PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

domingo, 7 de outubro de 2018

Voltinha de sábado pelas encostas do Alqueva - 2018-10-06

Reportagem por Jorge Bulhão

Eram cerca de nove horas em ponto, batia o sino da igreja agarrei na minha burra e lá segui caminho a descoberta, sai de são pedro do corval em direção ao campo da bola do corvalense, subi o caminho de pedra e terra batida ao pe da rocha dos namorados, fui subindo e cheguei ao cume do monte, ai apanhei o cruzamento que me guiaria até ao baldio e tirei uma foto a igreja muito gira que lá há

Depois de tirada a foto la segui caminho…estrada que liga o baldio em direção a monsaraz, chegado ao cruzamento que ligava o alandroal decidi atalhar caminho por estradas de lavoura feitas por tratores, pelo meio de oliveiras e caminhos dignos de btt, de repente vejo me a braços com dois rafeiros alentejanos, que se diga por bem me vieram dar alento a velocidade…passado esse acaso e depois de mta voltas em terra batida la dei com a estrada do telheiro que me ia ligar a monsaraz…entao segui não estrada que sobe o castelo mas a da rotunda a esquerda que vai em direção à famosa praia do alqueva…quando ia na estrada viro a direita direito a igreja do monte de sta catarina…

Depois de tirada a foto la subi a estradinha toda cheia de xistos granitos e paus, espécie pedreira, chegado la acima tinha de fronte o esplendoroso castelo de Monsaraz que lembra um barco visto ca de baixo, ainda n existia o alqueva e os antigos já faziam castelos a parecer barcos…

Dentro do castelo andei por la a praticar sobe e desces naquela calçada de lages e xistos fui ate a ermida de São Bento ai tirei mais umas fotos, segui pra onde fazem a festa dentro do castelo a porta onde fazem a tourada nas festas de Monsaraz, seguidamente vim para baixo pela estrada sinuosa e sempre a descer em direção ao telheiro chegado la abaixo la abaixo viro na rotunda a direita onde existe um convento de nome orada…ta sempre fechado nunca consegui visitar, tirei uma foto para que pudessem observar…

Depois de passar por este belo convento, por detras existe uma estrada que vai ligar a barrada e depois motrinos sempre em estrada de alcatrão, quando alcancei o cruzamento dos motrinos ou seguia em frente em direcao a reguengos ou virava para a estrada que liga ao baldio, pois então segui a estrada do baldio um estradão grande como e normal na planicie alentejana, chegado mais acima virei para o monte da revilheira e andei andei em terra batida de oliveiras e calhaus as voltas…até que enfim la dei com o caminho que me ligaria ao meu destino chegado ao alto da serra, comecei a descer ate chegar a minha terra São Pedro do Corval..

Espero q visitem, pois tem uma beleza e muita paz para alma e muita olaria

Os participantes foram Jorge Bulhao

Os Km e o acumulado n sei ao certo…mas foi uma boa volta de preparação, obrigado e boas voltas

1 comentário: