PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Raid Alvalade Porto Covo - 2011-05-22 - 69Km

Reportagem por Paulo Alex San

Domingo, 22 de Maio de 2011... 05.30h (da manhã!) e o Parque das Lagoas vivia um não habitual movimento. Era dia de participação em mais um tradicional evento, o Raid Alvalade-Porto Covo. Depois de aconchegarmos todas as bikes e logística no autocarro, fizemos-nos à estrada em direcção a Alvalade do Sado.

A viagem foi tranquila e, em Alvalade, o movimento na pacata vila Alentejana era maior que em muitas horas de ponta de Lisboa. A diferença era o que é comum a todas aquelas pessoas, o BTT. Enquanto uns Papa Trilhos preparavam as bikes e os trajes, outros, ou melhor, outras, foram até ao secretariado levantar os dorsais e respectivas lembranças. Não foi preciso autocarro ou camioneta, mas um veículo de 4 rodas dá sempre jeito.

Já perto das 09.00h, fomos-nos aconchegando junto à zona de partida, onde também estava disponível um banquete com o nome de "pequeno-almoço" à disposição dos participantes deste raid e seus acompanhantes. O inicio do passeio deu-se às 09.00h em ponto, sem qualquer atraso! Os primeiros Kms foram pelas estradas de Alvalade, com a população local e acompanhantes dos atletas a alegrarem a nossa passagem.

O ritmo inicial foi quase sempre acima dos 20Km/h, à excepção de algumas pequenas paragens devido ao acumular de atletas na passagem de pequenas zonas de areia. Os estradões eram enormes, tal como algumas rectas que fizemos. Antes de chegarmos a S. Domingos, passámos pela zona dos arrozais que é um dos pontos altos paisagísticos do passeio.

E foi em S. Domingos que tivemos o 1º abastecimento. Alguns líquidos e sólidos (água, sumos, fruta) aconchegaram as poucas calorias consumidas até ali. Esticou-se um pouco as pernas e retomámos o nosso objectivo de chegar a Porto Covo.

Já com o pensamento no abastecimento "master" na barragem de Campilhas, continuámos o percurso por trilhos. Quase sempre bastante rolante e com poucas subidas. Antes de chegarmos à barragem, a nossa claque mimou-nos com bastantes palmas e muita força, sempre bastante agradável e incentivo para quem pedala.

Já na barragem, estava um grandioso acampamento para um abastecimento a condizer. As tradicionais sandes de carne assada faziam parte do menu, assim como alguns bolos, águas e sumos. O balanço até aqui era bastante positivo, com uma média de andamento a ultrapassar os 19Km/h e com um pouco mais de metade do percurso feito. Daqui para a frente é que o acumulado iria subir!

E assim, foi. Depois de uma foto rapidinha às águas da barragem...

... lá começámos a subir. Com um andamento menos rápido, íamos desfrutando das belas paisagens alentejanas e refrescados com a passagem de pequenas ribeiras. Era a preparação para a maior subida do percurso que seria após o Cercal.

No Cercal, tivemos mais um abastecimento, com cerca de 50Km conquistados. Despedimos-nos da Papa Trilho Paula San, que por motivos físicos não pôde continuar e iniciámos a subida até ao alto da serra. No cimo, estava montado um ponto de ajuda mecânico onde era prestado algum apoio às nossas bikes. Com o bastante pó acumulado, alguns pingos de óleo para a corrente eram bem vindos.

Seguiu-se uma grande descida onde era necessário ter cuidados acrescidos devido à inclinação e pedras soltas no trilho. Até ao tradicional trilho da Amazónia, também um dos pontos altos do percurso, a chuva que caiu durante a semana fez algumas poças, que com a mistura da terra alentejana, resultava no que o senso comum chama de lama. A Papa Trilho Dora San com tamanho obstáculo, teve um encontro imediato com a vegetação local. Os entendidos no assunto, chama-lhe de silvas.

O trilho da Amazónia caracteriza-se por ser um single track junto a percurso de água, fechado pela vegetação envolvente. Tem algumas passagens de cursos de água, umas pedras pelo meio para dar emoção, mas é, sobretudo, muito divertido e agradável. Este ano, uma das zonas deste trilho tinha uma altura de água que dava pelo joelhos. Uma óptima oportunidade para refrescar do calor que se fez sentir durante todo o dia.

Até Porto Covo o percurso foi por estradões com algumas zonas de bastante areia, mas que eram possível fazer de bike. A cerca de 5Km do final, salta um objecto da bike da Marlene San... era a pedaleira!!! Com
a torpidação, os parafusos da pedaleira foram-se desapertando, até que... ficou só a pedalar com uma perna. Depois do problema mecânico resolvido, desceu-se até à entrada de Porto Covo, para a subida final, e que subida!

Depois de 69Km e 558m de acumulado, chegámos à meta do raid. Tomámos o merecido banho e finalizámos a tarde com um piquenique para repor as energias gastas. Nada ficou ao acaso, e o cardápio era composto entre rissois, croquetes, chamussas, pasteis de bacalhau, frango assado, bolos, fruta, e bebidas.

O João Pereira do BTT TV ainda nos fez companhia nas minis, aproveitando para tirar a foto final de grupo.

Foi um passeio bastante agradável, com algum calor, o que implicou um maior desgaste. O percurso estava muito bem sinalizado com setas e fitas. A organização providenciou apoio nas passagens de estrada e os abastecimentos estavam bons com especial referência para o da barragem. Banhos bons, com a diferença dos anos anteriores de serem disponibilizados os balneários do pavilhão desportivo que tem boas condições. Mais um ano com um raid bem sucedido! Lá estaremos em 2012.

Todas as fotos no álbum.

13 comentários:

  1. Pouco mais há a dizer ao que tem sido sempre dito, excelente, dia muito bem passado fazendo um raid excelente e, sempre com o apoio dos participantes e acompanhantes.
    Quero dar uma palavra de agradecimento pela forma que sabia que fariam em colocar os meus pais dentro do grupo, pois eles agradecem e gostaram muito.
    A todos muito obrigado por serem quem são e o que são.
    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Pela reportagem deu para perceber, que correu tudo bem,onde a boa disposição não faltou.
    Beijos e Abraços

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns a todos que ajudaram, para que este dia fosse excelente, um agradecimento especial para aqueles que trabalhão á sombra, para o grupo.Pois fui todo pensado ao promenor
    e executado dentro da perfeição.
    Obrigado pela vossa boa disposição desde a primeira hora á ultima hora, aos mais pequenos que fazem uma verdadeira maratona,mas tem sempre um sorriso naquelas carocas,até a próxima.....beijocas e abraços

    ResponderEliminar
  4. Oi
    O passeio foi expectacular, assim com o petisco final só temos que continuar assim venham os proximos desafios que estão para breve e petiscos..........
    Tenho que dar os parabêns a todas as meninas que participaram e deram a sua contribuição para a equipa como se pode alcançar todos os objectivos que se pretendam e ao mesmo tempo mostrar que quem quer consegue deste que se lute para o mesmo

    ResponderEliminar
  5. Olá
    Tenho que agradecer a todos que me ajudaram a superar mais este objectivo.....
    Obrigado pelo apoio antes,durante e após este percurso e a preparação para outros....
    Dou os parabêns a todos: PARTICIPANTES,APOIANTES,BABYSISTERYS, E OUTROS

    ResponderEliminar
  6. Olá a todos , na minha primeira saída com o grupo fiquei encantado com toda a camaradagem que há no grupo e seus acompanhantes . O almoço estava bestial e não faltou nada , até umas chamuças super picantes .
    Obrigado a todos pelo esforço de que tudo saia na perfeição .

    Só para comentar uma foto . Repare-se na preciosa ajuda que dá o Felix na queda da Dora , vejam a sequência de fotos na galeria .
    Espetáculo .

    Kimbikes

    ResponderEliminar
  7. Mais uma vez cinco estrelas e atenção amigos já somos reconhecidos pelo autocarro,comentário"lá vão os Papa trilhos".
    Deixo aqui um agradecimento pessoal aos amigos papa trilhos que ficaram comigo,num momento menos facil,obrigado pelo apoio e pelos rapidos contactos de transporte que o nosso presidente rapidamente tratou.Este grupo atrasou pelo menos meia hora por minha culpa.
    Deixei para o fim o agradecimento ao apoio logistico dos não pedalantes que mais uma vez superaram as expectativas,beijinhos para todos.

    ResponderEliminar
  8. Depois disto tudo que posso eu dizer…
    Maratona 5 estrelas, companheiros/as do pedal 6 estrelas, Grupo Papa Trilhos e Acompanhantes 7 estrelas.
    Vivi emoções diferentes dos anos anteriores, com muito mais pó e mais adrenalina, pode constatar o que já havia ouvido falar, raid muito bom mesmo.
    Para mim esta maratona só fez sentido porque estava na vossa companhia, por isso agradeço a todos, graúdos e miúdos pelo sorriso com que me receberam, depois de tanto tempo à minha espera.
    Quero deixar aqui 2 reparos:
    1º Desenganem-se aqueles que pesam que o Félix e o Ivo não percebem de mecânica, pois as dicas para o concerto do meu pedal foram dadas por eles, claro está que quem deu o “aperto” final foi o Alex, mas isso são pormenores.
    2º Á excelente logística, pois não faltou nada.
    A todos e a cada um em particular OBRIGADA.

    ResponderEliminar
  9. O grupo está de parabéns, experiências destas só nos fazem bem e são de repetir e repetir!

    Abraços e beijos

    Zé Luís

    ResponderEliminar
  10. Meus amigos, vejam o video da BTT TV, ao min 10.36 a nossa claque tem um grande destaque.
    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  11. Pois Claro; Mais Uma presença da família Papa Trilhos e foi tudo normal e natural como de costume! ou seja tudo ESPECTACULAR , IMPECÁVEL E PORREIRO; Parabéns a todos os participantes e acompanhantes. As melhoras para quem trouxe de lá algumas mazelas! e pronto é só continuar a treinar mais e mais ,que Santiago tá quase aí !
    Até Sempre!

    ResponderEliminar
  12. Familia Papa Trilhos mais um desafio superado com nota vinte quer dos participantes , quer dos acompanhantes (sabe tão bem o incentivo a meio do raid). Quanto á prova e mais uma vez cinco estrelas...para reprtir mais vezes e sempre que possivel. Obrigado a todos(as) pelo exelente dia que passei e que só foi possivel porque vocês estavam lá...Beijos e Abraços

    ResponderEliminar
  13. Boas a Todos! Quero deixar o meu Obrigado por fazerem de um domingo um dia memorável. Comi bastante pó das "meninas" do nosso grupo e até ouso dizer "baixinho", que me deram um valente BIGODE!... A todos e todas que estiveram no backoficce o meu sincero obrigado!
    Ps.- fui colocado de castigo na foto????

    ResponderEliminar