PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

2009-08-23 Trilhos de Baco 2009 - Vidigueira 40 km

Chegava o dia que já estava marcado no calendário de eventos a não faltar, “Trilhos de Baco”, na Vidigueira, este ano na sua 6ª edição.
Após a presença dos Papa Trilhos o ano passado e no próprio dia se comentou que era evento a ficar marcado no nosso calendário, eis que um ano depois cá estavam os Papa Trilhos para mais uma presença em grande número. O evento deste ano contou com 3 tipos de distâncias, onde houveram participações na distância dos 20 km como na distância de 40 km. Mas que por agora fica a “reportagem” da distância dos 40.

Pequeno-almoço tomado no quartel do bombeiros, frontais levantados no dia anterior, dirigimos-nos para o local de partida para mais uma edição da Maratona.
Enquanto se esperava pela hora de partida que foi dada exactamente às 09h00, já se começava a sentir o calor que foi-se tornado cada vez mais intenso conforme pedalávamos pelo percurso fora.
Partida dada e lá foi um pelotão compacto percorrer algumas ruas da Vila da Vidigueira até entrarmos em estradão a caminho de Vila de Frades, prosseguindo a sua marcha por terras do Concelho da Vidigueira, até chegarmos a uma aldeia de seu nome Santana, onde estava montado um posto de abastecimento... e que bem que soube!
Daqui até ao 2º posto de abastecimento foi a parte mais “dura” do percurso com um sobe e desce constante interrompidos a curtos espaços com zonas para se poder rolar e recuperar a respiração e dar folga às pernas que iam ficando mais pesadas, não pelos km´s, mas sim no que o calor provocava, um desgaste maior. Percurso ondulante com subidas e descidas tipicamente alentejanas e com algumas subidas mais acentuadas, especialmente a das antenas até junto do 2º posto de abastecimento e 1º posto de controlo, onde havia a separação dos 40 e dos 70 km, que fez mossa em muita gente. Daqui até ao fim foi a descer até junto do IP8, numa fase do percurso rolante sem grandes dificuldades, até entrarmos novamente na Vila, onde estava colocado mais um posto de controlo junto da Ermida de S. Rafael.
Deste posto de controlo até ao fim, foi o percorrer mais um pouco de estradão até junto da entrada sul da Vila e percorremos mais um pouco dos seus arruamentos com os locais a assistirem e a darem incentivo a quem passava de bike já com alguns km nas pernas, uns mais à vontade que outros. Percurso bem marcado, não havia hipótese alguma de alguém se desviar do percurso, durinho e que se foi tornando mais devido ao calor que apertava e bem, assim como o muito pó.
À chegada falava-se que em zonas do percurso chegaram a atingir os 39º, isto ainda antes do meio dia!!!

Abastecimentos completos, havia de tudo, fruta, água, bolos, bebidas isotonicas, coca cola, etc.
Todos os elementos que se deslocaram à Vidigueira divertiram-se e passaram mais um grande momento de amizade, companheirismo e boa disposição.

A simpatia, a amabilidade das pessoas da organização, dos habitantes são imagem de marca e que nos fará regressar a este evento.
A salientar nenhuma ocorrência tipo furo ou queda em elementos do grupo, assim como e, uma vez mais, um excelente apoio dos acompanhantes que nos aguardavam junto da chegada com a alegria e animação que caracteriza toda e qualquer presença dos Papa Trilhos Maratona com 40 km e um acumulado de 820m.

4 comentários:

  1. Pela reportagem deu para perceber que o calor não deu tréguas.
    Parabéns a todos os Papa Trilhos mais uma grande participação com tem sido apanágio deste maravilhoso grupo.
    Beijos e Abraços

    ResponderEliminar
  2. Agora junto há meta e já com os nossos juniores , aspirantes e alguns Papa trilhos aguardava-mos pelos restantes. Passados largos minutos chegou um e depois outro e chegaram 5... e o Cajó? onde estava.. desta vez levava o GPS... quando lá do fundo da rua se avista era mesmo o Cajó, entre risos e palmas ele passou.
    Só posso dizer que foi um fim de semana fantástico, obrigado a todos
    Helena San

    ResponderEliminar
  3. Do outro lado (20Km)sei como foi deste lado é fácil de imaginar, a mais pura diversão e quero aqui felicitar os meus companheiros do pedal.
    Rikybike San pelo seu tempo de 1h44, ao Rui San pelo seu tempo 1h55 e ao Ni San que foram os nossos primeiros Papa Trilhos a chegar são os nossos verdadeiros "Artistas".
    E não posso deixar de salientar algo que me deu um "gozo" enorme de ver, a chegada de 5 magnificos Paulo Alex San, Mimosa San,Paulo Felix, Tozé San e Nelson San que ao chegarem juntos "arrancaram" vários comentário que me deixaram muito orgulhosa, Obrigada pessoal.
    Ah e o nosso amigo Cajó que testou o seu GPS ao mais alto nivel, acho até que lhe deu uma energia extra.

    A todos vocês Obrigado pelas emoções vividas.


    Marlene San

    ResponderEliminar
  4. Muito haveria para dizer deste fim de semana fantástico passado no seio da Família Papa Trilhos.
    Maratona ***** estrelas com uma chegada que nos emocionou e nos deixa a todos orgulhosos, um apoio inigualável que já vai fazendo furor por terras de Portugal, a amizade e o convívio vivido nesta viagem até Terras Alentejanas (prova a fazer parte do calendário Papa Trilhos)
    A todos o meu muito OBRIGADO.
    Beijos e Abraços

    ResponderEliminar