segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Passeio de Aniversário Papa Trilhos - 2011-11-20 - 47Km

Reportagem por Paulo Alex San

Hoje tínhamos um passeio domingueiro em dia especial... Especial porque os Papa Trilhos estavam a celebrar mais um aniversário, não de existência, porque esses já lá vão 7 anos, mas do dia em que nos anunciámos ao mundo virtual através do nosso site... e aí já acumulamos 4 anos. E é este dia que comemoramos!

Mas mantínhamos a tradição. O ponto de encontro foi à mesma hora e nos locais do costume, só que com uma manhã um pouco mais fria e um nevoeiro que recorda que o verão já lá vai. Apesar disso, e de algumas previsões metrológicas prometerem alguns chuviscos, o Parque das Lagoas estava animado.

Saímos do Parque das Lagoas pouco depois das 08.30h para pedalarmos em direcção ao ponto de encontro seguinte, a Qta do Conde. O grupo de pedalantes completou-se com 20 capacetes de Papa Trilhos e alguns amigos.

O percurso não estava totalmente estudado, mas alinhavei com o Riky e o Ni alguns pontos de passagem obrigatórios... mas já lá vamos. Deixámos a Qta do Conde com uma mancha predominante laranja e azul para irmos à 1ª emoção da manhã, a ponte fetiche do Riky. A ribeira estava bem cheinha e a maioria não quis arriscar. Uns a pé, outros arriscaram passar de bike, continuámos pelo trilho paralelo à linha de comboio.

Fomos acumulando alguns Kms, passando pelo Bairro dos Marinheiros, Pinhal da Marquesa e entrámos na Serra da Arrábida pela Qta do Anjo. A subida foi até ao trilho que vem dos moinhos para depois irmos em direcção ao Cai de Costas. Mas foi só um ameaço, por resolvemos descer até Cabanas. Pelo caminho, fomos saudados pela lama prometida.

Como a hora ainda não era compatível com alguns preparos que estavam a decorrer, demos umas voltinhas pela localidade para irmos desaguar no cruzamento da Igreja de S, Gonçalo. Era este o local ideal para o abastecimento. Pensado para a chuva ou para o sol, caso estivesse a chover, tínhamos o abrigo do telheiro da igreja, mas como já se avistavam alguns raios de sol, as mesas do largo foram ideais para a supresa de aniversário preparada para os pedalantes deste passeio.

A Marlene San e a Isabel Penteado estavam à nossa espera, já com a mesa posta. Eram bolinhos, sumos, moscatel e um delicioso bolo de aniversário. Tudo a pensar na reposição obrigatória de calorias. Cantaram-se os parabéns e instalou-se um agradável ambiente de comemoração.

O Pena, receoso de efeitos secundários do moscatel, não arriscou, e prendeu a sua bike a um pinheiro para que não tivesse desvios inesperados... (ehehe).

De barriga aconchegada, tínhamos agora de expelir as calorias consumidas em excesso. Depois da foto de grupo, começámos logo a subir mesmo ali à frente. E que subida...

Passámos dos 70 metros de altitude para os 255 metros... foi sempre a subir até ao trilho que vem do Cai de Costas. Lá em cima seguimos para o lado das Necessidades, com um sobe e desce cuidado, pois os regos da chuva eram abundantes.

Nas Necessidades, atravessámos a EN10 e seguimos por um misto de trilho e alcatrão para voltarmos a cruzar a mesma EN junto à igreja de Vila Fresca de Azeitão. Aqui já estávamos com o regresso em mente e foram poucas dezenas de minutos para chegarmos à Qta do Conde e pouco depois das 12.30h, à Qta dos FF's, já com vários pedalantes distribuídos pelas suas casas.

Este passeio traduziu-se em 47Km de pedaladas e 696m de acumulado de subidas. Acrescentou-se uma bela manhã de BTT com uma ainda melhor comemoração de aniversário. Parabéns aos Papa Trilhos. Parabéns a todos aqueles que têm conseguido manter um projecto de referência, de amizade e de orgulho. São assim que se caracterizam as familias. E claro, agradecimentos também às 2 Papa Trilhos que não foram pedalar mas também participaram neste passeio - a Marlene e a Isabel!