PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Passeio na Atalaia do Campo - 2009-08-15 - 18Km

Com muito transito pelo caminho, direccionámos o nosso astrolábio para os lados de Castelo Branco, mas precisamente, às portas de Alpedrinha. O alojamento foi numa quinta de um amigo do Mimosa, que gentilmente nos cedeu o paraíso do silêncio. Depois de uma noite de sono, amanhecemos com muito calor. Pequeno almoço tomado, equipados "quase" a rigor (houve alguém que não trouxe o equipamento Papa Trilhos), começámos a preparar as nossas bikes.

Atestámos os pneus de ar e, o Mimosa San, nesta árdua tarefa, danificou o pipo. Lá tivemos que substituir a câmara de ar.

Com muitos graus de temperatura, iniciámos a marcha guiados por GPS com um track preparado no Google Earth. Os primeiros quilómetros foram por trilhos sem grandes inclinações. Depois de algumas descidas, veio uma pequena subida com alguns regos da água e silvas nas bermas. O ESP da bike do Mimosa estava desafinado, e a roda traseira derrapou, aconchegado o Mimosa nas silvas e com alguns arranhões no braço.

A povoação à vista era Póvoa da Atalaia, por onde fizemos uma passagem rápida. Seguiu-se Atalaia do Campo onde os habitantes locais estavm reunidos à sombra do largo da aldeia. Com o chafariz ali ao lado, aproveitámos para abastecer os nossos bidons de água.

Os termómetros corporais estavam em overflow e as pedaladas tornavam-se mais complicadas para cumprir o track que havíamos projectado. Tínhamos pensado em fazer uns trilhos na Serra Da Gordunha para vermos a vistas, mas resolvemos fazer agulha para a Quinta em busca de um banho refrescante.

Antes ainda parámos numa sombra em plena ponte romana para descansar um pouco.

Como regresso pela estrada nacional, ainda fizemos um desvio para visitar a fábrica da Casa Quintela na Atalaia do Campo. Pelo caminho o Mimosa e a Gina iam-se abastecendo de pêros e outras frutas que habitavam à beira da estrada.

Chegados de regresso, improvisámos um chuveiro com a mangueira e refrescámos-nos depois de 18Km e 350m de acumulado de subidas.

Foi uma voltinha curtinha, mas que deu para conhecer alguns trilhos da região. Algo para explorar com o tempo mais fresco.


Participantes (4): Paulo Alex san, Marlene San, Mimosa San, Gina San.

Ver mapa maior



Vídeo: filmagens e montagem por Paulo Alex San

1 comentário:

  1. Belo passeio por zonas agradáveis e acredito que com temperatura mais agradável para o btt teria sido ainda melhor.
    Quero aqui deixar 2 notas, uma pelo excelente video que o Paulo Alex San fez, a fazer subir a qualidade no nosso "ponto de encontro" de novidades e notícias e também quando ele menciona num banho fresco para recuperarem da elevada temperatura corporal, reparem bem no que se vê bem na foto, 2 grades de "minessssss", banhos, pois sim, ehehehe
    Abraços e Beijinhos

    ResponderEliminar