Os Papa Trilhos desejam FESTAS FELIZES a todos os familiares e amigos. Um BOM ANO de 2018 com muitos kms a pedalar.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- Tróia/Sagres, 16 Dezembro - informações. Actualizado em 2017-11-27.
- Seguro FPCUB 2018 - informações.


sexta-feira, 30 de maio de 2014

O regresso do Tozé - 2014-05-25 - 18 Km

Reportagem por Gonçalo

Estamos de saída de casa quando o Tozé chegou que bela surpresa vinha andar.


Fomos até ao Parque das Lagoas ter com o resto do grupo para mias esta voltinha.

.
Passado algum tempo e com o grupo completo lá seguimos em direção á Quinta do Perú, e estradão.


No cruzamento que vai para o Lago dos Patos e que vai também para a Arrábida fomos até ao Lago dos Patos.

.
Seguindo pela estrada nacional até ao desvio da velha estrada de Sesimbra e por até casa. Estava feita a voltinha da semana com 18 Km.

.
Participantes: Gonçalo, Nelson, Sandra, Leandro, Tozé e o Pedro.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Ponto de Encontro - Semana 22

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- domingo, dia 01: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.
- domingo, dia 01: Voltinha do Dia da Criança. Ponto de encontro às 09.00h no Parque das Lagoas.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
-N/A

VOLTINHAS DO DIA DA CRIANÇA
domingo, 01 de Junho
Fernão Ferro

O programa Papa Trilhos para a festa do Dia da Criança no Parque das Lagoas é o seguinte:
- 08.00h: Voltinha domingueira Papa Trilhos; 08.20h GALP da Qta do Conde;
- 09.00h: Voltinha do Dia da Criança (em substituição da Voltinha dos Adolescentes de sábado).

Estes passeios serão organizados de forma a que a chegada ao Parque das Lagoas seja em simultâneo. No final dos passeios, todos os participantes poderão usufruir de uma sardinhada oferecida pela Junta de Freguesia. Para o efeito, solicita-se a quem pretenda almoçar, efectue a respectiva inscrição através dos links abaixo - inscrições exclusivas para Papa Trilhos, familiares e amigos.

Os Papa Trilhos, à semelhança do passeio de 25 de Abril irão efectuar um menu com bebidas incluídas (sumos, água, cerveja) e carne (entremeadas) para as crianças. O custo é de 3€ por pessoa adulta (maior que 18 anos).

LINKS:
(inscrições exclusivas para Papa Trilhos, familiares e amigos)
- inscrição
- consulta de inscrições e pagamentos

PRAZO DE INSCRIÇÕES: até 28 de Maio.

sábado, 24 de maio de 2014

Raid Alvalade-Porto Covo - 2014-05-18 - 70Km

Reportagem por Paulo Alex San

A voltinha domingueira desta semana iria ter outros contornos... uma visita às terras alentejanas para o mítico Alvalade - Porto Covo. Os preparativos obrigaram a uma alvorada mais cedo que o normal, pois o Ponto de Encontro exigia a nossa presença às 05.00h no Parque das Lagoas. Bicicletas carregadas no autocarro e lá fomos nós até Alvalade do Sado.

A vila havia sido inundada por seres de 2 rodas. Eles apareciam do todos os lados! Eram mais de 2500 BTTistas! A partida aconteceu à hora marcada - 09.00h, e como seria de esperar, os 1ºs Kms rolavam bem devagarinho, até sairmos da vila. Depois, entrámos por estradões onde a nuvem de pó erguia-se, como se de uma camada de nevoeiro se tratasse.

O percurso era bastante rolante e até chegarmos à barragem de Campilhas não tivemos grandes dificuldades. Pelo caminho, passámos por um abastecimento, serpenteámos alguns arrozais da zona, e após cerca de 40Km, esperava-nos a conhecida sandes de carne assada. Um breve recuperar de fôlego nesta zona de abastecimento junto à barragem, onde também estavam os nossos acompanhantes.

Já faltava menos de metade do percurso, mas seria a partir daqui que o anunciado acumulado iria começar a aumentar. Logo à saída, tivemos a 1ª subida digna desse nome. Passou-se mais um abastecimento e depois de passarmos o Cercal, lá vinha aquela que nos levaria até ao ponto mais alto. Era uma subida longa, de vários patamares, que culminava num ultimo esforço com umas poucas pedras soltas e onde nos esperava oportuno ponto de assistência mecânico, assim como um mini-abastecimento de líquidos.

A partir daqui era sempre a descer... já só faltavam menos de 15Km e ainda não se via Porto Covo. No meio da serra surge um dos pontos altos deste Raid, a baptizada Amazónia. Um single track paralelo a um curso de água, que termina numa ponte improvisava de paletes de madeira e uma das ultimas subidas.

Com Porto Covo já no horizonte, os últimos estadões eram para rolar a grande velocidade... nem parecia que já tínhamos mais de 60Km no bucho (e outros tantos de pó). Estes estradões desaguaram mesmo junto ao mar para fazermos a ultima subida do dia. Era aqui que víamos se realmente a sandes era boa ou não.

A meta era no meio da vila, por entre uma fileira de restaurantes que nos prevaricavam com uns odores gastronómicos que nos abria ainda mais o apetite. Terminámos após 70Km num passeio que, mais uma vez se destaca pela sua organização. É verdade que nem tudo correu bem, pois os últimos que passaram na  barragem já não tiveram sandes de carne, mas o balanço geral foi bastante positivo. Recomenda-se!

Os Papa Trilhos ainda não tinham terminado a sua digressão. Depois do banho (água quente!), fizemos um piquenique para repor as forças e o "combíbio", antes de iniciarmos o regresso a Fernão Ferro.

Um agradecimento à organização que nos recebeu muito bem, com tratamento especial no levantamento dos dorsais e lembranças. Agradecimentos também para os nossos acompanhantes, que mais uma vez nos apoiaram e participaram, à sua maneira, numa das maiores festas do BTT nacional.

Encontrámos neste raid alguns amigos que já não víamos à algum tempo. Caso do João e Nuno do BTT-TV que elegeram os Papa Trilhos para algumas fotos modelo. Fizeram também um video bastante interessante sobre o Raid que merece ser visto, com imagens espectaculares do percurso e da multidão de participantes, e também bastante revelador, principalmente para alguns protagonistas na subida do Cercal ;-)

créditos do video: BTT-TV

Voltinhas Dia Mundial da Criança - 01 de Junho

O Parque das Lagoas vai ser o ponto de celebrações do Dia Mundial da Criança, no dia 01 de Junho, domingo. A Junta de Freguesia de Fernão Ferro irá organizar uma festa onde decorrerão várias actividades para as crianças e não só.

Os Papa Trilhos irão contribuir com um programa de 2 voltinhas de BTT (01 de Junho):
- 08.00h: Voltinha domingueira Papa Trilhos;
- 09.00h: Voltinha do Dia da Criança (em substituição da Voltinha dos Adolescentes de sábado).

Estes passeios serão organizados de forma a que a chegada ao Parque das Lagoas seja em simultâneo. No final dos passeios, todos os participantes poderão usufruir de uma sardinhada oferecida pela Junta de Freguesia. Para o efeito, solicita-se a quem pretenda almoçar, efectue a respectiva inscrição através dos links abaixo.

Os Papa Trilhos, à semelhança do passeio de 25 de Abril irão efectuar um menu com bebidas incluídas (sumos, água, cerveja) e carne (entremeadas) para as crianças. O custo é de 3€ por pessoa adulta (maior que 18 anos).

LINKS:
- inscrição
- consulta de inscrições e pagamentos

PRAZO DE INSCRIÇÕES: até 28 de Maio.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Ponto de Encontro - Semana 21

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 24: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 16.00h.
- domingo, dia 25: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
-N/A

Aniversário de Mário San - 2014-05-21

Hoje temos um Papa Trilho aniversariante. Parabéns ao Mário San.


terça-feira, 20 de maio de 2014

Raid BTT Trilhos de Baco, Vidigueira - 17 Agosto 2014

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Raid BTT Trilhos de Baco, na Vidigueira. Este passeio tem tido uma forte aderência dos Papa Trilhos, cuja edição deste ano realizar-se-à no dia 17 de Agosto, domingo.

O Raid conta com 3 opções de percursos:
- 20Km, guiado
- 40Km
- 70Km

Mais informações, regulamento e inscrições no site da organização.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Aniversário de Daniel Lourenço - 2014-05-19

Hoje temos um Papa Trilho aniversariante. Daniel.


sábado, 17 de maio de 2014

Volta da Fonte da Telha - 2014-05-10 - 30Km

Reportagem por Pedro Felix

Sai de casa para o parque das lagoas e quando cheguei lá não estava ninguém, por isso foi ter a casa do Leandro e quando cheguei a Sandra ainda não tinha chegado.


Eu e o Leandro fomos para o parque e vi que não tinha os meus óculos, voltei para a casa do Leandro onde encontrei a Sandra e fomos andar para a Fonte da Telha.

Para ir para a fonte da telha fomos em direção a estrada velha de Sesimbra onde eu e o Leandro voltamos a enchermos de água pois já tínhamos bebido alguma água.


A vinda para o parque das lagoas encontramos uma foto que dizia btt e que estava pendurada numa árvore e decidimos tirar a foto de grupo lá.


Participantes: Pedro, Leandro, Gonçalo, Joana, Borda D'Água, Nelson e Sandra.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Pedreiras - 2014-05-11 - 52Km

Reportagem por Isabel Santos San que, aliás, se vestiu a rigor para tal


Uma manhã que se avizinhou fresquinha, mas que depressa se revelou num belo dia, quente e cheio de sol. Partimos em direcção à Quinta do Conde, onde se encontrava o resto grupo. Rumo a Azeitão, lá entrámos depois na nossa Serra da Arrábida.

Depois de uns quantos trilhos e umas quantas subidas e descidas, fizemos parte do percurso do nosso último “By night”. Seguindo depois em direcção às pedreiras de Sesimbra, andámos por mais uns quantos trilhos. Chegando à parte de cima de Sesimbra, estava na hora do regresso!

Habitualmente fazemos o percurso por Alfarim/estrada da Lagoa de Albufeira mas, desta vez, seguimos por um trilho sugerido pelo Mário que, apesar de ter alguma areia solta, se revelou bastante agradável e fresco. Este trilho, que atravessa a Apostiça, levou-nos até meio da estrada que vem da Lagoa.

Depois, até casa, foi um pulinho! Volta bastante descontraída e divertida (como sempre), onde encontrámos o “downhillense” que nos tinha chamado de barrigudos, e que se pôs imediatamente em fuga quando foi reconhecido!

Com algumas situações engraçadas (causadas, provavelmente, pelo sol que se apanha na cabeça), como por exemplo, o Borda d´Água a tentar imitar os cowboys a saltar para cima dos cavalos (neste caso, bike), o Paulo de Corroios preocupado com o estado dos meus travões quando, na verdade, o som que se ouve é meramente vocal (gosto de travar e imitar o som da travagem), e o “Perninhas” a dizer à Carla para apertar as fitas do capacete porque é perigoso, quando, de facto, aquilo não eram as fitas penduradas mas sim as trancinhas dela!!!!! Enfim, situações que tornam estas nossas manhãs tão divertidas.

 Foram cerca de 55 km de boas pedaladas e boa disposição para cerca de 30 pedalantes.

Aniversário da Junior Inês Leão - 2014-05-15

Hoje temos uma aniversariante Junior. A Inês Leão está de parabéns.


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Ponto de Encontro - Semana 20

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 17: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 16.00h.
- domingo, dia 18: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.
- domingo, dia 18: Raid Alvalade/Porto Covo.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- N/A

RAID ALVALADE PORTO/COVO
Alvalade do Sado
domingo, 18 Maio 2014

Os Papa Trilhos irão mais uma vez participar no Raid Alvalade/Porto Covo, que conta já com a sua 16ª edição. A comitiva, conta, de momento, com 25 pedalantes.

O percurso que iremos fazer, será o de ida, com a distância aproximada de 70Km com 800m de acumulado de subidas.

Para o nosso Ponto de Encontro, o programa será o seguinte:
- 05.00h: ponto de encontro no Parque das Lagoas para carregar as bicicletas no autocarro.
- 05.30h: saída de Fernão Ferro em direcção a Alvalade do Sado (132Km).
- 09.00h: inicio do Raid.
- meio/fim da tarde: regresso a Fernão Ferro.

NOTAS IMPORTANTES:
- cada pedalante deverá levar um cobertor para proteger a bicicleta no porão do autocarro (não deverá ser lençol ou qualquer outro tipo de tecido fino).
- o almoço, será tipo piquenique, após todos terem chegado a Porto Covo. Os gastos com o almoço serão divididos por pessoa adulto, de acordo com as inscrições efectuadas. A ementa será: frango assado, salgados, batatas fritas, bebidas (água, sumos, cerveja). Quem tiver disponibilidade, convida-se para levarem uma sobremesa.
- cada pedalante deverá verificar o seu nº de dorsal, através do mail que foi-lhe enviado pela organização do Raid, para que o processo de levantamento dos dorsais e lembranças seja mais célere.

Links:
- listagem de inscrições para o autocarro
- mensagem Papa Trilhos do evento
- site Alvaladense
- track GPS do percurso

terça-feira, 13 de maio de 2014

Aniversário de Maria de Fátima - 2014-05-13

Hoje temos uma Papa Trilhos aniversariante. Parabéns para a Maria de Fátima.


segunda-feira, 12 de maio de 2014

Aniversário de Carlos Prazeres San - 2014-05-12

Hoje temos um Papa Trilho aniversariante. Parabéns ao Carlos Prazeres San.


sexta-feira, 9 de maio de 2014

Noticia Boletim do Seixal - Passeio Cicloturismo de Fernão Ferro

Na página 14 da edição de 09 de Maio do Boletim do Seixal, é efectuada uma pequena referência ao Passeio de Cicloturismo de Fernão Ferro, onde a foto que ilustra esse artigo é protagonizada pelos Papa Trilhos.

Edição digital do boletim: link.

Inicio das voltas quentes - 2014-05-03 - 25Km

Reportagem por Leandro

Começámos no Parque das Lagoas neste belo dia de sol, bastante quente. Seguimos em direcção a Azeitão, passámos a ribeira, para irmos comer uma torta de Azeitão pois a Sandra fazia anos.

As tortas estavam mesmo boas soube mesmo bem comer aquela torta com a bebida acompanhar. Seguimos para a Aldeia de Irmãos.

Depois no caminho de volta viemos pelo estradão da Quinta do Peru.

Participantes: Leandro, Joana; Gonçalo, Borda D'Água, Nelson e a Sandra.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

O dia que a Isabel não foi - 2014-05-05 - 48Km

Reportagem por António Borda D'Água

Um domingo com muito sol, todos os dias são bons para pedalar mas assim é muito mais convidativo. E começou logo a notar-se no ponto de encontro do Casal do Marco, onde já se encontravam 4 pedalantes sendo um deles o fugitivo chamado Perninhas ☺ .

Em bom ritmo fomos para o segundo ponto de encontro na Galp da Quinta do Conde, umas cafezadas e uns acertos nas máquinas e lá começou a engrossar o pelotão com as chegadas dos pedalantes de F.F. e Q. do C., somamos cinquenta e duas rodas.

Partimos para a serra seguindo em direcção a Cabanas pela Vila Amélia, no cruzamento seguimos logo em frente e foi um tal de subir até a cordilheira, viramos à esquerda, descemos o Cai de Costas e fomos pelo Pomar, Moinhos (Uns por cima outros por baixo) ☺ em direção a Palmela, descemos por Vale de Barris até ao Alto das Necessidades, local onde tirámos a foto de grupo, o Mário e a Bela iniciaram o seu regresso.

O grupo continuou subindo pelas necessidades velhas passando no Moinho do Cuco, Trilho das Raízes, Quinta da Califórnia e Azeitão. Iniciamos o regresso seguindo pela Fonte de Negreiros, aqui despedimo-nos do pessoal da Quinta do Conde e seguimos pela Quinta do Perú e Fernão Ferro, local onde o Irmão do Daniel pagou umas Mines mesmo sem estar presente.

Despedimo-nos uns dos outros e seguimos cada um para a sua casa com mais uma bela Voltinha. Participaram todos os que estão na foto de grupo.


quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ponto de Encontro - Semana 19

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 10: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 16.00h.
- domingo, dia 11: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- N/A

terça-feira, 6 de maio de 2014

Aniversário do Junior Gonçalo Leão - 2014-05-06

Hoje temos um aniversariante Júnior e grande atleta. Parabéns para o Gonçalo Leão.


Aniversário de Marco San - 2014-05-06

Hoje temos um Papa Trilho aniversariante. Parabéns ao Marco San.


domingo, 4 de maio de 2014

1º de Maio a volta das Subidas - 2014-05-01 - 52Km

Reportagem por Marlene San

Em Portugal só a partir de Maio 1974, é que o povo Português passou a comemorar livremente o 1º de Maio e este passou a ser feriado. O facto de ser dia do trabalhor(a), não havia melhor pretexto para pôr os nossos músculos a trabalhar, e assim sendo vamos lá ao encontro dos outros companheiros.

Com a malta toda reunida e com vontade de dar ao pedal lá fomos nós em direcção à “nossa” Serra. E quando se fala em Serra está implícito que se vai subir, e se o Guia do dia estiver inspirado, ai! vai-se mesmo subir.

E foi mesmo isso que aconteceu entre muitos sobe, sobe, Moinhos, desce, sobe, sobe, desce, pedalamos...

Entre uma das várias subidas em que alguns teimam em subir e depois descer, também há aqueles que tentam em simular quedas, o nosso companheiro Borda D’Água exemplificou na perfeição, até fez um dano colateral, a perna do António que estava no sitio certo à hora certa; se assim não fosse não teria sido uma simulação.

Depois de mais uns sobe, sobe, desce, sobe estava na hora de atestar de novo os nossos bidons, resolvemos fazê-lo na Comenda e eis que encontramos um grupo de caminhantes muito especial, alguns são elementos do grupo outros estreantes neste tipo de andanças mas todos eles desfrutavam de um magnifico passeio pedestre na “nossa “ Serra.

Era chegada a hora do regresso, e assim fizemos, subimos e descemos e depressa a casa chegamos.



sábado, 3 de maio de 2014

Aniversário de Sandra San - 2014-05-03

Hoje temos uma Papa Trilho aniversariante. Parabéns para a Sandra San.


sexta-feira, 2 de maio de 2014

As pinguinhas de chuva no fim da voltinha - 2014-04-26 - 18 km

Reportagem por Gonçalo

O Borda de Água estava no Parque das Lagoas como não apareceu ninguém o Borda de Água.


Telefonou para o Nelson para verem se íamos andar e assim começamos a voltinha de casa.


Fomos diretamente á Quinta do Peru, seguimos pelo estradão viramos á direita em direção ao Lago dos Patos, passamos por um portão onde os homens passaram por cima do portão e as mulheres passaram pelo lado.


Seguimos em direção á velha estrada de Sesimbra.


Participantes: Gonçalo, Joana, Leandro, Nelson, Sandra e Borda de Água.