PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Passeio em Santiago do Cacém - 2010-11-07 - 35Km

A convite do Papa Trilho Felix San, ficou agendada uma visita à cidade de Santiago do Cacém, para com outros Amigos do BTT, irmos conhecer alguns dos trilhos da região. Para isso, fizemos-nos à estrada bem cedo para chegarmos a Santiago do Cacém cerca das 08.30h.

Deparamos-nos com um local bastante simpático de uma calmaria invejável. Quem tiver curiosidade em conhecer melhor o património e gastronomia local, pode consultar o folheto turístico disponível no site da Camara Municipal. Destaca-se o Castelo, a Igreja Matriz, o Pelourinho no centro histórico, entre outros.

O inicio do nosso passeio foi no parque junto às piscinas. As primeiras centenas de metros foram em alcatrão com paragem no 1º café para abastecimento (isto promete!!!). Ainda a subir, fizemos a 2ª paragem para a substituição da bike do Jorge Gois que tinha um problema mecânico na roda traseira. Alguns minutos depois, estávamos a pedalar nos primeiros trilhos.

Entre os olivais da região, fomos acumulando quilómetros. Os estradões eram bastante agradáveis, num sobe e desce constante e com algumas pedras soltas à mistura. A primeira situação da manhã é protagonizada pelo Rikybike San que efectuou um mergulho encarpado com rotação sobre o eixo frontal da bike e aterragem... no chão! A queda, meio aparatosa resultou em pouco mais que isso. A protecção à bike foi perfeita e somente eram visíveis uns arranhões nas pernas. Nada que o orgulho não resolva!

Ainda não tínhamos recomeçado a pedalar, já estávamos a prolongar a nossa paragem, desta vez devido a um furo. Foi a bike do Papa Trilho Tony. Continuámos o nosso passeio pela serra dentro e a melhor parte do percurso estava prometida para o final. Numa descida de perícia, iniciámos o trilho da Amazónia. A beleza rivaliza com os últimos Kms do Alvalade-Porto Covo, mas num trilho mais largo, menos técnico, muito agradável e com inúmeras passagens de água que garantem os pés molhados. Foi o ponto alto do nosso passeio, com decisão unânime!

Foi pena não levarmos o gel de banho, senão a Papa Trilho Bela tinha aproveitado a ocasião.

Chegámos à cidade já passava das 12.30h e depois de acondicionarmos as bikes na carrinha do Felix, que mais um vez teve a amabilidade de providenciar o transporte das nossas bikes, fomos tomar o nosso banho nos balneários da piscina. Cortesia da Camara Municipal que deferiu o nosso pedido de banhos através do Rui San - os nossos agradecimentos à Camara de Santiago do Cacém, na pessoa de Pedro Vilhena, responsável do Serviço de Desporto.

Seguiu-se a prova da gastronomia local, num restaurante já em Sto André - O Capote. As iguarias servidas eram derivados de Porco Preto que mereceram o nosso apetite arregalado. O atendimento.... merecia um tempero directamente proporcional ao preço pago.

Em conclusão, foi um passeio bastante agradável, que adoçou o apetite a futuras visitas à região que proporciona bons trilhos de BTT. Fizemos 35Km distribuídos por 695m de acumulado de subidas.

Participantes Papa Trilhos: Paulo Alex San, Rui San, Jorge Gois, Nelson San, To Ze San, Rikybike San, Tony, Mário san, Bela e Felix San.

1 comentário:

  1. Uma manhã muito bem passada por trilhos muito bonitos.
    Passeio a repetir.
    Beijos e abraços

    ResponderEliminar