Deparamos-nos com um local bastante simpático de uma calmaria invejável. Quem tiver curiosidade em conhecer melhor o património e gastronomia local, pode consultar o folheto turístico disponível no site da Camara Municipal. Destaca-se o Castelo, a Igreja Matriz, o Pelourinho no centro histórico, entre outros.
O inicio do nosso passeio foi no parque junto às piscinas. As primeiras centenas de metros foram em alcatrão com paragem no 1º café para abastecimento (isto promete!!!). Ainda a subir, fizemos a 2ª paragem para a substituição da bike do Jorge Gois que tinha um problema mecânico na roda traseira. Alguns minutos depois, estávamos a pedalar nos primeiros trilhos.
Entre os olivais da região, fomos acumulando quilómetros. Os estradões eram bastante agradáveis, num sobe e desce constante e com algumas pedras soltas à mistura. A primeira situação da manhã é protagonizada pelo Rikybike San que efectuou um mergulho encarpado com rotação sobre o eixo frontal da bike e aterragem... no chão! A queda, meio aparatosa resultou em pouco mais que isso. A protecção à bike foi perfeita e somente eram visíveis uns arranhões nas pernas. Nada que o orgulho não resolva!
Ainda não tínhamos recomeçado a pedalar, já estávamos a prolongar a nossa paragem, desta vez devido a um furo. Foi a bike do Papa Trilho Tony. Continuámos o nosso passeio pela serra dentro e a melhor parte do percurso estava prometida para o final. Numa descida de perícia, iniciámos o trilho da Amazónia. A beleza rivaliza com os últimos Kms do Alvalade-Porto Covo, mas num trilho mais largo, menos técnico, muito agradável e com inúmeras passagens de água que garantem os pés molhados. Foi o ponto alto do nosso passeio, com decisão unânime!
Foi pena não levarmos o gel de banho, senão a Papa Trilho Bela tinha aproveitado a ocasião.
Chegámos à cidade já passava das 12.30h e depois de acondicionarmos as bikes na carrinha do Felix, que mais um vez teve a amabilidade de providenciar o transporte das nossas bikes, fomos tomar o nosso banho nos balneários da piscina. Cortesia da Camara Municipal que deferiu o nosso pedido de banhos através do Rui San - os nossos agradecimentos à Camara de Santiago do Cacém, na pessoa de Pedro Vilhena, responsável do Serviço de Desporto.
Seguiu-se a prova da gastronomia local, num restaurante já em Sto André - O Capote. As iguarias servidas eram derivados de Porco Preto que mereceram o nosso apetite arregalado. O atendimento.... merecia um tempero directamente proporcional ao preço pago.
Em conclusão, foi um passeio bastante agradável, que adoçou o apetite a futuras visitas à região que proporciona bons trilhos de BTT. Fizemos 35Km distribuídos por 695m de acumulado de subidas.
Participantes Papa Trilhos: Paulo Alex San, Rui San, Jorge Gois, Nelson San, To Ze San, Rikybike San, Tony, Mário san, Bela e Felix San.
Uma manhã muito bem passada por trilhos muito bonitos.
ResponderEliminarPasseio a repetir.
Beijos e abraços