PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

segunda-feira, 28 de março de 2016

Tradições... - 2016-03-25 - 60Km

Reportagem por Paulo Alex

Dia de Sexta-feira Santa, optima pelo feriado que nos oferece, mas também pelo contexto religioso inerente a este dia. E neste contexto, existem também tradições de vários anos. Uma delas é a travessia da Serra da Arrábida até ao Portinho. Travessia efectuada a pé, desde Azeitão, com origens não consensuais. Uns dizem que por ser o dia que é, as famílias juntavam e iam até ao mar para apanhar o peixe ou marisco, pois não podiam comer carne, outros dizem que esta tradição tem origem que os monges efectuavam entre o convento e a aldeia, para se abasteceem e ainda quem diga que simplesmente faziam a travessia até ao Convento para as cerimónias religiosas da Pascoa. Nós os Papa Trilhos, íamos até ao Portinho simplesmente para respeitar a nossa vontade de pedalar em grupo e apreciar as paisagens que a nossa Serra nos oferece.

Para optimizarmos o tempo, pois o programa era exigente, marcámos ponto de encontro único no Parque das Lagoas. A saída não foi muito atrasada, a não ser o nosso guia que foi o ultimo. Saímos de Fernão Ferro, já com todos os cumprimentos concretizados e cafés tomados, e atravessámos o estradão da Qta do Peru até à Maçã. Serpenteámos pelo Vale da Arrábida seguindo o trilho do risco até chegarmos à estrada principal.

Seguimos as setas para o Portinho, mas antes ainda efectuámos um desvio até umas das Varandas da Arrábida - Alto do Jaspe, onde além do batalhão do fotos e derivados que tirámos, uma delas foi a nossa foto de grupo.


Regressámos pelo mesmo caminho até à estrada e a descida até ao Portinho adivinhava o que seria a 2ª parte do percurso (subidas!!!!!). A caminho do Portinho, o movimento ia aumentando, com muitos caminhantes a descerem em direcção ao mar. Nós, parámos em frente à Casa do Gaiato, para visita turística à gruta da Lapa de Sta Margarida. Até à gruta, uma pequena caminha por um caminho a precisar de melhoramentos e com o Borda D'Água que ficou de guardião das nossas bikes.

Lá em baixo, cumprimos o objectivo e admirámos as vistas e todo o cenário de contexto religioso atribuídos àquela gruta.

Com a hora avançada, seguimos viagem, atravessando o Portinho e subindo depois seguindo junto às praias até ao cruzamento para o Vale da Rasca. Uma as últimas subidas foi a do Herman, atravessámos Azeitão, tangenciámos a Qta do Conde onde o grupo começou a derivar de acordo com o alojamento oficial de cada um. Chegámos a Fernão Ferro com alguns minutos depois das 13h e com cerca de 60Km cumpridos e um acumulado que ultrapassou os 900m D+.

Sem comentários:

Enviar um comentário