PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

terça-feira, 14 de abril de 2009

À Volta do Grande Lago - Pedrogão - 2009-04-11 - 36Km

As estrelas ainda brilhavam no céu, parcialmente cobertas por algumas nuvens que teimavam em debitar algumas gotas de água que cintilavam com o reflexo dos candeeiros. Foi este o amanhecer para mais um Papa Trilhos on Tour, desta vez lá para os lados de Pedrogão do Alentejo.

A logística estava já toda programada. Às 05.45h iniciamos a nossa jornada. Pelo caminho íamos apanhando alguma chuva, o que não nos deixava muito animados.

Chegados a Pedrogão, as meninas foram logo tratar do levantamento dos dorsais e algumas lembranças. Num saco com alguns folhetos e outros brindes, estava o aperitivo para que aquilo que seria o Alentejo no seu melhor - um mini pão alentejano e um frasco de doce de tomate. O Rickybike San não fez cerimonias e mesmo com o dedo, barrou o pão para um pequeno almoço campestre. Particularidade para os dorsais que não eram presos com as habituais abraçadeiras, mas com algo mais original.

Fomos depois para junto do ponto de partida onde já se podia apreciar o aroma daquilo que seria o nosso almoço - um almoço de grão com porco preto! Já havia alguma agitação, e depois de algumas palavras da organização e do Presidente da Junta, lá começámos a pedalar. O tempo que ao inicio estava um pouco medonho, mas as melhoras estavam a aparecer.

Começámos o passeio com a tradicional voltinha pela vila, entrando de seguida nos trilhos. Ainda não tínhamos aquecido e começou logo a 1ª subida. Embora não fosse muito longa, mas já deu para acelerar o ritmo cardíaco e adivinhar que outras poderiam seguir-se.

Enquanto isso, íamos apreciando as belíssimas paisagens do Alentejo e também o património que muitos não conhecem, como este forno de carvão.

O percurso foi sempre por trilhos rodeados por bonitas paisagens. As subidas eram prato forte, sendo que algumas delas tinham a dificuldade acrescida de ter alguma pedra solta.

Mas apesar das dificuldades, o espírito abafava o cansaço com estes cenários.

Fizemos o abastecimento junto à ponte da lagoa da barragem. Tínhamos à disposição bolos secos, laranjas, água, cubos de marmelada. O Mimosa San foi o 1º a chegar e ainda apanhou a mesa bem composta.

Seguimos viagem com algumas centenas de metros por alcatrão. Podíamos contemplar as capelas típicas no meio do... sossego!

Com mais algumas subidas e descidas também a condizer, fomos completando o percurso.

Durante o passeio eram efectuadas diversas paragens para agrupar e prosseguirmos todos juntos.

A Marlene San é que ia fazendo conta aos Kms que faltavam, pois já estava com algumas dificuldades. Valeu algumas mãozinhas que a foram levando para concluirmos todos o passeio conforme começámos - em equipa.

Foi um passeio muito agradável com trilhos típicos alentejanos. O acumulado de subidas foi maior do que estávamos à espera. Depois dos banhos, com água quente, rumámos ao aguardado almaço. Efectivamente o aroma estava em conformidade com paladar.

No final do almoço, ainda tivemos direito a uma animação musical para terminar o evento em festa.

A organização, que se aventurou neste 1º passeio, conseguiu proporcionar um dia muito bem passado, com trilhos agradáveis e um convívio digno da comunidade BTTista.


Foram 36Km com 702m de acumulado de subidas. Ver estatísticas.

Participantes (7): Paulo Alex San, Marlene San, CaJo San, Helena San, Mimosa San, Gina San, Rikybike San.


View Larger Map

8 comentários:

  1. Excelente reportagem!
    ao lê-la faz-nos sentir que tambem participamos um pouco neste passeio.
    Quase que dá pra sentir o aroma desse "belo repasto",(a avaliar pelo olhar do Ricky) duvido que tenha sobrado alguma coisa nesse tachinho!

    ......e dizem que o alentejo é plano! (hehehe)

    Viva o espirito de grupo: quando nos faltam as pernas, temos sempre uma mãozinha!

    Beijinhos
    (e pronto fiquei com pena de nao ter ido claro!)
    Nelly

    ResponderEliminar
  2. As imagens falam por si, excelente passeio.
    Para o ano há mais espero.
    Beijos e Abraços

    ResponderEliminar
  3. Pessoal, só faltou dizer que alguém levou uma garrafinha de Moscatel do nosso, para acompanhar o cafézito.Estava tudo Espectacular.

    ResponderEliminar
  4. Quem lá esteve deu para sentir. Afinal no Alentejo não há só planiceis.Passeio muito agradável.
    Falta dizer que o doce éra de cor laranja, para mim era de abóbora, se calhar sabia a tomate será? bem o importante é que era bom, já não há.

    ResponderEliminar
  5. Vou escrever tipo conei...
    Se pudesse dar nome a este passeio seria o dos só risos.
    Uma palavra de muito apreço à meninas que estiveram 5 estrelas.
    Gina, tu pareces que já andas há muito tempo, tal a deenvoltura com que fazes tudo, um espectáculo. Helena, uma verdadeira guerreira da terra batida, estivestes demais. Marlene, apesar do cansaço estivestes também 5 estrelas, só não percebo que cena era aquela com a anca, talvez com uma bicla adequada. Muitos parabens a todas pelo esforço e dedicação e agora é só continuarem por que se já estavam bem, hão de ficar muito melhor. ihihihihih.
    Aos gajos, muito bem também. O moscatel foi muito bem lembrado. Foi a verdadeira cereja em cima do bolo. A relembrar certamente.
    PS. As meninas não se esqueçam da comidinha e se lembrar cá do menino.

    ResponderEliminar
  6. Agora é a sério. Gostei bastante do passeio e especialmente da companhia. Esta família é completa no espírito de entreajuda, na camaradagem, na espera, dar a mão, como no lema dos mosqueteiros "um por todos e todos por um", assenta-nos que nem uma luva. Pena foi que não pdessem estar presentes mais Papa Trilhos para o sucesso ser ainda maior. E a surpresa "o moscatel", uma verdadeira surpresa.

    ResponderEliminar
  7. Agora a minha versão dos acontecimentos.
    Um dia 6 estrelas bem passado…
    Apesar da manhã estar cinzenta a boa disposição estava ao rubro. (a minha durou até à 1ª subida)
    Planícies? Aonde?
    Pois é amigos neste passeio contei mais subidas do que descidas, como é isto possível?
    Deparei-me que a minha forma física está off (acontece aos melhores…)
    Valeu-me algumas mãos e muitas vozes de conforto.
    A voz Off que sempre me acompanha nestes momentos mais difíceis (sim, a tua Ni San)
    A voz On que me acompanhou Rikybike, muito obrigada.
    E a sempre presente “mãozinha” do meu grande Amigo Mimosa San, por isso e pela força o meu muito obrigado.
    Agora perguntam vocês porque um dia 6 estrelas?
    Paulo Alex San, Cajó San, Rikybike San, Mimosa San, Gina San, Helena San, foram eles/elas as estrelas do meu dia.

    Obrigada Família San

    Marlene San

    ResponderEliminar
  8. Rapaziada do PapaTrilhos, desculpem a franqueza, mas acho que foram enganados em relação ao titulo deste passeio, eu por acaso tb queria ir, mas não tive companhia. Agora a historia do grande lago, fica muito a desejar, ficaram muito longe do GRANDE LAGO, quando li o cartaz fiquei convencido que ia pedalar mesmo ao pé do Alqueva... afinal não foi nada disso...
    Aquele abraço e até dia 19 em Estremoz, cá vos espero...
    Gambutas Team... sempre a rasgar !!!

    ResponderEliminar