Os preparativos estavam concluídos e o grande dia havia chegado. O Parque das Lagoas foi devidamente preparado para acolher os nossos convidados e as Festas de Fernão Ferro ajudaram no ambiente. O secretariado acolhia o check-in dos vários participantes que iam chegando. Eram entregues os dorsais, os sacos de lembranças e alguns esclarecimentos de última hora.
Pouco antes do inicio do passeio, um breve briefing do que iria acontecer e alguns concelhos e recomendações para que tudo corresse pelo melhor. Estava quase na hora!
Passavam 5 minutos da hora agendada, quando foi dado o inicio oficial do passeio. Com popa e circunstancia, com a GNR a guiar-nos nos primeiros Kms, desfilámos pelas ruas de Fernão Ferro. Os dados oficiais do passeio anunciavam um pelotão de 110 rodas, por outras palavras, 55 pedalantes.
O estradão em direcção à Qta do Perú iniciou o terreno de terra. O ritmo era de passeio e aproveitava-se para colocar a conversa em dia e rever alguns amigos que repetiam este convívio à Papa Trilhos. As bikes também estavam equipadas a rigor, com luzes à frente e atrás. Uns com mais luméns do que outros, mas o conjunto de todos com certeza que iluminaria todo o passeio.
Depois da Qta do Peru, descemos até à EN10 para depois serpentearmos por alguns trilhos junto a Brejos de Azeitão. Aproximavamos do 1º ponto de passagem com o nosso staff, que já estava ansioso pela nossa passagem. Iriam por em prática todos os ensaios dos últimos dias. Com o grupo um pouco estendido, tivemos de fazer um re-agrupamento mais demorado.
Seguiu-se a passagem em frente à Qta do Picão, um trilho junto à EN379. A noite já estava a juntar-se a nós, e estando a sua participação também prevista, os pirilampos começavam agora a sua digressão. Luzes brancas à frente e vermelhas atrás, a romaria dava um efeito bonito de se ver.
Depois da passagem pela Aldeia de Irmãos, accionou-se o plano "recovery", seguindo-se pelo percurso planeado e os participantes com mais dificuldades, seguiram com um guia, o Rui San, por uns atalhos até à zona de abastecimento. Mas o percurso principal ía agora aquecer. A subida do moinho dos Besugos obrigou à destilação de algumas calorias. Até, novamente à passagem seguinte de estrada, tivemos uma descida mais cuidada onde era obrigatório estar alerta para algumas pedras e regos.
Até aqui, tudo estava a correr bem, e assim desejávamos para o resto do passeio. Entrámos novamente pelos trilhos da Serra com algumas pequenas subidas e descidas, passagem por alguns metros de areia e umas pequenas valas. Estávamos na zona do percurso um pouco mais técnica, mas também mais interessante. A Serra brindava-nos com uma escuridão total interrompida apenas pelos nossos "caga lumes" e o silêncio admirável da noite!
O vento já trazia um aroma a abastecimento... e os kms efectuados já o justificavam. Somente faltava pedalar o estradão até aos Casais da Serra. Foi distribuído a cada pedalante um saquinho com alguns sólidos e líquidos, onde o ingrediente principal era o pão com chouriço. Saído do forno à pouco tempo, ainda estava quente, e permitiu-nos aconchegar o estômago. Estávamos no Km 26º.
Em Fernão Ferro já decorria o bailarico e nós estávamos no percurso de regresso. Rolámos um pouco até ao inicio da subida até à Qta da Piedade. Seguiu-se a passagem junto à ex-Qta dos Catralvos e o trilho dos fetos onde estava um gajo agachado de máquina na mão. Todos conseguiram não acertar-lhe e consegui sair ileso para concluir o percurso com o resto do pessoal.
Os últimos Kms foram com o estradão da Qta do Perú com algumas zonas de areia e na chegada a Fernão Ferro já estava a GNR à nossa espera, junto dos participantes atalhados. Entrámos na festa recebidos com o anúncio do final do nosso passeio e a curiosidade de muitos populares destes estranhos malucos que foram andar de bicicleta à noite. Os aplausos acompanharam outros efeitos especiais e alguns flash's aos nossos fotogênicos participantes.
Os que haviam optado pela ceia, poderam degustar à descrição as comidas e bebidas disponíveis, desde bifanas, entremeadas, sopa, pão com chouriço, entre outras, e exercitar também um pouco do inevitável convívio.
Foram 40Km com um acumulado de subidas perto dos 600m. Os Papa Trilhos agradecem a todos os pedalantes a participação em mais uma edição no Papa Trilhos by night na expectativa de ter proporcionado uma noite agradável de BTT num ambiente descontraído e com a belíssima Serra de Arrábida como cenário de fundo.
Agradecimentos a todos os que colaboraram neste passeio, nomeadamente aos nossos elementos com a função de Guias e STAFF.
Todas as fotos disponíveis no respectivo Álbum.
Agradecimentos institucionais:
- Junta de Freguesia de Fernão Ferro, pela colaboração e apoio ao passeio;
- Lactogal, pelo fornecimento do algumas lembranças;
- ICNB - Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, pela informação, esclarecimentos e autorizações necessárias para o percurso dentro do Parque Natural da Arrábida.
Parabéns!
ResponderEliminarFoi 5 estrelas, percurso e organização.
abraço,
Ricardo Rodrigues
Parabêns
ResponderEliminarA todos os participantes por mais este momento de convivio e divertimento que venha o proximo desafio até breve.
Obrigado
Parabéns Papatrilhos...
ResponderEliminarCada vez mais sobem na minha consideração...,é incrível ver neste grupo o espírito de entreajuda entre os elementos pedalantes, respectiva família e amigos, sem duvida um exemplo único no mundo do btt e que é de louvar e preservar. É uma alegria muito grande para mim pedalar convosco, obrigado a todos.
Abraço
José Costa Santos
Os meus parabéns pelo passeio, foi 5 estrelas, parabéns à organização que foi do melhor.
ResponderEliminarUm Abraço e até o próximo passeio.
Boas!
ResponderEliminarJá comentei na "box" mas reforço o registo... Fantástico! Parabéns e obrigado por tudo!
Este passeio foi uma animação do princípio ao fim. Aliás, antes do passeio já estavamos animados... ou diria stressados? LOL. Eram 19h50 e eu e mais 2 companheiros ainda estávamos ao lado do secretariado, à espera do Bolo do Caco e de outros 2 companheiros que se vinham juntar a nós... nunca mais vinha o bolo nem os companheiros... foi um stress! Daí até casa, equipar e sair deve ter sido um record mundial. Enquanto chamavam por um de nós na partida`"Ò Moratooo vamos partir sem tiiiii" vínhamos nós na talega a fazer o aquecimento desde os Redondos até à feira. É claro que já não chegámos a tempo e só apanhámos o pelotão à entrada da terra batida à saída de FF. UFA!!!! O aquecimento estava mais que feito ;)
No passeio encontrei o Sr. Lorival, que conhecia por motivos profissionais e foi um espanto vê-lo montado na ginga... " Mas... você faz BTT???" e ele perguntava-me o mesmo, pois habituados a vermos-nos de calças de terylene e gravatas, foi realmente uma agradável surpresa.
Do passeio já se esperava uma boa escolha de caminhos e trilhos, tal é a maestria dos Guias dos Papatrilhos e a simpatia do STAFF também ajudou a aliviar o nosso empeno.
A chegada apoteótica com os "fireworks" foi para os meus companheiros uma surpresa e já querem mais para o ano. Ficou no ar uma incursão num passeio dos próximos Domingos, que irá ser cumprida.
Até à próxima aventura!
Luis dos Redondos
Palavras para quê? Basta uma: "Espetacular"! Este é o adjetivo mais apropriado para descrever a noite de dia 30. Do STAFF, aos guias e trilhos escolhidos, ao maravilhoso céu estrelado, tudo simplesmente espetacular!
ResponderEliminarGostámos muito deste passeio e é sem dúvidas para repetir.
Muitos parabéns a todos aqueles que estiveram envolvidos neste evento e claro um obrigada muito especial à minha família que me/vos aplaudiram à nossa/vossa passagem junto ao campo de futebol.
Parabéns a todos!!!
Parabéns a todos os amigos e companheiros Papa Trilhos que nos brindaram uma vez mais com um excelente passeio nocturno, uma excepcional organização, muita amizade e boa disposição.
ResponderEliminarObrigado a todos vos.
Vemos-nos nos trilhos.
Evaristo Moura
Olá
ResponderEliminarExcelente.
Venha o próximo.
Este ano deu para perceber que ser STAFF não é nada fácil, tem-se muitas preocupações, para que nada falhe e tudo corra na perfeição.
Mereceu a pena o esforço e ver o reconhecimento no sorriso de cada pedalante.
Beijos e Abraços
PARABENS
ResponderEliminarA todos os participantes neste belo passeio, Como guia da frente do pelotão quero agradecer o exemplar comportamento dos pedalantes em terem respeitado o que lhes foi pedido.
Espero que para o ano volte mais um By-Night.
Jorge Nunes
UPS .....já me esquecia de agradecer ao STAF
ResponderEliminarObrigado pelo apoio prestado durante o passeio 5 estrelas
PS:Um agradecimento especial ao Presidente PAULO ALEX pelo seu empenho mais uma vez, sem ele seria dificil a realizaçaõ deste evento.
Não há palavras para descrever o que sentimos depois do passeio realizado, por tudo ter corrido dentro da normalidade, por toda a caravana ter respeitado os guias e o STAFF. Outra coisa não era de esperar dos BTTistas!
ResponderEliminarO meu obrigado a todos os participantes e familiares que trouxeram a sua alegria à nossa festa.
Falta agradecer ao Srº João, dono do bar Moitense, por ter preparado o abastecimento e a ceia. O meu muito obrigado. Por fim, a todos que organizaram e ajudaram para que este evento fosse uma noite muito bem passada entre amigos e família.
Que palavras para descrever o nosso By Night? Apenas acho uma, ESPECTACULAR, quer na organização, quer na entreajuda dos guias, quer na ajuda aos participantes, quer no Staff e uma palavra especial para todos os elementos, que foram além de espectaculares também foram excepcionais, a espectacular animação e convívio entre todos.
ResponderEliminarSem dúvida um sucesso este nosso evento, pois ao chegarmos e vermos a satisfação de todos, este é o nosso verdadeiro sucesso, a satisfação e animação com que todos nós tínhamos.
Obrigado a todos pela vossa disposição e animação.
Depois de tudo o que já se escreveu o que dizer...repetir o que já foi dito inumeras vezes simplesmente EXPECTACULAR...uma organização á PAPA TRILHOS.
ResponderEliminarResta-me agradecer em primeiro lugar ao nosso PRESIDENTE Paulo Alex San sem Ele não existia by night, ao staff pelo seu trabalho e empenho para que o sucesso fosse garantido, aos guias que tudo fizeram para que não houvesse incidentes com os participantes.Tudo isto para que no final todos estivessem bem dispostos e satisfeitos para puderem usufruir do convivio entre todos os participantes e respectivas familias.Beijos e abraços para todos...para o ano há mais.