PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Marginal do Seixal - 2010-04-02 - 33Km

Reportagem de Marlene San

Quando se olha para a Baía do Seixal percebe-se logo a razão da sua importância. Tudo aconteceu à volta da Baía, desde a época romana, comprovada pelos sítios arqueológicos da Olaria Romana da Quinta do Rouxinol, em Corroios e da Quinta de S. João, em Arrentela, à época dos Descobrimentos e até aos nossos dias. O próprio nome Seixal, deve-se provavelmente à grande quantidade de seixos existentes na zona e que eram utilizados como lastro nas embarcações.
Terra de pescadores e de quintas senhoriais, o concelho do Seixal evoluiu ao longo dos tempos, sempre com uma íntima ligação ao rio, pois era através deste que todos os produtos como o peixe, cereais, sal, azeite, vinho, fruta e outras matérias-primas eram escoados para a capital e até exportados.
Nos dias de hoje, temos um concelho com cerca de 170 000 habitantes, constituído por 6 freguesias - Aldeia de Paio Pires, Amora, Arrentela, Corroios, Fernão Ferro, Seixal - sendo um dos concelhos que possui dos valores mais elevados do País, relativamente ao progresso educativo, cultural, social e económico.
O concelho do Seixal, para além do seu desenvolvimento sustentado, preserva ainda algumas manchas de pinhal e ambiente natural, juntamente com a área de Reserva Ecológica Nacional que corresponde a 10% do concelho.

Feita a apresentação do destino da nossa voltinha, foi só colocar 38 pézitos no pedal e rolar até ao nosso Seixal. Está uma tarde muito agradável e, com uma excelente energia positiva, tinha-mos 2 pézitos estreantes nestas voltinhas, era a Isabel - irmã da nossa atleta Dora.
 De pedalada em pedalada dirigimo-nos até ao parque industrial do Seixal, “área” outrora escolhida para treinos nocturnos dos nossos atletas para o Tróia /Sagres.
Hoje é apenas um local de passagem para o nosso destino, entre o asfalto e a terra batida lá fomos nós desbravar caminho. Como neste nosso grupinho manifestavam-se algumas simpatias futebolísticas avermelhadas, e porque já que estávamos mesmo ali ao lado, fomos ver o centro de estágio do SLB. Quando alguns dos nossos meninos começaram a subir ouvia-se aplausos e uma “montanha” de gente ali, então pensei: Caramba estamos mesmo a ficar famosos.
Afinal os famosos eram os jogadores do SLB que “desfilavam “ nas sua 4 rodas, e depois do resultado do dia anterior com o Liverpool, os fãs faziam assim o seu reconhecimento ao resultado obtido. (deixo aqui uma ressalva - eu sou do Sporting, sim dos Verdes, aqueles que este ano não sei bem porque só ambicionam o 4ª lugar.)
Clubes à parte lá continuamos nós no nosso passeio de 6ª feira Santa, passando desta feita para a Marginal do Seixal - e que “simpática” que está a nossa marginal.

O regresso foi feito com bastante “tranquilidade”, e bastante desportivismo. Estavam assim feitos 33 Kms de boa disposição.
Participantes: Mimosa San, Félix San, Rui San, Carlos San, Jorge Nunes, Dora, Isabel, Gina San, Marlene San, Helena San, Cristina, Mariana, Rute, Pedro, Daniela, Isabel, Rodrigo, Vasco, Cunhado da Dora (desculpa mas não sei o nome).

Referências:
- Câmara Municipal do Seixal

3 comentários:

  1. Só um a parte...
    A reportagem já estava boa :) mas ficou bem melhor, e por isso felicito o Alex Sam pelas bonitas 3 fotos que colocou no inicio da reportagem.

    Obrigado Alex San

    ResponderEliminar
  2. Muito bem. Fiquei com vontade de ir pedalar ao Seixal... mas como ninguém convida... :-)

    ResponderEliminar
  3. Esta volta tem dois nomes (voltinha hegienica, ou voltinha do corato)por acaso nâo saberes,mas vejo que estudates a historia do nosso concelho e a segunda foto faz lembrar-me uns anitos atras a velha praça do seixal,

    ResponderEliminar