
Este foi o 1º nocturno organizado pelos Papa Trilhos. A ansiedade era grande, já que seria também a 1ª vez que alguns elementos iriam pedalar à noite. O local de encontro estava programado para o Parque das Lagoas. Havia bastante movimento já que estávamos no último fim de semana das festas de Fernão Ferro. Às 20.30h já estavam a chegar alguns Papa Trilhos. Os participantes inscritos eram 16, mas a última actualização já ía em 20. Conforme os participantes iam chegando, as meninas distribuíam os dorsais. Até parecia um passeio a sério! Os dorsais estavam excelentes. Impressos em papel fotográfico, e personalizados com a foto e nome de cada um. Cortesia do Rui San.

Tivemos ainda a participação do nosso pastor Ze San, que estava em retiro espiritual á quase 3 meses e que regressou ao activo com uma máquina nova – LaPierre Xcontrol 510. Outra estreia foi a bike do Nuno Lopes San – uma Berg XPro 9.

A saída estava programada para as 21.00h, mas saímos com cerca de 15min de atraso. Com as luzes ligadas, brancas e vermelhas, fizemos à estrada com a Arrábida como destino. À nossa saída, cruzamo-nos com bastantes pessoas que iam para a festa e que nos olhavam com curiosidade e alguns comentários – “olha tantos pirilampos...”.

Saímos de FF em direcção ao estradão da Quinta do Perú. Este estradão que já conheceu melhores dias, apresentava alguma areia solta, o dificultou que a progressão. Nesta altura a noite já havia tomado conta do céu. O vento quase nem se notava. Estava uma óptima noite para pedalar.


Ao chegarmos à estrada da Maçã, entrámos pelo portão da quinta que dá depois para o estradão da Arrábida. Junto ao portão, tínhamos a claque a puxar por todos os participantes. A Marlene San, Helena San, Mariana, Anita, Sandra, Leandro e Gonçalo estavam todos de vozes afinadas.
Entrámos no estradão da Arrábida e na descida estava um carro parado na berma (hummm...). Algo estranho, até porque era noite cerrada. Mas não... era o fotógrafo, colega do Rui San que nos aguardava para nos tirar algumas fotos!

Entrámos nos trilhos na Arrábida com a 1ª subida mais técnica, devido a algumas pedras soltas e regos das chuvas. À frente, conforme definido à partida, ia o Rui San a guiar o grupo e atrás o Paulo Alex San, para ter-se a certeza que ninguém ficava para trás. Íamos em contacto através de uns walkie-talkies, emprestados pelo Paulo da loja Superbikes (que também veio pedalar neste passeio).

Aqui o passeio ganhou outra magia. O pedalar no silêncio da noite em plena Serra da Arrábida trazia um despertar diferente dos nossos sentidos. Os “barulhos” e aromas nocturnos sobressaem e dão-nos uma perspectiva diferente do prazer de andar de bike.
Chegámos à cancela e aguardava-nos mais uma surpresa. Mais uma vez lá estavam as meninas à nossa espera com um abastecimento. Veio mesmo a calhar! Um saco com uma garrafa de água, uma banana e um snack, para cada um. Estivemos ali alguns minutos mas o vento era mais frio e rapidamente tivemos que nos fazer à estrada.

A partir daqui era por alcatrão até entramos novamente no estradão da Qta do Perú. Os carros de apoio iam atrás de nós e as luzes dos faróis eram uma grande ajuda.
A queda da noite aconteceu nesta estrada. Foi algo aparatosa. O Paulo da loja Superbikes deixou escapar o pé do pedal e foi conhecer o alcatrão. Sofreu alguns arranhões nos cromados (da pele!) e foi prontamente assistido pelos colegas, nomeadamente pela Nelly. Temos um registo em vídeo deste episódio cuja publicação poderá ser negociada (ehehe)

Prosseguimos com o nosso passeio e atravessámos novamente o estradão ao lado da Qta do Peru, dando depois entrada em FF.
A chegada foi emblemática, com muitas pessoas a assistir e a comentar esta iniciativa. Tivemos inclusive uma senhora que pediu para pararmos para que o filho pequeno que estava em casa pudesse vir cá fora ver os Papa Trilhos.

Tal como programado, o Ni San havia negociado com a rolote do pão com chouriço, um abastecimento final à descrição. E assim foi. As mesas já estavam reservadas e preparadas para nos receber. Foram pães com chouriço, salsichas, entremeadas, bifanas, caldo verde, bebidas... uma bela ceia! O preço era de 5€ por pessoa.
Durante a ceia, ainda houve tempo de mais uma surpresa. A Marlene San e a Helena San, que em muito contribuíram para este evento, entregaram medalhas de participação aos Papa Trilhos. Uma cerimónia simbólica, mas muito simpática.

O balanço do evento foi positivo. Houve sempre boa disposição. Foi uma experiência interessante e para voltar a repetir.

Agradece-se a todos os participantes (Papa Trilhos e Amigos) e espírito com que participaram no passeio. Um agradecimento também especial à Marlene e Helena que preparam a logística do evento e de acompanhamento ao passeio.

Foram 34Km com 538m de acumulado de subidas.

Algumas estatísticas do passeio:
- tempo total: 2.56.39
- tempo a andar: 2.29.46
- tempo de paragem: 0.25.47
- nº de paragens: 9
- média de andamento: 13.8Km/h
- distância subida/plano/descida: 9.37Km/15.95Km/9.12Km
- altura máxima/mínima: 220m/56m
Participantes (21): Paulo Alex San, Ze San, To Ze San, Nelson San, Paulo San, Rui San, CaJo San, Ni San, Luis Ferreira San, Nuno Lopes San, Marco San, Sergio San, Mario San, Carlos Prazeres San, Rikybike San, Flávio (sobrinho do Nelson), Nelly, Paulo (esposo da Nelly), Paulo (Superbikes), João Paulo (irmão do Paulo Superbikes), Rafael (sobrinho do Paulo Superbikes).
Ver mapa maior