PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

domingo, 3 de março de 2024

BTT Alandroal - 2024-02-25 - 29Km/585mD+

Reportagem por Mário Bulhão

Eu e o amigo Painço, decidimos ir ao festival do peixe do rio mais a familia. Inscrevemo-nos no passeio de BTT do Alandroal, que era onde ia decorrer o festival. Arrancamos sábado de carro até são Pedro do Corval onde tenho casa de família. Demos umas voltinhas com a família, fomos até a praia de Monsaraz, fizemos uma volta de barco no Alqueva e demos uma volta ao castelo de Monsaraz. Estava um frio de cortar a faca…
Dia 25 domingo fomos direitos ao Alandroal. Quando lá chegamos lá estava o pessoal da organização da volta de BTT junto ao campo desportivo do Alandroal que perto do Castelo. Depois de tirarmos as bikes de cima do carro para o chão, deu em chover a potes… e o pessoal tinha visto o boletim meteorológico que dizia que ia ficar nublado, mas chover não… a malta do BTT de lá começou a puxar por nós, mas caía água aos molhos e decidimos não ir….

Mas porém, uma luz se fez nas nossas mentes, olhamos um para o outro e dissemos, "atão viemos para aqui de propósito e não vamos ao menos andari a explorar o terreno"… Foi então que estes dois maganos tiveram a rica ideia de por no GPS uma volta todo terreno de uns 30kms. O gps começou-nos a orientar o caminho, direitos a estrada, descida do Conjeito e lá nos enfiamos por uns portões que estavam abertos adentro, sempre numa de descobertas, campo acima, campo abaixo, mais pedras, mais buracos criados por tratores, e de repente estávamos como cães pisteiros no faro do rasto das bikes da organização. Nós sem termos o track da volta, lá íamos seguindo os rastos dos pneus até chegarmos perto de um sr que andava com duas vaquitas a pastar que logo nos indicou por onde os bttistas tinham seguido, pois vai de subir. Depois de dar bastante ao canelo, chegamos perto duma ribeira afluente do rio lucifecit.

Passamos a ribeira e continuamos seguindo as marcas dos pneus, até que houve uma altura que deixamos das ver e seguimos em frente, quando demos conta que tínhamos uma manada de vacas mesmo de frente das nossas pessoas. Foi um incentivo a voltar rapidamente atrás e lá demos conta que as marcas estavam na erva e tinham virado la atrás. Seguimos as pistas e de repente um portão fechado, mais um mistério se teriam entrado ou não, pois as pistas indicavam isso. Depois de bastante hesitarmos, pois era propriedade privada e se haveria vacas, lá fomos mais umas subidas à maneira e de repente viramos já aqui a direita, sempre a descer e de repente estava tudo cheio de carros, pois com o btt, também houve uma voltinha de 15km de trail. 
Seguindo caminho fomos dar a um ribeira ou riacho onde se encontra uma rocha gigante do tempo neolítico, menirs antas e afins, mas com um verde intenso, uma água translúcida a correr, uma paisagem magnífica. Decidimos atravessar para a outra margem com água pelos joelhos e bike as costas. Tínhamos perdido o rasto das bikes dos outros, foi então que pensamos - vamos até ao estradao de alcatrão, pois já se faz tarde para o almoço.

Depois de vários kms a pedalar estrada a fora, lá chegamos ao carro ao complexo municipal do Alandroal onde as nossas esposas e filhos aguardavam. Tomamos um banho e fomos até ao quartel dos bombeiros voluntários do Alandroal para o almocinho que estava incluído na volta. Papamos o calducho do peixe do rio, mais umas febras de peixe com pão migado e umas tranches de porco estufadas que estavam muito boas… foi pena termos perdido o abastecimento que eram febras grelhadas e cerveja à bruta…

Os participantes desta aventura foram :Jorge Bulhão e luis Painço,

Foram 28.5km de pura aventura e 585d+

Sem comentários:

Enviar um comentário