhos, trilho dos Cáparos, vale perdido, trilho colorido, ... e o famoso trilho dos gaios que nos guia por pontes de madeira junto à ribeira que separa-se do trilho numa pequena praia fluvial. Estava tudo lá, mas as condições climatéricas não permitiam desfrutar da mesma forma.

Assim, fomos aproveitando o possível, completamente embrulhados em lama, e com as bikes com andares estranhos. Acabamos por os 5 fazerem o percurso da meia-maratona. Chegámos a Tábua após cerca de 41Km, completamente irreconhecíveis a precisar desesperadamente de uma banho. Tínhamos primeiro de vencer a fila da lavagem das bikes.

O depois do banho dissipou-se quando abrimos a torneira a a água estava à mesma temperatura da chuva, aliás, acho que a da chuva estava mais quente. Tivemos de nos contentar com o que tínhamos e após o banho tomado fomos para almoço, incluído no programa do evento.

Percebemos que não conseguimos controlar as condições climatéricas e reconhecemos o grande trabalho da organização na montagem deste evento. Nesse aspecto estava quase tudo perfeito - percurso bem sinalizado, indicações de perigo, indicações da dificuldade de algumas subidas e respectiva dificuldade, os melhores single tracks, animação no percurso, passagem de pontes de tábuas espectaculares. Até 2019!

Sem comentários:

Enviar um comentário