sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Sintra - Fátima (2023-09-30 e 2023-10-01) - 228Km/2.947D+

Reportagem por Joaquim Pena

Embora já tenha feito este passeio em agosto de 2015 (como o tempo passa, já foi à mais de 8 anos), como gostei bastante, tinha como objetivo voltar a repeti-lo.

Desta vez optamos por fazer o percurso em 2 dias, indo de comboio até Sintra, evitando a ligação Lisboa - Sintra que é sempre em alcatrão e dentro de localidades.

Dia 1 Sintra - Foz do Arelho.

O dia começou um pouco atribulado, porque estava previsto muito calor e deixei os bidons de água em casa, mas havia que manter a calma que a situação havia de se resolver.
Começamos a pedalar com um belo nascer do dia.
Na zona da Catribana, São João das Lampas, achei uma maneira de prender as garrafas nos suportes da bike. Um bocado de cana atravessado em cada suporte, e pronto não mexe mais. Atenção que já registei a patente, hahahha.
O trilho a contornar a Foz do Lizandro muito bom, e com uma bela paisagem.
Passagem pela Ericeira, junto à praia da Baleia,
e depois junto à praia dos Pescadores.
Passagem pela praia Ribeira d' Ilhas, com muito pessoal a treinar na escola de surf.
Um pouco antes de Santra Cruz, passamos pelo Miradouro do Alto da Vela.
A percurso antes de chegar à praia da Areia Branca foi alterado e foi feito por passadiços.
Encontramo-nos com o carro de apoio e respetivo straf (Fernanda e Fátima) na Praia da Areia Branca, onde fizemos o abastecimento e a partir dai já podia contar com os bidons na bike, que por sinal estavam bem geladinhos.
Na zona de Peniche o percurso também foi alterado, sendo a parte inicial feita por passadiços, depois passamos por baixo da N114 e seguimos pelo Parque da Avenida.
Depois apanhamos a ciclovia até ao Baleal.
Passagem pela Praia Del Rey com os seus condomínios de luxo.
No início da Lagoa de Óbidos o percurso é por passadiços depois por ecopista de terra batida.
Toda a zona da Lagoa tem uma paisagem muito bonita.
Na parte de cima da Lagoa tivemos que voltar para traz duas vezes porque o percurso estava inundado, talvez a maré estivesse mais alta que o normal, escolhendo um percurso alternativo.

Cais Palafítico da Barrosa (Também conhecido por Cais da Lagoa), uma construção recente do antigo cais.
Chegada ao Hotel Água D'Alma, que é membro bikotel.
Dia 2 Foz do Arelho - Fátima.

Saímos da Foz do Arelho às 8:15, onde se previa bastante calor, principalmente quando nos afastássemos da costa.
Os caminhos até São Martinho Do Porto tem algum sobe e desce, mas estão muito melhores do que em 2015.
Entre São Martinho do Porto e Alfeizerão fomos pela estrada nacional.
Depois entramos na zona da famosa maçã de Alcobaça, com as estradas estreitas em alcatrão a fazer lembrar as usadas nas provas de estrada da Holanda.
Tinha na memória que quando víssemos o edifício do Sunset Disco Bar, tínhamos uma contagem de montanha de 1º categoria.
Embora o trilho que existia, agora esteja um estradão, a subida é muito difícil.
Chegada a Alcobaça com foto da praxe em frente ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.
Lanche na Casa dos Doces Conventuais, com muita dificuldade em escolher o bolinho.
A saída de Alcobaça em direção a Aljubarrota também é bastante "agressiva", com o calor já a fazer-se sentir.
Passagem pelas Pedreiras, a última localidade antes de entrar na serra.
A subida da serra estava, mesmo muito difícil, a parte inicial ainda deu para fazer montado, mas depois apareceu a "Labruja de Aire" muito inclinada e com muita pedra solta, teve que ser à mão (que também é bom, com dizem no Bairrada 150) e com algumas pausas para recuperar.
Depois de chegar ao cimo da serra, fazemos a descida pela Ecopista da Bezerra, com Porto de Mós no horizonte e passagem pelos tuneis.
Foi com tristeza que vi o Centro de BTT da Pia do Urso todo destruído.
Como é possível deixar chegar o edifício a este estado de abandono?
Chegada a Fátima, com a foto frente ao Santuário.
Foram 2 dias de aventura, com o segundo dia bastante difícil, talvez devido ao calor, mas a Serra de Aire, com tanta pedra é sempre uma tareia para o corpo.

Agradecer às esposas pela paciência e apoio nesta aventura.

Participaram os Papa Trilhos: Joaquim Pena e Luís Saiote com o apoio de Fernanda Pena e Fátima Saiote.