. SEGURO FPCUB 2019 - Inscrições abertas até 27 Dezembro. . TRAVESSIA 2019 - STA COMBA DÃO/CHAVES - ESGOTADO.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- Seguro FPCUB 2019 - informações.
- Sta Comba Dão/Chaves 2019 - informações
- Gala Papa Trilhos 2018 - informações.
- Equipamentos Papa Trilhos - consultar.



domingo, 15 de abril de 2018

Uma lição de história no pedal! - 2018-04-08 - 42Km/539mD+

Reportagem por Marlene

Da Quinta dos FF's À simpática Vila de Sesimbra são aproximadamente 15 minutos... de carro! Ora então, bora lá testar com o pé no pedal quanto tempo fazemos. E nada melhor do que começar com um pouco da história desta nossa vila piscatória que é muito visitada por nós, principalmente no Verão.

Existem vestígios da presença humana em Sesimbra desde o período do calcolítico (3000 a.C.). Na Idade do Ferro (VIII-II) foi habitada pelos cempsos que estão na origem do nome da vila. Em 15 de Agosto de 1201 foi concedido aos habitantes de Sesimbra a Carta de Foral, documento régio de D. Sancho I de Portugal que aplica os direitos e deveres.

Foi no reinado de D. Dinis, sexto rei de Portugal, que se criou a Póvoa de Ribeira de Sesimbra, pequena aldeia de pescadores, junto ao mar. A aldeia cresceu muito e tornou-se vila à época dos Descobrimentos. Sesimbra passou a ser um importante porto de construção naval e de abastecimentos de embarcações. Entre o final do século XIX e o inicio do século XX, floresceu, uma importante indústria conserveira.

Agora que estamos um pouco mais sábios, é hora de seguir pelo estradão da Quinta do Perú, em direção às Pedreiras e entre lama, buracos, perícia e boa disposição chegamos à estrada da serra em Sesimbra; atravessamo-la para prosseguir o trilho que nos ia levar a uma “varanda” virada ao mar.

Tudo apostos para a foto de grupo e clik (desta vez tiramo-la à moda da nossa equipa Elite, selfie!)

Retomada a estrada de alcatrão era hora de contrariar as pernas, por isso bora lá subir para mais à frente descer. E assim foi o nosso regresso, descer/subir/areia, subir/descer e areia!

O último desafio desta manhã era subir a velhinha estrada de Sesimbra que constatamos que está mesmo velhinha e eu desejava não ter de usar a minha “avózinha”.

42 Kms concluídos com sucesso e boa disposição.

Em breve faremos companhia à nossa Elite!

Sem comentários:

Enviar um comentário