Dia de Sexta-feira Santa, optima pelo feriado que nos oferece, mas também pelo contexto religioso inerente a este dia. E neste contexto, existem também tradições de vários anos. Uma delas é a travessia da Serra da Arrábida até ao Portinho. Travessia efectuada a pé, desde Azeitão, com origens não consensuais. Uns dizem que por ser o dia que é, as famílias juntavam e iam até ao mar para apanhar o peixe ou marisco, pois não podiam comer carne, outros dizem que esta tradição tem origem que os monges efectuavam entre o convento e a aldeia, para se abasteceem e ainda quem diga que simplesmente faziam a travessia até ao Convento para as cerimónias religiosas da Pascoa. Nós os Papa Trilhos, íamos até ao Portinho simplesmente para respeitar a nossa vontade de pedalar em grupo e apreciar as paisagens que a nossa Serra nos oferece.
Para optimizarmos o tempo, pois o programa era exigente, marcámos ponto de encontro único no Parque das Lagoas. A saída não foi muito atrasada, a não ser o nosso guia que foi o ultimo. Saímos de Fernão Ferro, já com todos os cumprimentos concretizados e cafés tomados, e atravessámos o estradão da Qta do Peru até à Maçã. Serpenteámos pelo Vale da Arrábida seguindo o trilho do risco até chegarmos à estrada principal.
Seguimos as setas para o Portinho, mas antes ainda efectuámos um desvio até umas das Varandas da Arrábida - Alto do Jaspe, onde além do batalhão do fotos e derivados que tirámos, uma delas foi a nossa foto de grupo.
Regressámos pelo mesmo caminho até à estrada e a descida até ao Portinho adivinhava o que seria a 2ª parte do percurso (subidas!!!!!). A caminho do Portinho, o movimento ia aumentando, com muitos caminhantes a descerem em direcção ao mar. Nós, parámos em frente à Casa do Gaiato, para visita turística à gruta da Lapa de Sta Margarida. Até à gruta, uma pequena caminha por um caminho a precisar de melhoramentos e com o Borda D'Água que ficou de guardião das nossas bikes.
Lá em baixo, cumprimos o objectivo e admirámos as vistas e todo o cenário de contexto religioso atribuídos àquela gruta.
Com a hora avançada, seguimos viagem, atravessando o Portinho e subindo depois seguindo junto às praias até ao cruzamento para o Vale da Rasca. Uma as últimas subidas foi a do Herman, atravessámos Azeitão, tangenciámos a Qta do Conde onde o grupo começou a derivar de acordo com o alojamento oficial de cada um. Chegámos a Fernão Ferro com alguns minutos depois das 13h e com cerca de 60Km cumpridos e um acumulado que ultrapassou os 900m D+.
Sem comentários:
Enviar um comentário