ECOPISTA do DÃO - 16 e 17 de Setembro - ABERTAS AS INSCRIÇÕES.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- renovação do seguro da FPCUB 2017 - consulta.
- Ecopista do Dão, 16 e 17 Setembro - informações e inscrições.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Aniversário de Ni San - 2012-01-28

A semana continua com mais um aniversariante. O Ni San está hoje de parabéns.
(reparem na elevada capacidade técnica do artista com a roda da frente no ar...)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A voltinha dos pequenos - 2012-01-21 - 33Km

Reportagem por Nelson San

Após “algum tempo” de descanso, lá voltamos à voltinha com os mais pequenos. O tempo estava convidativo a um passeio com os mais novos para desenferrujar as pernas, pois já lá vai algum tempo que estavam parados, não só os mais pequenos, como os restantes, começando por mim.

Assim, estávamos prontos para a saída quando o nosso companheiro Kimbikes aparece sem equipamento para o mesmo, e pergunta se esperávamos por ele (é claro! - respondeu o pessoal em coro).

Após algum tempo, lá vem o Kimbikes trazendo mais um participante. Seguimos em direcção à Apostiça, Foros da Amora , Baía do Seixal, onde se retirou a foto da praxe para mais tarde recordar.

Como o tempo ia passando e a ficar tarde, e o mais pequeno a se queixar que já não chegava a casa, seguimos pelo Seixal e rumámos em direcção a casa. Estava já a ficar noite que se revelou necessidade de luzes, indo à frente o Paulo Alex (luz frontal) e na retaguarda o Nelson (luz de presença)... plano de contingência!

Participantes: Rute, Leandro, Sandra, Nelson, Ni, Paulo, Kimbikes e um amigo (não sei o nome).

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Aniversário de CaJo San - 2012-01-25

O CaJo San está hoje de parabéns com a celebração de mais um aniversário.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ponto de Encontro - Semana 04

O Ponto de Encontro desta semana propõe o seguinte:
- domingo, dia 29: 11º Passeio BTT Pilões do Monte, Monsanto, Lisboa.
- domingo, dia 29: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.


11º Passeio Pilões do Monte
Monsanto, Lisboa

Cartaz do passeio:

Mais informações sobre o passeio, no site do facebook dos Pilões do Monte.

Ponto de encontro Papa Trilhos:
- 07.25h: ponto de encontro no Parque das Lagoas
- 07.30h: saída do Parque das Lagoas em direcção a Lisboa
- 08.00h: ponto de encontro nos Pupilos de Exercito, Lisboa.

Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Pelos trilhos da Arrábida - 2012-01-22 - 45Km

Reportagem por Paulo Alex San

Algumas horas depois da 1ª Reunião Geral dos Papa Trilhos de 2012, lá estavam eles para mais uma voltinha domingueira. Local: Parque das Lagoas, para não variar; Hora: a do costume, para ninguém se enganar. Apesar do frio matinal, avistavam-se vários raios de sol, o que fazia avizinhar uma óptima manhã de BTT. Foi com este espirito que saímos em direcção à Qta do Conde para completar o grupo.

Depois dos cumprimentos, beijinhos e outros adereços de bons dias, fizemos-nos à estrada e seguimos para Azeitão. Fomos surpreendidos por algo estranho... passagem em frente às golosas tortas e sem paragem!!! Estes Papa Trilhos já não são o que eram... mas as pedaladas, essas, melhoram de semana para semana.

Seguimos pela subida dos Picheleiros e logo depois uma descida de grande "velocidez". Virámos para a estrada do mesmo nome e fomos por aí fora até entrarmos no trilho que vai dar à Comenda. A meio, fizemos a desejada passagem da ribeira, muitos na esperança de quebrar os imaculados e famosos sapatos brancos... mas não passou disso mesmo. Os flashes eram mais que muitos, mas nem isso desconcentrou o destino daqueles sapatinhos.

Em vez disso, o Papa Trilho Mário San pôs mesmo o sapatinho onde não devia... não chegou ao pescoço, mas as meias ficaram a condizer.

Continuámos viagem, voltando à EN10 com passagem pela Aldeia Grande, seguindo depois pela Rua do Alto das Necessidades e virarmos mais à frente no trilho das Oliveiras. No inicio da subida, fomos visitar um trilho novo que subiu até... "sei lá".... foi sempre a subir.... mas lá em cima, descemos para regressar ao trilho inicial, o das Oliveiras.

Com o relógio sempre a contar e a hora de almoço a se aproximar, agulhámos para o Vale de Barris onde tirámos a foto de grupo.

Subimos depois até ao inicio do Cai de Costas e seguimos para Cabanas. Nos entretantos, ainda houve tempo para dar assistência a um camarada do BTT que tinha a corrente engatilhada da cassete e nos raios. O Fernando Dias que divagava na Serra, juntou-se ao grupo e seguimos no regresso a casa.

Pelo caminho, o grupo ía-se desmembrando, de acordo com a residência de casa um. A chegada à Qta dos FF's foi perto das 13.00h, depois de 45Km de pedaladas e 682m de acumulado de subidas e subidinhas.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Aniversário de Bela San - 2012-01-22

A Papa Trilho que está hoje de aniversário é a Bela San. Parabéns.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Pastel de Nata - 2012-01-15 - 55Km

Reportagem por Ze Luis San

Em mais um dia que estava combinada uma voltinha, apesar das ameaças de chuvinha, que veio a confirmar-se. Compareceram onze valentes e uma valente que se juntaram nas bombas da Galp Qta do Conde cheios de vontade de pedalar.

Desta fez não foi possível satisfazer o fetiche do Riky devido a um corte de caminho com água. Tirámos o azimute para o Pinhal Novo, onde chegamos com alguns salpicos no pêlo.

Fomos abastecer na pastelaria do costume e o pastel de nata estava um espetaculo, bem quentinho. Rumámos então em sentido inverso, pelo caminho do costume, sempre em bom ritmo (de passeio :)), sem que chovesse desta vez!

Agrupamos para a bela foto e dai a pouco já estávamos de regresso a F.F.

Voltinha de 55 Kms; Participantes: Riki, Pena, Lapa, Zé Luís, Mimosa, Gina, Fernando,Ricardo, Tony, Amaro, Dias e amigo.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aniversário de Paula San - 2012-01-18

Temos hoje uma Papa Trilho aniversariante, a Paula San. Parabéns.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Eleições Papa Trilhos - Apresentação de Listas


Conforme definido no Calendário Eleitoral para apresentação de candidaturas para eleição dos Corpos Gerentes Papa Trilhos para o biénio 2012-2013, foi apresentada a seguinte lista:

LISTA - A
Presidente: Paulo Morais, membro Papa Trilho nº1;
Tesoureiro: Carlos Baptista, membro Papa Trilho nº8;
Secretário: Rui João, membro Papa Trilho nº7.

As votações serão efectuadas na Reunião Geral agendada para dia 21 de Janeiro, próximo sábado.

Mais informações, ver mail.

Ponto de Encontro - Semana 03

O Ponto de Encontro desta semana propõe o seguinte:
- sábado, dia 21: Reunião Geral Papa Trilhos. Mais informações, ver mail.
- domingo, dia 22: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.


Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Momentos de Liberdade - 2012-01-08 - 50Km

Reportagem por Kimbikes

Fazer de vez em quando aquilo que realmente gostamos, é para muitos gozar da liberdade de que realmente necessitamos.

São muitas vezes as pequenas coisas, e não as grandes, que definem o quanto somos solidários com os outros.

Muitas vezes deslizar em cima de rochas ou passear tranquilamente pelo campo num ambiente agradável, podem ser tão importantes como beneficiar de uma grande liberdade.

Muitas vezes o nosso quotidiano é tão absorvente que nos impede até de compreender a falta que nos fazem esses momentos de liberdade dos quais retiramos tanto prazer e nos “recarregam as baterias” para mais um ano de obrigações.

Mas ao contrário do que nos querem fazer pensar, temos nas nossas mãos a escolha de uma vida de gozo nestes pequenos momentos livres e felizes.

A contabilidade dos kms acumulados das subidas e descidas, sei que foi tudo acima do nível do mar, pois ninguem ficou com os pés molhados. Aos que ficaram em casa a chorar pelo Sporting, e aos novos maratonistas sem bicicleta digo-vos que perderam um grande dia de BTT.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ponto de Encontro - Semana 02

O Ponto de Encontro desta semana propõe o seguinte:
- sábado, dia 14: Passeio em Monsanto, reconhecimento do Passeio dos Pilões do Monte. Convite do Rui San. Ponto de encontro às 07.45h junto aos Pupilos do Exercito, saída às 08.00h.
- domingo, dia 15: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.


Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Aniversário de Rikybike San - 2012-01-09

O 1º Papa Trilho aniversariante do ano é o Rikybike. Parabéns!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Solidariedade Papa Trilhos - 2011-12-27

Após a sugestão de um dos membros Papa Trilhos, o Kimbikes, o grupo decidiu unir-se para efectuar um conjunto de donativos a uma instituição de solidariedade da Freguesia de Fernão Ferro. Depois de alguns contactos, elegeu-se o Centro Paroquial de Fernão Ferro para a nossa entrega de donativos.

Com este propósito, conseguiram-se reunir algumas caixas de coisas várias, sendo o principal alvo, as crianças que este Centro Paroquial apoia. O apelo principal eram os brinquedos para estas crianças. Mas também constavam do cardápio, algumas roupas e produtos alimentares.

Assim, no dia 27 de Dezembro, alguns Papa Trilhos foram representar o grupo para efectuar a entrega do que foi-nos possível reunir. Fomos amavelmente recebidos pela Sra Rosário que nos encaminhou para a Dra Carla. Conversámos um pouco sobre a actividade do Centro Paroquial, as principais dificuldades, os apoios que efectuam à comunidade e fomos convidados para entregar pessoalmente alguns brinquedos às crianças de umas das salas que estava em funcionamento.

Nessa sala estava tudo muito calmo, até à nossa entrada... a confusão foi total... confusão no bom sentido, pois foi muito agradável ver o brilho no olhar daquelas crianças a receber alguns brinquedos... as nossas desculpas à Educadora que deve ter tido alguma dificuldade a "repor a ordem" depois da nossa saída!

Para os Papa Trilhos, foi uma iniciativa inédita, nestes moldes. Desta forma, os Papa Trilhos reforçam a sua integração e responsabilidade com a comunidade numa iniciativa reconfortante. Agradece-se a todos os Papa Trilhos e Amigos, que dentro das suas possibilidades, efectuaram os donativos que possibilitaram a concretização deste projecto.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Subir a Cobra em 3x6 - 2011-11-27 - 60Km

Reportagem por Pedro Santos
A presente reportagem foi enviada pelo Pedro no dia 30 de Dezembro, que por motivos de indisponibilidade do mesmo, só agora foi elaborada. De qualquer forma, julga-se que a publicação da mesma é sempre uma mais valia para os conteúdos do site, apesar do atraso.

Num dia de fazer inveja, o sol radiava com tal intensidade que só pelas temperaturas mais baixas seria possível afirmar que estávamos a três semanas do Inverno. Após os pontos de encontro, cumprindo os horários, saímos pela N10, em direcção a Azeitão. Logo a seguir ao cruzamento com a Avenida de Negreiros, abandonamos o asfalto e lá fomos pelos trilhos e estradões à mistura. Já com o cheirinho apelativo das “nossas” pastelarias, conseguimos resistir à tentação e virámos à direita, para depois metermos por umas estradinhas escondidas que desaguavam na estrada para Casais da Serra.

Aqui, optou-se por meia dúzia de quilómetros em asfalto, onde entramos depois para a zona do Xico das Saias. Quando íamos mesmo a chegar ao cruzamento para "papar" este trilho, eis que continuámos em frente e passámos-lhe ao lado, onde tomámos a direcção da Comenda. Neste troço, foi possível desfrutar um pouco (pouquinho) de BTT mais radical, pelo menos para os que decidiram fazer umas passagens por umas poças que mais pareciam lagos, onde os pezinhos tinham de mergulhar na laminha. Após os primeiros terem usufruído de uns belos banhos de lama para os pés - dizem que faz rejuvenescer - surgiram alguns Papa Trilhos que não apresentavam sinais exteriores de sujidade, pelo que se conclui que estes caminhos tinham alternativas.

Depois, foi curtir o maravilhoso trilho até à Comenda, com paragem para os já tradicionais (re) abastecimentos.

Agora, de barriguinha aconchegada, e com uns minutitos de conversa e descanso, toca a pedalar até Setúbal, com a subidinha a três tempos: um troço em Asfalto, um primeiro lanço de terra batida, onde cruza com outros estradões num cruzamento que parece um aranhiço e, a final, que não é mais que a continuação da anterior... Neste aranhiço, deu ainda para visitar um troço com uma vista magnífica sobre Tróia. Ainda na zona mais alta, a foto de grupo, com o Fernando a aplicar variadas técnicas de física mecânica para equilibrar e apontar o telemóvel a partir de uma caixa de correio. Já no que diz respeito à física óptica, aqui houve um trabalho artístico, em deixar que a caixa de correio tapasse um pouquinho da imagem, mas sempre respeitando as simetrias.

Atravessada a cidade de Setúbal, não podíamos deixar a oportunidade de subir a nossa amiga Cobra. É então que surge um desafio do Ricky, dirigido ao Pena: Subir em 3x6.

Enquanto o Pena aplicava as teorias da melhor relação para obter o 3x6 e efectuava toda a panóplia de validações necessárias à protecção da bicicleta, o convite é ainda estendido para mim, que não precisei de grandes teorias para ver que 3x6 era "um bocadinho muito".

Após negociação, a fasquia desceu para 3x3, mas mesmo assim, à primeira oportunidade, os convocados fugiram pela estrada romana, respondendo então ao convite anteriormente lançado pelo Fernando. Então, o quarteto formado pelo Fernando, Pena, Zé e eu, lá fomos pela paralela à cobra, pelos vestígios remanescentes da romanização, conseguindo assim evitar um desgaste suplementar aos nossos carretos 3x6 (ou 3x3...). Nas zonas mais degradadas pelas intempéries, apenas o Fernando se aguentou sem pôr a pata na poça, que é como que diz, sem ir com o pé ao chão.

Após a comprida subida, foi o regresso até casa, pelo percurso habitual, navegando em direcção à Macro. Já no final deste troço, em asfalto, mais um sprint para os estradistas, com o Ricky, Mimosa e Pena a protagonizarem a fuga. No final, a distribuição dos vários elementos, pelas direcções às casas de cada um. 

Participantes: Riky, Mimosa, Gina, dupla Carlos e Vera, Pena, Lapa, Zé Luis, Ivo, Camionista, Zé, dois visitantes e eu (Pedro).

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Ponto de Encontro - Semana 01

O Ponto de Encontro desta semana propõe o seguinte:
- domingo, dia 08: Voltinha Papa Trilhos dos Reis. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.


Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Despedida de 2011 - 2011-12-31 - 46Km

Reportagem por Paulo Alex San

Estávamos no último dia de 2011. Para o Réveillon resolvemos iniciar os festejos com uma voltinha de BTT pela nossa Serra. Com o ponto de encontro a marcar mais 10min do que a hora normal, saímos de FF ao encontro do restante pessoal na Qta do Conde. O grupo cresceu para 22 rodas e durante o percurso juntaram-se mais 6 rodas.

A 1ª passagem foi por Azeitão. Logo a seguir entrámos na Serra por alguns trilhos que obrigou também a andar um pouco a pé. Este Trilho foi dar à descida que depois tem continuidade ao Parque de Campismo.

A meio desta descida, viragem a 90 graus à esquerda para cruzarmos a estrada do Herman e irmos dar ao cruzamento da subida do Paraíso. Era final de ano, e apesar das calorias previstas para a festa mais logo, optámos pela subida contrária, bastante mais curta e menos desgastante.

Seguimos o trilho até à Estrada dos Picheleiros onde encontrámos outros camaradas do BTT com quem trocámos alguns minutos de conversa. Seguimos ainda juntos pelo trilho junto ao Vale da Rasca. O inicio do trilho tem a habitual passagem da ribeira, que neste dia nem sequer dava para molhar os pés, para infelicidade de alguns que queriam que outros molhassem os sapatinhos brancos (ehehe).

O trilho tinha algumas poças de água, mas estava ciclável, sem haver necessidade de grandes malabarismos para não nos sujarmos ou molharmos. Lá bem mais à frente, depois de uma outra passagem de ribeira, virámos em direcção à nacional. Parámos no largo da Aldeia Grande para abastecimento e a última foto de grupo do ano.

O caminho de regresso já estava à vista, e depois de cruzarmos o Vale de Barris, subirmos até ao inicio do Cai de Costas e descermos até Cabanas, chegámos à Qta do Conde onde fizemos a última pausa para um café de despedida e desejo de boas entradas no novo ano.

A chegada à Qta dos FF's aconteceu já alguns minutos depois das 12.30h, depois de 46Km e 454m de acumulado de subidas.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Volta de Ano Novo - 2012-01-01 - 47Km

Reportagem por Tony

Foi uma volta com partida na Quinta do Conde prevista às: 09:30h. Após 15m de espera, começou a voltinha através das ruas da Q.C. em direcção a Azeitão na qual subimos até perto do Monte da Lua. Um pouco antes de descermos, houve paragem para dois membros do grupo, o Mimosa e o Camionista (o grupo eram 3-Tony, Mimosa e Camionista) terem que ir ao "WC". Deve ter sido motivado pelo espumante da passagem de ano.

Depois disso descemos até antes do Parque Campismo que viramos à esquerda onde fomos de alcatrão até aos camiões onde embicá-mos no caminho- batido. Alguns metros à frente, 1 raio partido quem foi!?... tal e qual o, Paulo Mimosa.

Continuamos direitos à Comenda onde foi feito o lanche e a foto de grupo tirado por um dos poucos bttistas que foram vistos neste 1º dia do Ano 2012.

Passamos por Setúbal onde tomamos uma Bica e depois subimos a Cobra. No Miradoiro, batemos 3 minutos de paleio que foi o suficiente para arrefecermos.

O tempo estava a pôr-se agreste e seguimos para casa através de Palmela, Colinas da Arrábida, Makro, Ilumina, (onde ficou o Paulo Mimosa) e Quinta do Conde?

Volta com cerca de 47km (o Tony não tem ido aos treinos tornou-se mais difícil) o Plutão cumpriu o exigido!!!