PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Papa Trilhos no Tróia - Sagres - 2008-12-13 - 200Km

E quase todos o vento levou...

Ainda era noite quando as ruas de Fernão Ferro começaram a ser invadidas pelos Papa Trilhos. Estava a chuviscar ligeiramente e o céu não aparentava querer abrir. Saímos do Parque das Lagoas e fomos encontrar com o resto do pessoal na BP da Qta do Conde. Ainda houve tempo para um café rápido.

Seguimos para Setúbal para apanhar o barco das 07.15h. Pelo caminho já era visível algum movimento da romaria para o tradicional Tróia-Sagres. Chegados a Setúbal, descarregámos as bikes e fomos para o barco.

Embarcámos e a chuva começou a cair. O barco estava cheio. Entre as habituais pessoas que iam trabalhar para Tróia, a maioria era pessoal das bikes. Carros, carrinhas, autocarros, bicicletas de BTT, de estrada... Saímos de noite de Setúbal, mas chegámos já de dia a Tróia.

Chegámos a Tróia e muitos já estavam pedalar. Fizemos os últimos preparativos e também nos fizemos à estrada. À saída éramos 15.


Os 1ºs Kms foram calmos. Com alguma chuva e vento, lá fomos progredindo. A boa disposição era geral. Fomos a um ritmo moderado entre os 20 e os 25Km/h. Por nós passavam muitos colegas mais apressados.

As 1ªs dificuldades começaram com subida desde Stº André até Sines. Era uma subida ligeira, mas muito longa, que com o vento de frente, parecia mais inclinada. O grupo aqui estendeu-se um pouco.

Chegámos a Sines e fizemos o 1º abastecimento. A chuva era muita e já estávamos completamente ensopados. As nossas meninas tinham-nos preparado uma recepção e um abastecimento digno de qualquer Mega-maratona. Tínhamos sandes, chá, café, fruta, água, barras, ... O esforço para chegar até aqui (+/- 75Km) já tinha sido muito, pois as condições climatéricas não estavam a colaborar.

Alguns Papa Trilhos optaram ficar por aqui - Marco San, Martinho, Mimosa San, Arsénio San. Os restantes foram saindo espaçadamente. A partir daqui, o vento soprou mais forte e a chuva também não quis dar tréguas.

Perto do Km 100 foi a vez do Paulo Alex San (eu) e do CaJo San encostarem à box. A desmotivação era muita, pois vinha sozinho desde Sines e sem qualquer controlo dos Kms, pois o GPS avariou logo em Tróia. Trocámos de roupa na recepção do Parque de Campismo do SITAVA, cujas meninas que estavam de serviço deixaram-nos entrar. Obrigado!

Na estrada a pedalar ainda estavam os Rui San, Carlos Prazeres San, Mário San, Rikybike San, Nelly, Paulo Alhinho, Sr. Fonseca, Sérgio San e o Ni San.

Já com 6 Papa Trilhos fora de prova, era a nossa vez de apoiar os colegas e darmos toda a força para eles chegarem até ao fim. Nas bombas da GALP de S. Teotónio fizemos mais um abastecimento. O Rikybike San teve um furo e ajudamos-o a reparar enquanto ele tomava um café quente. O Rui San também ficou por aqui - ainda foram a pedalar 8 Papa Trilhos.

As famílias e os que já haviam desistido foram tomar uma bifana em Baiona. A 1ª grande subida começava uns metros mais à frente em Odeceixe. Os músculos do Carlos Prazeres não resistiram e ficou por aqui.

Os restantes continuaram viagem, que com muita chuva e vento estavam a fazer uma prova sem igual. A paragem seguinte foi em Aljezur. Era visível algum cansaço, mas muita força de vontade. Com a noite a começar a cair, demos-lhes as luzes para que os Kms seguintes fossem feitos em segurança.

Seguimos pela EN120 e virámos alguns Kms mais à frente para a 268. Contra todas as probabilidades, a sorte não estava do lado dos que queriam chegar a Sagres - alguns Kms mais à frente estava uma árvore caída sobre a estrada. As bikes passaram por cima e seguiram. Quem estava a dar apoio de carro teve de ficar aqui. Chamámos os bombeiros e após uns 30 minutos lá estavam eles de serra em punho a cortar a árvore.

Não resistimos ao momento e as meninas mostraram o quanto empolgadas estavam...

Seguimos viajem e já só os apanhámos depois da Carrapateira. A noite estava cerrada, mas os Papa Trilhos continuavam a prova num acto heróico.

Vila do Bispo estava à vista e a partir daqui Sagres já estava no horizonte. Após mais de 200Kms e mais de 11 horas, 7 Papa Trilhos conseguiram terminar a dura epopeia Tróia-Sagres num dia com muita chuva e vento sempre contra. Foi uma chegada com alguma emoção em muitos abraços.


Os Papa Trilhos heróis foram: Nelly, Paulo Alhinho, Sr. Fonseca, Rikybike San, Ni San, Sérgio San e Mário San. Muitos PARABÉNS!!!

Uma referência especial para o Sr. Fonseca (pai da Nelly) que completou a prova na integra na jovem idade de 72 anos.

Fomos depois à procura de jantar. Primeiro fomos colocar as nossas coisas onde iríamos pernoitar - Apartamentos Marina Park em Lagos. Depois fomos para o restaurante Adega da Marina.

Foi uma refeição cheia de boa disposição.

Apesar do cansaço, ainda havia forças para um pézinho de dança.

Finalmente fomos descansar para no dia seguinte fazermos o regresso para casa. Pelo caminho para casa ainda parámos para almoçar, num simpático restaurante recomendado pelo Mimosa San.

Foi sem dúvida uma das provas mais duras dos Papa Trilhos que a conseguiram terminar. Depois disto, será com a maior justiça que são nomeados mais 2 Papa Trilhos com o apelido San - Nelly San e Paulo Alhinho San.











Agradecimentos às famílias dos Papa Trilhos que foram incansáveis no apoio que deram e ao Diogo que acompanhou a prova desde Tróia.


Para o ano, lá estaremos novamente, na esperança que o tempo seja mais colaborante.

11 comentários:

  1. Excelente, excelente, excelente…digo mais excelente.
    Que fim de semana, magnífico, embora não tenha terminado a volta, tenha optado por parar em Sines, pois o desconforto que sentida era muito e o medo de uma recaída também, é que vinha da recuperação, de uma grande gripalhada, que me tinha levado à cama três dias.
    Como referi não terminei o percurso, mas no momento em que os meus amigos foram chegando a Sagres a emoção foi muita, confesso que verti uma lágrimas de alegria, mas como estava a chover ninguém notou he, he, he .
    Um obrigado por este momentos espectaculares, o meu agradecimento também as nossas famílias que foram incansáveis como já foi referido pelo Paulo Alex San, só o estou a reforçar aqui e agradecer o carinho que todos me dão.
    É verdade fizeram-me uma grande surpresa, levaram-me Nestum líquido, obrigado Isabel.
    Beijinhos e abraços

    ResponderEliminar
  2. Fim de Semana ESPETACULAR, só a chuva e o vento e o frio é que tentou estragrar(até parece a música do José Cid), pois sem isso teria sido perfeito.
    Parabéns a todos os que tiveram na prova e aos que finalizaram. Parabéns mais uma vez.

    Helena San

    ResponderEliminar
  3. Parabéns a todos papatrilhos, familiares e amigos
    Fim-de-semana com muitas emoções, angustias,preocupações mas penso que ficara na memoria de todos porque foi uma grande jornada de companheirismo dentro e fora estrada entre a familía papatrilhos,aqueles abraços e apertos em Sagres senti o alivio e alegria de que tinhamos todos terminado o Troia-Sagres
    Sérgio San

    ResponderEliminar
  4. Viva, pareceu uma grande aventura pelo que li... realmente não tiveram sorte nenhuma com as condições climatéricas. Mas pelas imagens a boa disposição reinou... Parabéns por mais um evento

    Boas pedaladas

    ResponderEliminar
  5. Simplesmente ESPECTACULAR, mais uma odisseia dos Papa Trilhos On Tour, fim de semana excelente.
    Eu comecei em Troia e terminei em S. Teotónio, mas daí para a frente foi como se estivesse com os restantes e bravos elementos que prosseguiam rumo até Sagres contra a adversidade do estado do tempo, da hora e já do cansaço que queria tomar conta deles, mas eles continuaram com todo o esforço e com todo o apoio que os demais iam transmitindo.
    Mais um fim de semana cheio de companheirismo, muita amizade e solidariedade entre todos.
    Quero dar os meus parabéns a todos os que participaram mesmo debaixo de chuva e que foram ficando pelo caminho, mas aos que atingiram Sagres e especialmente ao Sr. Fonseca pela bonita idade de 72 anos, de ter chegado a Sagres.
    Quando os elementos chegaram a Sagres foi como que eu também estivesse chegado, pois senti uma enorme alegria como se fosse eu a concluir o desafio - PARABÉNS
    O meu obrigado às meninas que foram incansáveis e, que cada vez mais sinto um enorme orgulho em pertencer a esta família.
    Estamos todos de parabéns e, venha o próximo desafio aos Papa Trilhos On Tour.
    Abraços e beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Fui nomeada SAN!
    Para quem não sabe, ser nomeado SAN é equivalente a receber um Oscar. É um estatuto de acordo com uma prestação e por isso trás consigo maior responsabilidade (foi o que me disseram ). Por isso, não posso deixar de agradecer:
    Em primeiro lugar, a Deus que permitiu a minha presença neste evento, com saúde, assim como os pais maravilhosos que me deu e que me acompanham nestas loucuras.
    Quero agradecer especialmente ao meu pai que foi o meu escudo contra os ventos fortes que se abateram sobre nós, nunca me abandonou e foi incansável até ao fim. Quero tambem agradecer:
    - a quem não deixou de tentar de fazer o percurso e especialmente aqueles que apesar de tristes não deixaram de motivar os outros.
    - aos que permaneceram firmes até ao fim e que chegaram a Sagres,
    - a todos os nossos acompanhantes que nos apoiaram com tanto afinco e alegria, especialmente ao Diogo (que para mim está aprovadissimo como apoio durante estas provas)
    - a quem reservou os apartamentos, os restaurantes etc. estava tudo expectacular.
    - quero agradecer especialmente aos que me reanimaram à chegada, nomeadamente à Sónia que me carregou até ao café quentinho,ao Rui e ao Mimosa.
    Para finalizar quero apenas dizer que foram muitos os pensamentos que me cruzaram a mente durante todo o percurso e muitos sentimentos que não caberiam numa página por isso vou deixar muito por dizer.
    Obrigada pela nomeação.
    Bem hajam

    ResponderEliminar
  7. Boas,
    Foi um fim de semana cheio de emoções, apezar de não ter conseguido chegar ao fim (malditas caibras)fiquei muito contente por muitos de noz o terem conseguido;
    Quando chegaram a Sagres todos noz sentimos um grande orgulho e uma imença alegria por terem concluido mais esta etapa.
    São momentos como estes que torna esta familia muito especial.
    Um grande agradecimento ao nosso apoio que mais uma vez foi incansavel.

    Um Abraço e Beijinhos
    Carlos Prazeres San

    ResponderEliminar
  8. Quero agradecer a todos a enorme força e apoio que nos deram pois sem eles (FORÇA E APOIO )talvez não conseguisse-mos chegar ao fim desta prova tão dolorosa devido ao tempo .Um agradecimento muito especial aos papatrilhos que por razoes profissionais ou outras, não nos poderam acompanhar ,mas que tiveram a preocupaçao de ligar varias vezes durante o dia para saberem como estava a decorrer a prova e tambem darem o seu apoio aos colegas e seus familiares .Sem palvras um fim de semana ESPECTACULAR !!!
    Beijos e Abraços
    Ni San

    ResponderEliminar
  9. hsem palavras.
    vou tentar descrever o que senti.
    Grande alegria ao avistar Sagres,porque tive de lutar contra frio,vento chuva,mas sempre com apoio de todos papatrilhos e respectivas familias.
    com tristeza por todos os papatrilhos que nao chegaram ao fim de bike,mas tiveram sempre presentes,senti uma grande emoçao naqueles abraços que recebi de todos em SAGRES.
    Tenho que fazer referencia a bela,carlota,martim,pelo
    apoio,força que me transmitem.
    O MEU OBRIGADO POR FAZER PARTE DESTA ENORME FAMILIA
    PAPATRILHOS.

    Beijos,abraços
    MARIO SAN.

    ResponderEliminar
  10. Os meus sinceros PARABÈNS a todos os participantes e acompanhantes neste evento, que sem dúvida foi o mais dificil até hoje, a avaliar pelas condições climatéricas adversas e pela distância percorrida....BOAS FESTAS PARA TODOS...

    ResponderEliminar
  11. Parabens tio por teres feito o troia-sagres e teres chegado ao fim

    11 horas duras de certeza mas de grande coragem

    beijinho rodrigo

    ResponderEliminar