quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Lisboa, Passadiços do Tejo, Muge, Fernão Ferro - 2023-09-23 - 166Km/584mD+

Reportagem por Joaquim Pena

Já à algum que tinha desenhado o track para ir a Muge às bifanas do Silas com ida por um lado do Tejo e volta pelo outro.

Como construíram os novos passadiços do Tejo, permitiu fazer essa nova variante do percurso.

Saída de casa pelas 6:30h em direção ao Fogueteiro para apanhar o comboio das 6:58h para Lisboa.

Começamos o percurso na estação do comboio de Entrecampos, sempre por ciclovia até ao Parque das Nações.
Tiramos a foto de grupo com o Oceanário de Lisboa como em "pano de fundo".
Passamos a nova ponte sobre o rio Trancão e entramos nos novos passadiços de Lisboa.
Estes fazem a ligação com os passadiços já existentes na zona da Póvoa de Santa Iria, junto à Praia dos Pescadores.
Entre Alverca e Alhandra passamos por um single track "engraçado".
Apanhamos a ciclovia até Vila Franca de Xira.
Seguimos em direção a Vila nova da Rainha, onde apanhamos um estradão, que parece não ter fim e que vai até á Azambuja.
A seguir à estação do comboio da Azambuja apanhamos a nova ciclovia que vai até à entrada nos campos.
A maior parte do caminho pela parte superior do morro estava em perfeitas condição, o que permitiu ter uma vista muito melhor do que quando vamos pela estrada.
Passamos a ponte Rainha Dona Amélia em direção a Muge, até à casa das bifanas do Silas.
O Staff estava à nossa espera para saborear a bela da bifana
Depois do abastecimento seguimos por estradão em direção ao Parque de Campismo Escaroupim.
Passamos nos passadiços na zona de Benavente onde atravessamos o rio Sorraia pela ponte pedonal até ao Parque Ribeirinho.
Seguimos pelo trilho ao longo do canal até á ponte da Lezíria.
Fizemos um estradão até Samora Correia.
Depois de fazermos uns Kms na estrada N118, seguimos por estradão em direção à herdade de Pancas.
Fomos passar na velha ponte das Enguias, na zona de Alcochete.
Passamos na zona o Pinhal Novo e seguimos em direção á Penalva até Fernão Ferro.

Participaram os Papa Trilhos: Joaquim Pena e Luís Saiote com o apoio de Fernanda Pena e Fátima Saiote.