PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Objectivo Alcácer II - 2009-02-22 - 86Km

Estava prometido um dia em cheio. A 2ª edição do Objectivo Alcácer dos Papa Trilhos ia-se fazer à estrada, com algumas adaptações em relação à edição anterior. O objectivo é chegar a Alcácer a pedalar desde Fernão Ferro.

Às 07.30h começou a concentração no Parque das Lagoas. Iniciámos a nossa aventura indo ao encontro do resto do pessoal que aguardava por nós na Quinta do Conde. Todos agrupados, saímos rumo a Alcácer.

A estratégia e a logística estavam programadas. Ou seja, as nossas famílias iriam ter connosco a Alcácer, para mais um convívio e garantido desta forma o transporte de regresso.

Fomos rumo a Setúbal passando pela Qta do Anjo, Palmela. Em Pontes, juntou-se mais um companheiro ao grupo, o Zé. Aproveitámos também para fazer o 1º abastecimento.

O Ni foi contemplado com o 1º problema mecânico do dia. Partiu a corrente, mas rapidamente foi reparada.

Entrámos depois nos trilhos que nos levariam até à linha do comboio para apanhar os canais de água. Passámos por uma ponte metálica, que trás sempre alguma beleza à aventura.

Pelo caminho atravessámos uma herdade onde podemos desfrutar, além de um belos trilhos, também de alguma companhia passageira.

Seguimos junto à linha do comboio até desviarmos pelos trilhos das silvas, que desta vez estava mais acessível e com muito menos melgas!


Finalmente chegámos ao canal de água, mas que desta vez estava vazio. Pelo caminho fomos verificando que o mesmo estava em reparação.

Iniciámos a nossa peregrinação junto ao canal. O facto de o canal estar vazio, também ajudou a haver menos insectos, embora tenha tirado alguma mística ao percurso. O Cajo San que testava a sua nova bike em grandes distâncias e também os seus pedais de encaixe, não resistiu de emoção e deitou-se no chão, nunca largando a sua bike. É isso, foi a sua 1ª queda com os pedais de encaixe, em simultâneo com um furo – um 2 em 1. Conseguimos registar o momento.


Seguimos viagem até ao próximo obstáculo. Chegámos a uma zona onde normalmente passaríamos por cima do canal a alguns metros de altura e com silvas lá em baixo. Como o canal estava vazio, o grupo dividiu-se, e alguns foram por cima e outros por baixo.

Já com metade do percurso feito, fomos desfrutando das paisagens de um belo dia de sol já a cheirar a primavera.

O Cajo San com o intuito do puro protagonismo, furou novamente. Seguimos viagem e fizemos uma paragem na aldeia de Santa Maria do Castelo. A chegada dos Papa Trilhos foi motivo de curiosidade entre os locais, com quem trocámos algumas conversas e aproveitámos para abastecer de água e comer alguns petiscos no café local.

Já com Alcácer a poucos quilómetros seguimos com entusiasmo a pensar no pic-nic que as nossas famílias nos tinham prometido. A chegada a Alcácer foi feita em grande velocidade pela estrada nacional (era a descer!). Parámos ainda para tirar a foto de grupo, com algum cansaço mas com o dever cumprido de mais um Objectivo Alcácer.

Fomos então acolhidos pelas nossas famílias que invadiram Alcácer com o espírito de Carnaval vestindo diversas fantasias…

...e mostrando orgulhosamente a faixa dos Papa Trilhos.

Instalámos-nos no jardim de Alcácer montando um banquete de arregalar os olhos e de crescer água na boca. Como a fome já era muita fomos provando tudo… frango, rissóis, massa, bolos… e claro que não poderia deixar de haver a bela box do moscatel (que deliciou também uns ingleses que estavam de férias).

Já com o por do sol no horizonte, fizemos o regresso até às nossas cazinhas, depois de um belo dia a pedalar com sinonimo de aventura, na companhia de amigos.

Mais um dia para mais tarde recordar...


Foram 86Km com 711m de acumulado de subidas. Estatísticas.


Ver mapa maior

Participantes (19): Paulo Alex San, Carlos Prazeres San, Nelly San, Paulo Alhinho San, To Ze San, Marco San, Rikybike San, Ni San, Paulo Felix, Jacinto, Gina San, Mimosa San, Carlos Duarte, Fonseca, Rui San, Ze, CaJo San, Mário San, Zé San.

Agradecimento: a todos os participantes e respectivas famílias e amigos que foram ter a Alcácer. As fantasias de Carnaval estavam excelentes!

2 comentários:

  1. Olá
    Vou ser operado a uma hérnia inguinal, por esse motivo e para grande tristeza minha, vou estar ausente dos passeios magníficos que tenho feito junto dos Papa Trilhos.
    Acompanharei cada passeio vosso através deste elo de ligação do qual não prescindo de o visitar quase todos os dias.
    Na esperança de que o tempo de recuperação passe o mais depressa possível, deixo aqui beijos e abraços a minha família de apelido San.

    ResponderEliminar
  2. @Marco,
    Espero que corra tudo pelo melhor, desejando-te uma rápida recuperação por forma a poderes pedalar com os Papa Trilhos o mais breve possível.
    Saudações.

    ResponderEliminar