PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

quarta-feira, 13 de junho de 2018

As famosas bolas da Cova do Vapor - 2018-06-10 - 71Km/547mD+

Reportagem por Vitor Rebelo

O dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, serviu também para ser o dia que os Papa Trilhos vão experimentar; As famosas bolas da Cova do Vapor. Já andava prometido e como tal, foi hoje cumprido. Na hora do primeiro e segundo ponto de encontro lá estavam aqueles que quiseram e puderam estar, uns amigos foram até ao Norte, outros ainda estarão a restabelecer-se da nossa Travessia do fim de semana passado…… Quando se estava a definir as estratégias de ataque para os km a percorrer, falou-se em várias possibilidades, mas quando alguém falou em bolas de Berlim muito boas, a opinião foi unanime e nem as nuvens escuras no horizonte da nossa direção, nos demoveram.

Quando saímos da Quinta do Conde foi em direção ao Pinhal General, mas antes começamos a subir, ali mesmo perto da Quinta do Perú. Passados alguns km estávamos à porta do Parque das Lagoas e alguns de nós tiveram um Déjà vu pois não havia muito tempo que tinham saído daquele local. Num instante passamos a EN e estávamos na Apostiça.

Íamos em direção de nuvens bem ameaçadoras, mas nada demovia estes guerreiros do BTT. Assim percorremos os estradões da Apostiça e depois o alcatrão da Aroeira… descemos para a Fonte da Telha e deu a saudade/raiva que o tempo de praia nunca mais chega…; a propósito disso, sabem que Portugal está mesmo na moda, com gente de todo Mundo a vir visitar o nosso País, até o Inverno veio cá passar o Verão! – hi…hi…esta veio do Facebook….

Bem… mas onde íamos?... pois Fonte da Telha… Então fizemos o sobe e desce até ao alcatrão de acesso às Praias da Costa e como não há turistas, o pessoal das Terras da Costa continuam com a agricultura…. Chegados à Costa da Caparica, percorremos o paredão até à saída para São João da Caparica e dali foi um saltinho até à Cova do Vapor. Foi a estreia para alguns, a ida à Cova do Vapor, local onde podemos observar a particularidade da construção ilegal já muito antiga e onde se pensava que a população era composta por pescadores, mas descobrimos a Avenida dos Milionários 😊

Depois… bem depois… vieram “As famosas bolas da Cova do Vapor”…palavras para quê, é só saborear….

Na saída daquela localidade, tirámos a foto de grupo e a selfie de grupo e… vamos de regresso. Mas com um pequeno ajuste na dificuldade, virámos à esquerda e subimos em direção do Bairro da Raposeira que dá acesso àquele Miradouro natural bem lá no alto. Algumas fotos tiradas e vamos de regresso pelo acesso do antigo Ondaparque de volta à Costa da Caparica e de volta ao paredão a cheirar o mar.

O caminho de regresso trouxe-nos a subir para a Marisol e dali para a Aroeira, onde voltamos ao trilho que fizemos para a ida…. E pronto a história estava contada, o resto é a repetição… Aroeira, depois a Apostiça e chegámos a Fernão Ferro.

Foram 71 km de divertimento, onde afinal, as nuvens bem escuras…só ocuparam espaço no céu. Os Papa Trilhos:
-Isabel Santos San
-Maria de Fátima San
-António Júlio San
-Rui Inácio San
-Pedro Santos San
-Vitor Rebelo San
-Luís Painço
-António Sá
-Jorge Bulhão

Os Amigos:
-Eduardo
-Rui
-Bruno
-Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário