sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Arrábida - Tanque - 2016-02-21 - 47Km

Reportagem por Arcângelo

Mais um domingo, portanto dia de dar ao pedal. Bela manhã de sol e certamente a temperatura subir, por isso optei por ir de calções e jersey, ao principio custa um pouco , mas depois compensa.....

08h45 na bomba da galp e aos poucos o pessoal ia chegando, hoje com dois "Amigos" que pela primeira vês iam partilhar a manhã de domingo a pedalar com os Papa trilhos.

Depois dos respectivos abraços e beijos, estes poucos pois dos elementos femininos só a Gina compareceu, calmamente se seguiu pela estrada dos quatro castelos e pela via Amélia até São Gonçalo. Como o tempo continuava fresco, o "guia" decidiu e bem dar uma ajudinha, levando-nos a subir a serra de são Francisco e depois pela esquerda descendo o "cai de costas" onde se fez uma breve paragem. Aqui já ninguém tinha frio e já se tiravam algumas peças do vestuário. Uns pelo "fio dental", outros pelo estradão, o ponto de encontro seria nas "oliveiras".

Como o tempo estava "primaveril" havia várias dezenas de "bttistas" a desfrutar dos belos trilhos e paisagens que a serra oferece. Seguimos pela estrada do vale dos barris e depois subimos à direita até ao moinho da páscoa na serra dos gaiteiros. Magnifica vista sobre Setúbal e breve descida para voltar a subir em direcção ao posto de vigia. Ainda pensei que iríamos ao alto, mas atendendo ao estado físico do Dias, foi decidido seguir para a igreja de São Luis onde se tirou a foto de grupo.

Fotos tiradas e retemperadas as forças, fez-se a descida acentuada e depois o single track que dá acesso ao estradão do "tanque", por onde passamos directos e "estranhamente" nem a Gina e o Paulo tiveram vontade de ir ao banho. Voltando à esquerda, fez-se a longa descida e rapidamente se chegou à estrada das oliveiras e de seguida a igreja do Alcube, mais um ponto de encontro dos "bttistas" domingueiros.

A hora de almoço aproximava-se, por isso seguimos rápido por Vendas de Azeitão em direcção à Quinta do Conde, onde ainda houve tempo de passar por casa do Victor Rebelo, que fez questão de nos oferecer umas minis frescas e uns belos bolinhos. Aqui cada um seguiu o seu destino, e assim se passou mais uma excelente manhã de domingo.

Fizeram-se cerca de 47km certamente com mais de 500 m de acumulado.

Estiveram presentes : Gina, Paulo, Carlos Prazeres, Arcângelo, Dias, Daniel, Luis Saiote, João Vieira,Victor Rebelo, Ni, Pena, Paulo Alex, Pacheco, Paulo Felix, Pedro Felix e os dois "novos" Amigos.