PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Trilhos & Courelas - 2009-04-05 - 25Km e 58Km

Reportagem de CaJo San

“QUERER É PODER”

05ABR09. O relógio tocou ainda não eram 06H15, toca a levantar, temos que dar ao pedal, desta feita para os lados de Vendas Novas, 5ª Edição Trilhos & Courelas 2009, Passeio-Maratona 25 km, 50 km e 80 km. Chegámos por volta das 07H49 (isto é que é precisão) à Escola Secundária de Vendas Novas, dirigimo-nos ao secretariado a fim de levantar os dorsais, 366 – Cajo San, 367 – Helena San, escolhemos o tamanho da t-shirt, entrega de saco com sumo e barrita, alguma publicidade a outros passeios, tá feito. Mas sem atropelos, sem confusões, já estava tudo confirmado do antecedente, uma janela dos 0 aos 100, outra dos 101 aos 200, etc.

Quem encontro, o Luís da Superbikes, super equipado e já pronto para começar, também já conhecem os cantos à casa, já lá vão pela terceira vez.

O meu amigo e camarada de armas Zé Selorindo, membro da organização andava muito ocupado, para que nada falhasse, logo desde o início. Parabéns a ele e também aos restantes membros do ADN TRILHOS pela forma como organizaram o evento que vai na 5ªedição, desde a recepção, encaminhamento, a forma cordial como trataram e davam informações aos bttistas, tinham o trabalho de casa bem estudado.

09H15, dirigimo-nos para a frente da Escola para começarmos, pouco tempo depois arrancámos com direcção à Escola Prática de Artilharia, passando pela principal parada desta Unidade, encaminhámo-nos por um túnel para entrarmos directamente em trilhos de terra, estradão largo. 09H30, início. Alguma confusão, mas sem ninguém se aleijar, também éramos cerca de 670 atletas. Ali circulavam os que iriam fazer os 50 e 80 km. Os dos 25 km iriam mais atrás, daí estarem separados e acompanhados de respectivos guias, que estavam vestidos com coletes reflectores cor-de-laranja, 2 motos dos bombeiros.

Propusemo-nos fazer os 50 km, mas a partir do 10 km já estávamos com alguma distância de atraso, o terreno também não ajudava, tinha alguma pedra solta.

Entretanto cruzámo-nos com o pessoal dos 25 km. A Helena achou por bem ficar com eles, estava a tornar-se muito duro continuar e, lá fui eu na “bisga” ”a tout la vitesse”, para encurtar distâncias. Só descansei quando comecei a ver alguns elementos dos 50 km. Estava já farto de ouvir o barulho da mota atrás de mim.

Percurso muito rolante, mas quando se tratava de subir, algumas tiravam o fôlego o que em mim não é difícil, passagem de alguns riachos para acalmar o calor. Trilho bem sinalizado com fitas balizadoras ou com pequenos sinais em formato de seta com a palavra (BTT), não faltaram ambulâncias colocadas estrategicamente, não fosse o diabo tecê-las. A GNR também estava representada na ajuda das passagens de estrada.
Ainda apeei duas vezes, desgastei-me muito para chegar à frente com o intuito de recuperar o tempo perdido, mas também cheguei ao fim, e não foram 50 km, mas sim perto dos 58 km, deixo à consideração o autor da frase ”é já ali”.

Abastecimento perto dos 35 km com fruta: bananas, laranjas aos quartos e maçãs, pequenos bolos sortidos, água e alguns sumos, suficiente. Encontrei um camarada de profissão, o Veloso, também estava a gostar da prova.

No final, bons balneários com água quentinha, também havia em quantidade e qualidade mangueiras para a lavagem das biclas. Ops, desapareceram-me os óculos do sítio onde os tinha colocado, quando regressava do banhito. Alguém pensou que estavam esquecidos e levou-os para entregar a um membro da direcção à entrada do refeitório, um bom exemplo de camaradagem. Tenho pena de não me lembrar do nome da pessoa, sei que era da Charneca da Caparica, obrigado. Não quero deixar de realçar a disponibilidade do Sr. Nuno Branco, também ele membro da organização que se encontrava junto aos balneários e logo telefonou para o meu amigo Selorindo, inquirindo se alguém tinha aparecido com um par de óculos, a ele o meu obrigado também.

Falemos então de coisas com mais interesse como foi o almoço. A ementa é a já tradicional: Sopa, porco no espeto, arroz de feijão, saladas e fruta; Bebidas: Sumos, águas, vinho e cerveja. Tudo à discrição. Sentávamos já com o tabuleiro e os respectivos pratos e talheres, a sopa e a seguir éramos servidos com travessas de porco assado na brasa, um verdadeiro segredo dos deuses.
– Traga mais um bocadinho.
– Vem já, e vinha mesmo.
Cá fora, sobremesas, café, digestivos diversos.

Encontrámos o Paulo da Superbikes, estava satisfeito com os resultados da sua equipa, acho que um 4º, 5º e 9º nos homens, a Márcia, 1ª nas mulheres dos 80 km. Disse-nos que tínhamos de lhe transmitir a cor e tamanho das t-shirts dos Papa Trilhos, que nos seriam ofertadas. Ainda disse mais, aquando da abertura da loja da Charneca, negociarmos a percentagem de desconto para o grupo. Bons prenúncios, se bem que também ajudámos a estreitar laços com alguns membros do ADN Trilhos, é o que eu chamo “troca de favores”, ajuda mútua. Ainda vimos o Júlio que nos acompanhou na Sexta-feira dia 03ABR09 no Monsanto. Diz que promete voltar, tanto a Vendas Novas como ao nosso meio Papa Trilhos, é quando quiseres, só depende de ti. Um abraço.

Boa disposição, satisfação e muita vontade de repetir no próximo ano. Considero um passeio a incluir nos programas de provas dos Papa Trilhos.


4 comentários:

  1. Olá,
    Os Papa Trilhos neste domingo andaram dispersos entre vários compromissos assumidos em eventos desportivos. Uns foram ao passeio da Policia, outros ficaram-se pela voltinha domingueira, e tivemos 2 belíssimos representantes neste evento em Vendas Novas. O CaJo, motivado pelo porco no espeto, até andou à frente da moto. :) Parece que foi uma prova com algumas dificuldades acrescidas. Fico agradado por a organização ter estado à altura e possa ser uma referência em eventos desta natureza.
    Parabéns ao CaJo San e Helena San pelas suas participações caracterizadas pela boa disposição sempre presente nos Papa Trilhos.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  2. Pro Ano acho que vou o espeto estava bem recheado pela foto que o cájó tirou uhm.

    ResponderEliminar
  3. Bela reportagem amigo Cájó, desde já agradeço os teus detalhes que até me deram vontade de ir comer qualquer coisa! Para o ano conta com a minha companhia para este passeio.

    ResponderEliminar
  4. Olá pessoal,"Papa Trilhos" senti a vossa falta neste passeio. Estava inscrita nos 55 Km, mas depois de procorrer 15 achei por bem optar pelos 25, contudo fiz 32 Km, na compahia do Selarindo , Carlos Batista ( não é o Cajó,é colega de profissão)e da Silvia. Deixo aqui uma mensagem, Gina, Marlene,Nely, Cristina,Sónia, Anita espero contar com vosco para o ano.

    ResponderEliminar